Casa ou apartamento: qual o melhor para comprar?

Casa ou apartamento: qual o melhor para comprar?

Veja os prós e contras de cada opção e descubra se o seu perfil é de um dono de casa ou apartamento.

A maioria dos brasileiros aponta o sonho da casa própria como o maior deles. A decisão de investir na compra de um imóvel é também uma das maiores da vida de qualquer pessoa e, por isso, deve ser tomada com toda a atenção. Além disso, é preciso analisar os prós e contras de acordo com o seu perfil e da sua família, para que não existam arrependimentos posteriores. Afinal de contas, geralmente é um investimento que leva anos – ou até décadas – para se concretizar.

Mas depois de um longo período poupando dinheiro, vem a dúvida: comprar uma casa ou um apartamento?

Para responder essa dúvida, é preciso observar alguns pontos importantes como o espaço do imóvel, a praticidade e privacidade, barulho, a convivência com vizinhos, segurança, opções de lazer e conforto, entre outros. Existem os perfis que gostam dos dois e a escolha, em casos como este, acaba sendo motivada por questões também financeiras. Analisaremos cada caso a seguir:

1. Apartamentos

Veja os prós de comprar um apartamento

O público que costuma preferir um apartamento prioriza questões como segurança e praticidade, seja com relação à limpeza ou com relação ao fato dos apartamentos serem costumeiramente mais próximos do centro da cidade ou de locais comerciais.

Pontos como o maior número de vizinhos e funcionários cuidando da entrada e saída do prédio 24 horas por dia, fazem com que o proprietário se sinta mais seguro contra assaltos e problemas do gênero. Logicamente, morar em um prédio não é a solução para a violência no país, mas ajuda a evitar transtornos maiores em épocas de férias, por exemplo, ou no caso de proprietários que ficam o dia inteiro fora do imóvel deixando-o vulnerável a assaltantes.

Outro ponto importante para quem considera um apê é a limpeza. Devido ao fato dos apartamentos serem mais compactos do que as casas, mantê-los limpos e organizados demandam menos tempo e esforço. Isso representa uma enorme vantagem para quem passa o dia inteiro fora, trabalhando ou estudando.

A proximidade do trabalho e de pontos estratégicos da cidade, como dissemos acima, é outro fator decisivo para escolher um apê em vez de uma casa. Apesar de haver casas em todas as regiões, existem mais opções de apartamentos em bairros mais valorizados. Isso se deve, principalmente, ao movimento de verticalização que as grandes cidades vivenciaram nos últimos anos.

Os apartamentos também costumam apresentar mais opções de lazer para os moradores. Piscinas adultas e infantis, quadras poliesportivas, academia, bike share, áreas verdes, saunas e playgrounds, espaços gourmets, entre outras. Existem prédios que pensam nestas opções como diferenciais para os moradores.

Veja os contras de comprar um apartamento

Logo de cara, o principal contra de quem quer um apartamento e vai ter que necessariamente morar em um condomínio é a aceitação de regras pré-definidas. Logicamente, é possível participar das assembleias posteriores e tentar modificar algumas delas, mas naturalmente sempre haverá alguma insatisfação com relação a alguma regra.

Para muitas pessoas, isso não é fácil. Mas sempre haverá um estatuto que determina diversas normas. Isso é especialmente desconfortável para quem prefere fazer as coisas à sua maneira. Por isso, é importante avaliar bem o estatuto do condomínio em que a pessoa pretende comprar o imóvel para saber se as regras estão de acordo com suas vontades. Lembrando: regras como proibir animais de estimação dentro do apartamento não são válidas e podem ter complicações judiciais caso aplicadas.

A convivência com barulho, seja excessivo ou não, também incomoda. Morar em um condomínio exige paciência com relação a esse assunto, já que as unidades geralmente dividem paredes finas ou não possuem um bom projeto acústico, o que pode gerar desconforto. Até mesmo os passos dos moradores do andar de cima acabam sendo um incômodo para algumas pessoas.

Outro ponto importante é que há a necessidade de se pagar um valor mensal de condomínio para custear as despesas com funcionários, produtos de limpeza, energia e água do prédio ou do condomínio como um todo.

2. Casas

Conheça os prós de comprar uma casa

Quem busca uma casa, na maioria dos casos, busca três coisas principais: mais espaço, liberdade e privacidade. Além disso, é uma ótima opção para famílias maiores e para os saudosistas que buscam rememorar a infância na casa da vó. 😉

Quem gosta de acumular muitos objetos costuma preferir uma casa com área externa, ótima para criar plantas, fazer uma horta, criar animais de estimação – especialmente cachorros de grande porte – e ter uma área de lazer exclusiva. Esse último ponto é imprescindível para quem tem crianças na família. Organizar as festas de aniversário na própria área de lazer é uma ótima ideia, além de receber amigos e familiares com mais espaço. O quintal acaba se tornando um ótimo ambiente para essas situações.

Contras de comprar uma casa

Naturalmente, a segurança é um dos principais pontos negativos para quem mora ou quer morar em uma casa, especialmente nos maiores centros urbanos do Brasil. A alternativa aqui é investir em um imóvel dentro de um condomínio horizontal fechado. Porém, ao investir em um condomínio de casas, a despesa com ele volta a ser um problema e, ao mesmo tempo, uma solução.

Ter um espaço maior é muito bom, mas também pode se tornar um problema, resultando em mais trabalho doméstico. Não costuma ser fácil lavar o quintal ou manter todos os cômodos organizados no dia a dia. Além da limpeza, também é necessário tomar conta da manutenção da fachada do imóvel. Isso porque ignorar essa despesa desvaloriza o imóvel.

Conclusão

Qualquer uma das opções – casa ou apartamento – possuem vantagens e desvantagens. O que vale muito antes de investir no seu imóvel é fazer as coisas com calma. Analise seu perfil, seus gostos e objetivos a curto, médio e longo prazo. Se tiver filhos jovens, converse com eles e veja o que preferem. Espere pela oportunidade de um bom negócio. Tendo isso em mente, com certeza sua escolha será a melhor possível.

comprar-ou-alugar-um-imóvel

 

Fontes:
• Revista.zapimoveis.com.br
• Leardi.com.br
• Epocanegocios.globo.com

Deixe uma resposta