9 vantagens em comprar um imóvel

9 vantagens em comprar um imóvel

Descubra os benefícios de adquirir a casa própria e por que vale a pena investir nesse sonho.

Realizar o sonho da casa própria é o desejo de basicamente todos os brasileiros. Mas  antes de realizar esse sonho, é necessário ter certeza de que este é o seu momento certo para comprar um imóvel. Pense nas seguintes questões:

• Você tem alguma dívida que ainda precisa ser quitada?
• Arranjou um emprego que te dá estabilidade financeira?
• Ganha o suficiente para pagar as parcelas de um financiamento, caso seja necessário?
• Tem certeza que quer morar nessa cidade por muito tempo e comprar o imóvel?

Sabendo a resposta para essas perguntas, o próximo passo é definir se vai pagar o imóvel utilizando um financiamento ou se vai pagar à vista. A maior parte das pessoas opta por pagar um financiamento, com taxa de juros e parcelas a perder de vista. Mas e se você puder pagar à vista?

Esse é o mundo ideal: acumular um valor para comprar um imóvel quase à vista ou de uma só vez. Isso é bom pois, além de não pagar taxas de juros, o desconto acaba sendo maior na hora do pagamento. É preciso disciplina e planejamento para realizar esse sonho. Escolher o imóvel e o valor dele antes de começar a poupar também é o melhor caminho. Depois é preciso começar a economizar com todos os gastos, a fim de economizar bastante e de forma rápida.

Mas existem outras vantagens além de ganhar bons descontos. Falaremos
delas a seguir.

1 – Laço afetivo com a casa

Seja uma casa, apartamento ou chácara, o laço afetivo com o imóvel é o principal detalhe aqui. Este será o lugar onde sua família vai viver. Ou seja, você verá seus filhos crescerem e todas as histórias serão contadas nesse ambiente. Portanto, é bom que seja um lugar que você se sinta muito bem.

2 – Facilidade no financiamento

As construtoras e imobiliárias estão tentando reaquecer o setor imobiliário, facilitando as formas de financiamento e reduzindo toda a papelada e burocracia. Esse é o momento ideal para aproveitar aquele seu saldo parado do FGTS.

3 – Decoração

Essa é aquela vantagem que todos que estão com a compra do imóvel na cabeça mencionam: a possibilidade de fazer o que você quiser com o imóvel, já que ele será todo seu. Você poderá fazer qualquer reforma que desejar. Derrubar paredes para ampliar alguma área, pintar da cor que você quiser sem ter que se preocupar com a vistoria no fim do contrato de aluguel. Além disso, se decidir vender ou locar, terá liberdade para fazer sua negociação.

Quando você é o dono, fica muito mais simples fazer alguma mudança na planta ou no imóvel em si.

4 – Maior zelo

Querendo ou não, quando você mora em um imóvel alugado, você cuida bem dele, mantém tudo arrumado, tenta arrumar os problemas estruturais com o proprietário, mas quando o imóvel é seu, o zelo acaba sendo um pouco maior, já que qualquer problema com ele terá que ser resolvido por você. E todos os custos também ficarão por sua conta. Isso cria a noção de que precisamos cuidar ainda mais do imóvel para
manter a qualidade dele.

5 – Senso de comunidade

Quando você começa a morar em um imóvel próprio, você naturalmente cria a noção de que pertence à uma comunidade, que faz parte de um grupo de pessoas que se ajudam e que fazem a diferença no dia a dia. Você fica muito mais aberto para conhecer seus vizinhos e criar laços onde mora.

6 – Vizinhos podem se tornar amigos próximos

Com base na vantagem acima, seus vizinhos, que são parte dessa comunidade, acabam muitas vezes se tornando amigos próximos.

7 – Laços com a cidade

Quando você compra um imóvel e se fixa em uma cidade, acaba criando laços com ela e com sua cultura. Seus hábitos, sua rotina, seus lugares favoritos, tudo isso estará intimamente ligado com qual cidade escolheu para morar.

8 – Valorização do imóvel enquanto desfruta dele

Aplicar seus recursos em um imóvel é sempre uma boa ideia. Isso porque você pode morar e, se chegar o momento de se mudar, você poderá alugar seu imóvel e garantir uma renda fixa todos os meses por um longo período. Caso você for financiar um novo imóvel, é possível usar o dinheiro do aluguel também para quitar as prestações.

9 – Retorno sobre o investimento

O imóvel também possui um retorno praticamente garantido. Isso porque, caso haja a necessidade de vendê-lo, a valorização do imóvel trará um pouco mais de valor monetário para a negociação. A ideia é simples: você quase nunca perde dinheiro, pois um imóvel vai se valorizando com o passar do tempo. Além disso, o déficit imobiliário no país, que gira na casa dos 7 milhões de moradias, é mais uma garantia de que sempre haverá mercado para compra e venda.

É por essas e muitas outras vantagens que vale a pena investir no sonho da casa própria. O caminho pode ser um pouco mais longo, por conta do maior investimento, mas poder viver em um imóvel só seu é uma realização e tanto.

comprar-ou-alugar-um-imóvel

 

Fontes:
• Caixa.gov.br
• Epocanegocios.globo.com
• Valoreimoveis.com.br

Deixe uma resposta