7 benefícios em alugar pela imobiliária

7 benefícios em alugar pela imobiliária

Ter uma parceira no processo de negociação só beneficia locador e locatário.

Proprietários de imóveis que pretendem colocá-los para locação muitas vezes se encontram diante de um dilema: procurar uma imobiliária de confiança para fazer a intermediação e arcar com esse custo extra ou procurar um locatário por conta própria e correr riscos jurídicos e financeiros em caso de atrasos ou possíveis inadimplências?

Os locadores que escolhem a segunda opção devem estar cientes das dores de cabeça que esse formato pode trazer. O trabalho será bem maior e os riscos também, especialmente no caso de não escolher um inquilino responsável. No outro caso, quem contrata uma imobiliária tem mais comodidade e segurança no recebimento do aluguel e nos eventuais problemas que necessitem de resolução. E paga um pouquinho a mais por isso.

Geralmente, os proprietários escolhem o tipo de locação com intermediação de imobiliária depois de terem tido aborrecimentos na locação direta, como atrasos no recebimento do aluguel, problemas na conservação e reforma do imóvel ou inadimplências nas contas de água, luz ou condomínio. Isso porque é comum que na locação particular os contratos sejam feitos com pouco cuidado ou com as mínimas garantias necessárias.

Já no caso das imobiliárias, que possuem contato direto com órgãos da área como o Secovi e outros sindicatos relacionados a área imobiliária, os problemas são resolvidos com muito mais eficiência e praticidade, já que a assessoria desses órgãos garantem um contrato bem escrito e sem falhas.

Outro ponto bastante importante é que alugar um imóvel com a intermediação de uma imobiliária permite que o proprietário utilize o serviço de vistoriadores, que registram com fotos, vídeos e documentos oficiais assinados pelo locatário e pelo locador, as condições do imóvel antes da locação. Isso é o processo padrão de imobiliárias, mas é algo que na maioria das vezes não é feito em contratos particulares, o que contribui para que o imóvel sofra danos a cada locação.

É importante frisar que o locador geralmente tem um apreço muito grande pelo imóvel. Esse apreço cria a necessidade de locar o bem por meio de uma imobiliária, a fim de garantir a segurança para ambos os lados.

Além dos benefícios citados acima, separamos outras 7 importantes vantagens em alugar um imóvel através da imobiliária.

1. Equipe completa trabalhando para o locatário ou locador

Um dos grandes benefícios é o de ter uma equipe completa trabalhando para o proprietário do imóvel, com corretores, divulgadores e advogados. Isso garante segurança absoluta, já que conta com a retaguarda da imobiliária para qualquer tipo de imprevisto. Essa vantagem também atende o caso do locatário, já que qualquer negação por parte do proprietário do imóvel no conserto de uma falha estrutural pode ser facilmente resolvido pela imobiliária com uma intermediação jurídica.

Além disso, todos os processos de cobrança, recebimento do dinheiro em conta, comodidade para o inquilino em receber o boleto por e-mail ou por correio, entre outras, são grande vantagens na hora de decidir pela intermediação.

2. A intermediação inteira é de responsabilidade da imobiliária

Coisas como pagamento de aluguel, definição e verificação do fiador, garantias, pagamento de IPTU e condomínio, regularidade na conta de água e de luz, vistoria, divulgação, atendimento do inquilino e muitos outros fatores que fazem parte deste tipo de negócio ficam sob responsabilidade da imobiliária.

As imobiliárias cobram em média 10% em cima do valor do contrato combinado com o locatário. Esse valor tem que valer a pena para o proprietário, o que significa que o processo inteiro de intermediação é de responsabilidade da imobiliária. Resultado: tranquilidade para o proprietário e facilidade na negociação e resolução de problemas com o inquilino.

3. Facilidade para alugar

A imobiliária como intermediadora traz outra vantagem: redução no tempo para alugar o imóvel. O número de imóveis para locação atualmente é bem grande e, diante da dificuldade de encontrar um inquilino, as estratégias de divulgação da imobiliária irão ajudar muito o proprietário a destacar seu imóvel dos demais, ressaltando os diferenciais da casa ou apartamento para o possível inquilino.

O conhecimento de mercado que a imobiliária já possui, além dos meios mais adequados de divulgação (base de clientes cadastrados, site, redes sociais e jornais) cria uma rapidez na efetivação da locação. Outro ponto é que o locador não tem contato com o inquilino, o que torna a locação mais profissional (falaremos mais sobre isso em seguida) e traz mais comodidade para o proprietário.

4. Garantia locatícia

A forma de garantia mais comum e utilizada no mercado imobiliário é a fiança. Os contratos de locação feitos por imobiliárias normalmente exigem que um fiador se responsabilize financeiramente por quaisquer eventualidades até a efetiva devolução das chaves. No caso, essa fiança pode ter prazo e valores pré-determinados, além de todos os valores da dívida principal, inclusive despesas judiciais.

A fiança, portanto, é o contrato pelo qual uma pessoa se obriga por outra, para com o seu credor, a satisfazer a obrigação, caso o devedor não a cumpra.

5. Análise da reputação do inquilino (e do fiador)

Encontrar um bom inquilino sempre foi uma tarefa complexa e que exige certo preparo. Mas com a experiência de mercado que uma imobiliária possui, fica muito mais fácil para avaliar a reputação do candidato a inquilino, bem como de seu fiador, verificando como estão os nomes dos dois em órgãos públicos de consulta de CPF, nome sujo, entre outros pontos. Isso é importante para fornecer ao proprietário a maior garantia possível de que o inquilino não criará problemas, nem dificultará a situação da locação do imóvel.

6. Identificação de interessados em alugar o imóvel

A situação de fazer a locação de forma direta, sem a intermediação da imobiliária, cria a necessidade de se esperar por pessoas interessadas no imóvel. Coloca-se o anúncio em alguma mídia ou na fachada do próprio imóvel para encontrar o inquilino. No entanto, o processo acaba sendo bastante demorado, o que pode irritá-lo.

A imobiliária, ao contrário, já tem uma carteira de clientes e pessoas interessadas em imóveis. Eles procuram a empresa atraídos por uma série de anúncios, manifestando interesse em imóveis muitas vezes similares aos do proprietário citado. Isso significa que as chances de locar o imóvel aumentam, já que nem sempre o imóvel que chamou a atenção do candidato na primeira oportunidade é aquele que de fato ele está procurando ou que está de acordo com o perfil de pagamento que ele possui. Nestas ocasiões, a imobiliária possui a experiência de oferecer outras opções similares.

7. Relacionamento imparcial com a imobiliária

Por último, ter uma intermediação totalmente imparcial é outra grande vantagem. Afinal, o processo fica realmente transparente e justo para ambos lados, já que a imobiliária oferece o serviço justamente para fazer com que a relação locatário/locador seja a mais transparente, prática e eficiente possível.

comprar-ou-alugar-um-imóvel

 

Fontes:
• Andreacardoso.com.br
• Gralhaimoveis.com.br
• Old.secovi.com.br

 

Deixe uma resposta