Cozinha Organizada igual economia de tempo e espaço

Costumo dizer que a cozinha é o coração da casa, de onde saem os quitutes e onde as pessoas acabam se reunindo (especialmente com essa tendência atual de imóveis com cozinha americana ou gourmet). Portanto é importante que você a mantenha organizada.  Além do que, uma cozinha organizada facilita muito o dia a dia.

O primeiro passo é você fazer um planejamento, abra todos os armários e defina onde será o melhor local para cada coisa. Esse critério varia de acordo com a disponibilidade de armário da sua cozinha e de como for mais fácil para o uso no dia-a-dia.

Você deve setorizar, ou seja, panelas e utensílios próximo ao fogão, louças e talheres próxima a mesa de refeição, isso facilita a sua movimentação. É importante pensar na dinâmica de uso da sua cozinha.

Segundo passo é retirar tudo do armário (use a mesa da cozinha como suporte) deixando tudo a vista de modo que você consiga visualizar tudo o que tem. Nesse momento é a hora de fazer o descarte, ou seja, você deve analisar o que pode ser eliminado. Pratos e copos lascados, aqueles potes plásticos danificados, tampas rachadas …   Você vai perceber que tem itens em duplicidade ou utensílios que não usa mais ou que comprou na empolgação e nunca usou. Separe, o que estiver em bom estado para ser doado e o que está danificado deve ser eliminado. Não guarde aquilo que você não vai usar!

Isso feito, é hora da limpeza dos armários que pode ser feita com uma mistura de água e vinagre branco – 1 parte de vinagre para 2 de água (o vinagre tem 1001 utilidades e além de limpar é ótimo porque elimina cheiros). Os limpadores desengordurantes de cozinha também são uma ótima opção, eles retiram facilmente a poeira e gordura que se acumula nos armários.

Uma vez limpo, hora de organizar tudo de volta nos armários.

Regra básica na organização: tudo aquilo que você usa com frequência deve ficar na altura dos olhos e aquilo que você usa raramente (ex: panela fondue, baixelas, etc…) deve ficar nos armários ou prateleiras de mais difícil acesso. Vamos as dicas:

1.O ideal é que todos os eletrodomésticos fiquem guardados nos armários para que a bancada da cozinha fique livre – isso facilita a limpeza, ajuda no momento de preparo da comida e dá um ar de cozinha sempre organizada. Evite ao máximo acumular coisas na bancada. Se você não tiver espaço nos armários, organize todos juntos num canto da bancada.

2. Separe as xícaras por jogos, deixando os pires próximos. Os ganchos ajudam muito a economizar espaço, outra alternativa é comprar suportes que se encaixam nas prateleiras.

3. Os pratos devem ser separados por tipo e empilhados.

4. Copos também devem ser separados por tipo e organizados em fileiras. Elimine o que estiver trincado ou lascado.

5.Organize os talheres numa gaveta com divisórias. Se sua gaveta não tem divisória, você pode comprar organizadores de talheres em qualquer loja de artigos para casa ou mesmo em supermercados.

6. As panelas devem ficar próxima ao fogão. Normalmente usamos o armário embaixo da pia. Deixe os cantos dos armários para armazenar coisas que você utiliza pouco, pois o acesso é mais difícil. A prateleira móvel também ajuda muito no aproveitamento do espaço interno do armário, podem ser compradas em lojas especializadas. Coloque um gancho na porta do armário para pendurar as tábuas.

7.Os utensílios de cozinhar são item que costumamos ter em grande quantidade, por isso a importância do descarte na hora da organização, assim você elimina o que não usa ou o que tem em excesso.  Procure guardar em gavetas, separando em divisórias. Você pode separar por uso, tipo, enfim, o que for mais fácil para você, o critério vai de pessoa para pessoa.  Se você não tem gavetas suficientes para acomodar, separe aqueles utensílios que você mais usa coloque em potes e deixe na bancada próximo ao fogão.

8.Os temperos também devem ficar próximo ao fogão. Se você não tem um armário próprio para isso, organize os temperos numa bandeja, cesta ou caixa e coloque no armário mais próximo ao fogão.

9. Separe uma gaveta para organizar os panos de prato.

10. Reserve um armário para armazenar alimentos e o mantenha produtos abertos em potes herméticos. Além de ajudar a conservação vai deixar sua despensa linda!

Mãos à obra!
Gostou do artigo? Veja o nosso último aqui! ou acesse nosso site!

Um comentário

Deixe uma resposta