Imóvel: sempre um bom investimento

Imóvel: sempre um bom investimento

Uma moeda forte que resiste ao tempo.

O crescimento das cidades é um fator que sempre existiu na sociedade. Os polos urbanos atraem novos moradores, devido às facilidades que este espaço proporciona como também a maior oferta de trabalho mais bem remunerado, além de acesso a saneamento básico, educação e saúde de maneira mais prática. Por isso, a procura por imóveis sempre move a economia das grandes cidades. Então, mesmo com alguns momentos menos estáveis, investir em moradia sempre é um bom negócio.

O Brasil já passou por diversos momentos de crise. Apesar disso, a população média do país continua crescendo. Isso é um indicador de que, com o aumento da população, cresce também a necessidade de adquirir um imóvel, um espaço a ser ocupado por essas novas pessoas, novas famílias que vão se constituindo com o passar do tempo. Casamento, separação, emancipação dos filhos, cada um desses acontecimentos pode gerar a procura por um novo imóvel.

Além desses fatores, outra segurança para quem investe em imóveis está no fato de que esse bem não perde o valor. Ainda que o momento passe por uma crise, o valor do bem físico pode congelar, mas não desvaloriza. Mesmo que haja uma grande quebra, o imóvel, por ser físico, está assegurado. Inclusive, em momentos de estagnação econômica surgem as melhores oportunidades de investimento nesse setor, justamente pelo fato de que as facilitações na compra começam a surgir, ou seja, esse período pode ser aproveitado para quem deseja investir nesse ramo.

Se você deseja investir nesse tipo de negócio, lembre-se de que será preciso demandar tempo para uma boa procura e seleção de imóveis. É preciso pensar em estratégias para fazer a escolha certa. Avaliar a estrutura, localização, possibilidades que o imóvel terá a partir do investimento, se é acessível, se possui infraestrutura, etc., são observações imprescindíveis antes de fazer o negócio.

Se você deseja construir um imóvel, vale a pena pensar em um investimento que possibilite um maior lucro posterior, como a construção de apartamentos por exemplo, que amplia a quantidade de imóveis a serem vendidos. Parcerias na hora de planejar e construir também podem auxiliar, de maneira que o investimento seja consolidado e os lucros venham para todos de maneira mais vantajosa.

Pelo fato de o imóvel ser um patrimônio de alta durabilidade, a segurança nesse tipo de investimento é certa. Se você não gosta de correr riscos na hora de investir, essa é uma ótima opção. Se você decide comprar para morar, terá o benefício de não precisar pagar para habitar um local, mas sim em investir em algo que se tornará seu patrimônio. Agora, se você vai comprar para alugar para alguém, há o benefício de uma renda extra mensal. Portanto, seja para qual finalidade for, você – o comprador, sairá ganhando. A demanda, devido ao fator de crescimento demográfico já citado, sempre exigirá novos contratos, novas moradias.

As facilidades para a compra, como o investimento a partir da retirada do FGTS, por exemplo, revelam que esse momento é o mais apropriado para dar início a esse tipo de investimento. É uma forma de resguardar suas reservas de maneira a valorizá-la ainda mais, pelo fato de que o imóvel não perderá seu valor. Portanto, se você tem dinheiro para investir, nesse momento menos estável no país, utilize-o para a aquisição de imóveis. Em períodos de crise, quem tem algum valor disponível para investimento nesse ramo acaba fazendo ótimos negócios. Prefira sempre compras à vista, se possível. Com a atual queda dos juros, se torna possível pensar em investimentos através de financiamentos, mas é preciso pesquisar cuidadosamente, pois os cálculos de juros devem ser feitos com minúcia e atenção, para que o investimento não se torne uma furada.

Imóvel é moeda forte. Sempre é possível negociar a partir dele. E, na pior das hipóteses, se não atingir o objetivo de alugar o imóvel no qual foi investido, ao menos sempre terá um teto todo seu, que ainda poderá retornar em lucro, em outros momentos. É um dinheiro investido que nunca será perdido.

3 comentários

Deixe uma resposta