5 benefícios de morar em regiões centrais.

5 benefícios de morar em regiões centrais.

Entenda os benefícios de alugar ou comprar um imóvel no centro da cidade, seja em uma metrópole ou cidadezinha.

A hora de escolher o local onde vamos morar é um momento extremamente crucial de qualquer mudança, seja quando estamos mudando de cidade para começar uma graduação ou começando um novo trabalho. Neste momento, muitas dúvidas surgem com relação a escolher se é melhor morar no centro ou em bairros mais afastados. Esse, sem dúvidas, é um dos maiores questionamentos para quem está pensando em se mudar.

Morar em uma casa maior mas mais afastada do lazer e do trabalho, em uma região tranquila e calma, vale mais a pena do que optar por uma moradia menor, bem próxima de todas as necessidades do dia a dia? Vale a pena perder horas do dia no trânsito só para ter um imóvel maior?

É importante se atentar ao fato de que as duas opções possuem benefícios, mas cada perfil de locatário ou de comprador de imóvel terá sua preferência. Ou seja, isso dependerá do estilo de vida que cada um quer ter nessa nova fase.

Morar no centro é estar próximo de tudo

Morar no centro da cidade é de uma comodidade enorme, especialmente quando pensamos em grandes centros urbanos como São Paulo, por exemplo. Isso porque nessas áreas existe uma oferta maior de bens e serviços, algo que representa um enorme diferencial na vida das pessoas, por conta do ritmo frenético dos dias de hoje. As pessoas têm trabalhado cada vez mais e isso tem diminuído consideravelmente o tempo disponível para realizar tarefas simples como lavar/passar roupas ou preparar o jantar todas as noites. Esse tipo de vida cria a necessidade de acesso a serviços básicos com maior frequência, em especial durante o período noturno. Morar em bairros distantes costuma atrapalhar quem vive esse tipo de vida. Por isso, mesmo com uma grande agitação, fluxo intenso de trânsito e excesso de informações, existem muitas pessoas que preferem morar no centro das cidades.

Proximidade do trabalho

A proximidade do trabalho é um fator extremamente determinante na decisão de morar no centro. As regiões centrais, via de regra, costumam estar mais próximas a empresas e centros comerciais. Existem exceções, mas em muitas cidades o centro ainda possui muitas oportunidades de trabalho, o que economiza tempo e dinheiro no deslocamento para o serviço.

Essa questão é ainda mais pertinente nas grandes metrópoles, onde tanto as pessoas que dependem dos transportes públicos quanto as que vão de carro para o trabalho gastam muitas horas durante o deslocamento. Nestes casos, morar no centro também é uma forma de melhorar a qualidade de vida.

Imóveis ideais para comércio

No centro da cidade geralmente é possível encontrar imóveis muito bons para locação comercial. Mesmo com prédios um pouco mais antigos e tradicionais, existem bons imóveis para instalar um novo negócio.

Por ser um local que reúne uma série de serviços diferentes e grande fluxo de pessoas, a ideia de locar um imóvel comercial no centro é ótima, seja para um restaurante ou uma loja de peças automotivas, por exemplo.

Valorização do imóvel

Conforme falamos no artigo “Como avaliar um imóvel para venda”, o valor de um imóvel varia de acordo com alguns itens, tais como proximidade com escolas, shoppings e bairros centrais, acesso rápido a outras áreas sem grandes congestionamentos, facilidade de transporte público, segurança, entre outros. Logo, o centro da cidade consegue englobar a maioria desses itens.

Além disso, as regiões centrais nobres (geralmente chamadas de “novo centro”) estão se tornando cada vez mais valorizadas por serem também cada vez mais comerciais. Isso significa que apartamentos terão seus preços elevados pelas facilidades que o circundam juntamente com as casas da região, pois serão as “últimas opções centrais” à venda, normalmente mais amplas e com terrenos maiores.

Melhor sistema de transporte

Por conta de uma rede mais estruturada, o transporte público costuma ser mais efetivo em regiões centrais, herança de outras administrações da cidade. Além disso, existe uma oferta maior de táxis, ônibus e linhas de metrô – no caso de grandes capitais. Outro ponto a ser considerado é que em diversas cidades o transporte interestadual também fica localizado na região central, pois geralmente o terminal rodoviário se encontra nessa área.

Essas são apenas algumas vantagens e benefícios de morar em regiões centrais. Provavelmente, cada pessoa pode compartilhar outras com base em suas experiências. Tudo é uma questão de planejar o melhor para o seu estágio de vida atual. E você: prefere a praticidade e proximidade do lazer e trabalho ou a tranquilidade de um bairro mais calmo e menos movimentado? Compartilhe seu comentário conosco!

 

cta-sto-andre

 

Fontes:
• Polloengenharia.com.br/blog
• Imovelweb.com.br/noticias
• Grupoimoveis.com.br/blog

Deixe uma resposta