Melhorias em imóveis para economizar água

Melhorias em imóveis para economizar água

Confira algumas mudanças para economizar na conta do mês.

Dia 22 de março foi o dia mundial da água. Esse recurso, como se sabe, é fundamental para a manutenção de todo o tipo de vida. Pensando no uso que se faz dela, é importante verificar algumas medidas para economizar esse bem tão precioso, até porque existe uma preocupação ecológica, pois existem estudos que afirmam que a água está desaparecendo do meio ambiente. Inclusive, em alguns lugares, quase não há acesso a ela. Além disso, a poluição, o desperdício e o uso indevido têm contribuído para a escassez do recurso no meio ambiente.

Outro ponto importante é o quanto o consumo de água afeta as contas do condomínio ou do imóvel. Segundo o Secovi, o sindicato da habitação, os custos com água e energia elétrica são os campeões nos gastos condominiais. Mesmo assim, é possível diminuir as despesas tomando algumas providências simples para auxiliar na economia financeira na hora de pagar a conta. Confira algumas dicas de melhorias:

Tudo começa dentro de casa

Existem medidas que podem ser tomadas tanto no dia a dia quanto de maneira mais complexa, como reformas e adaptações nos lares e condomínios. A economia na hora de usar água vai desde fechar a torneira enquanto se ensaboa, no banho e na hora de escovar dentes ou ensaboar a louça, até a reutilização da água da máquina de lavar roupas. É sempre preferível, na hora de construir seu imóvel, optar pela caixa d’água acoplada ao vaso sanitário, que controla o uso do recurso a cada acionamento da descarga. Outra medida interessante para economizar, por exemplo, na hora de lavar as mãos, no banheiro, é adaptar a saída de água da torneira da pia à caixa do vaso sanitário, para que a água seja reutilizada, fazendo com que ela seja preenchida com a água praticamente limpa de lavagem de mãos, que será utilizada pelo acionamento da descarga. A descarga é um dos vilões na hora de verificar o consumo da água, portanto, formas de reutilização da água da casa, como adaptação de encanamento que reutilize água de lavagem de roupas ou da piscina, por exemplo, pode reduzir o consumo em até 70%.

O uso da água de enxágue de roupas também é uma ótima maneira de uso consciente da água. Atividades como limpeza da casa, do quintal e do carro, com a água que escoa da máquina de lavar é uma medida de uso que reduz em grande escala o consumo final. A água produzida pelo ar-condicionado também pode ser utilizada para, por exemplo, regar plantas, além de poder ser usada também para limpar a casa. Adaptações nos sifões das torneiras da pia do tanque também diminuem os gastos com água, e ela pode ser utilizada para essas atividades, quase sem restrições.

Uma maneira interessante de economia está também na lavagem a seco, escolhendo produtos de limpeza que funcionem sem a adição de água e sem necessidade de enxágue, facilitando a limpeza e diminuindo o gasto.

Pensando grande

Já pensando em medidas de economia em maior escala – em um condomínio, por exemplo – é possível reutilizar, também, a água da piscina para essas e outras funções. No entanto, é preciso se atentar aos produtos que já foram misturados à água para saber qual atividade pode ou não utilizá-la. A instalação de torneiras inteligentes também ajudam na economia do recurso, pois reduzem o índice de vazão da água, além do uso de redutores de vazão, aqueles arejadores de água, que aumentam a pressão de saída sem aumentar a quantidade.

A união faz a economia

Em condomínios, a instalação de hidrômetros individuais auxilia na economia geral e também possibilita que o morador tenha uma dimensão melhor do gasto total de sua casa. A captação de água de chuva para a limpeza dos espaços comuns também é uma solução muito rentável, pois requer um investimento baixo e diminui o valor da conta no final do mês. Dar atenção a pequenos vazamentos também é muito importante. Segundo dados da Sabesp, um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça, diariamente, cerca de 3,2 mil litros de água. Portanto, mesmo que seja um vazamento insignificante, como uma torneira pingando, é muito importante tomar medidas para consertá-lo.

Por último, é importante que os administradores dos condomínios façam campanhas de conscientização do uso da água, pois essa é a melhor forma de redução do consumo. Ações como campanhas e pedido de sugestões dos moradores sobre formas de economizar o recurso são maneiras eficazes de fazer com que o condômino participe e se envolva na conscientização e, consequentemente, conheça as maneiras de economizar. Dessa forma, todos saem ganhando e o meio ambiente agradece.

Deixe uma resposta