10 coisas que você pode fazer morando perto do trabalho

Morar perto do trabalho é definitivamente um privilégio para quem consegue uma boa oportunidade com um imóvel para alugar ou para comprar, seja financiando ou comprando à vista. Isso porque há muitas coisas que você pode fazer morando perto do trabalho.   

Para muita gente, a questão é o preço do aluguel. Morar perto do trabalho significa pagar mais por um apartamento ou uma casa. Com menos dinheiro para investir em no aluguel de um imóvel para a família, é preciso escolher um lugar mais distante que cabe no orçamento e encontrar um jeito de ir e voltar para o trabalho todos os dias, muitas vezes até acordando de 2 a 3h antes de ir para o trabalho.

Morar muito longe de casa é algo que traz algumas dificuldades. A comutação em si, seja de carro, de ônibus, de van ou de metrô é algo que gera pelo menos algum estresse para quem tem que fazê-la. Pense em quantos momentos memoráveis e felizes você consegue se lembrar das comutações diárias entre casa e trabalho. E aumentar a duração desses deslocamentos é algo que provavelmente não traria alegria para quem precisa comutar.

Morar perto do trabalho acaba sendo a melhor opção, mesmo em uma situação em que é possível comprar um carro super confortável para passar horas no trânsito ou passar horas no transporte público em uma cidade em que ele funciona com qualidade.

E isso é fato até mesmo no que se refere à felicidade de quem mora mais perto do trabalho. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Zurique, em casos de pessoas com o mesmo nível de renda e rotinas similares, as que demoram uma hora ou mais nos deslocamentos diários de casa para o trabalho são menos felizes do que as que fazem esse trajeto rapidamente. Ou seja, morar mais próximo garante além da maior praticidade, mais tempo e menos gastos com comutação, mais felicidade também.

E tem mais: para que ambas sejam igualmente felizes, a que mora longe precisa ganhar pelo menos 40% a mais do que a que mora perto. O emprego precisa compensar muito em termos de salário e benefícios financeiros para valer a pena morar muito longe e enfrentar a comutação.

Pensando nisso, resolvemos te apresentar mais alguns motivos para você buscar um imóvel próximo ao  seu novo trabalho. São 10 coisas que você pode fazer morando perto do trabalho.

Confira as dicas da Imobiliária Guaíra:

1- Ir caminhando para o trabalho

Morar longe do trabalho não te permite fazer uma das atividades que mais traz prazer para quem mora perto: ir caminhando para o trabalho. Em especial, a caminhada da manhã proporciona alguns benefícios como maior oxigenação do cérebro, o que acaba permitindo que você pense com mais clareza, ajudando inclusive na realização das tarefas do dia a dia de trabalho.

No fim da tarde, caminhar de volta pra casa é uma ótima atividade para aliviar a tensão da rotina diária e pode servir como uma boa atividade para te ajudar a refletir sobre o que você podia ter feito de diferente ou melhor no seu dia de trabalho. Além disso, ir caminhando para o trabalho ajuda também a emagrecer e a sair do sedentarismo, já que os deslocamentos diários provocam um gasto calórico extra e podem valer cerca de três dias de academia, dependendo do metabolismo.

2- Aproveitar para ouvir um bom podcast no caminho pro trabalho

Essa é uma dica diferente das outras, mas tem muita relação com ir caminhando para o trabalho – apesar de também ser possível ouvir um bom podcast andando de bike. Podcasts são programas de áudio com os mais variados temas, apresentadores e durações – há podcasts de 5 minutos e de 2h – com uma série de informações relevantes que você pode ouvir no caminho do trabalho.

Essa é uma opção indicada para quem está buscando, por exemplo, treinar um novo idioma. Existem podcasts específicos que ensinam diariamente novas palavras para você praticar. Também há programas mais densos, com informações relevantes sobre a sua área de trabalho, ótimos para você adquirir novos conhecimentos sem ter que pagar por um curso.

3- Ir à feira antes de sair para trabalhar

Para os que entram um pouco mais tarde no expediente, é possível pegar uma feira antes mesmo de ir ao trabalho, se a feira for próxima de casa. Dá para comprar a comida da semana, organizar tudo na geladeira e logo depois já partir para o trabalho a pé ou de bike. Uma mão na roda, não é mesmo?

4- Pode almoçar em casa

Essa é uma das maiores vantagens para que mora perto do trabalho: poder almoçar em casa. Esqueça aquela ideia de todos os dias levar uma marmita de casa ou pedir uma para entregar no trabalho. Morar perto do trabalho te possibilita voltar para casa rapidinho para almoçar e até mesmo descansar um pouco.

Para quem tem 2 horas de almoço, é possível voltar para casa, esquentar o almoço no microondas – afinal é ideal deixar tudo pronto para economizar um pouco de tempo – e logo depois já dormir um pouquinho, por exemplo.

5- Dá para se arrumar em casa antes de sair para uma festa ou balada

Para os mais jovens que ainda saem com mais frequência e durante a semana, a oportunidade de morar perto do trabalho garante uma facilidade também para se arrumar antes de sair para uma festinha, happy hour ou balada. Isso ajuda muito para evitar aquele problema de levar uma mochila cheia de roupas, desodorante, perfume e maquiagem de casa para o trabalho para não ter que passar em casa antes.

6- Dá pra aproveitar o happy hour do trabalho sem se preocupar

E falando em happy hour, dá para aproveitar aquele happy hour do trabralho sem se preocupar com a Lei Seca e o bafômetro. Por mais que em algumas cidades, a Lei Seca não opere todos os dias, é bom evitar problemas com dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas, certo?

Morar próximo ao trabalho te garante mais essa vantagem: você pode voltar para a sua casa a pé, de bike ou até mesmo de táxi – caso esteja muito bêbado – sem gastar muito e sem correr riscos.

7- Dá pra dormir um pouco mais

Essa é para os preguiçosos. Morando perto do trabalho, você também dormir um pouquinho mais. Sabe aquela vontade de ficar um pouco mais na cama, em especial, no inverno? Então, você pode aproveitar e programar o celular uma meia hora antes do horário máximo que você pode acordar. Assim, você tem aquela sensação gostosa de que dormiu um pouco mais.

8- Dá pra economizar com combustível

A economia não fica de fora dessa lista. Conseguir um imóvel próximo do local de trabalho garante uma considerável economia no que se refere ao combustível do carro, caso você vá para o trabalho de carro.

9- Dá pra aproveitar mais com a família e quem importa

Como falamos, morar perto de onde você trabalha garante mais tempo para você organizar as coisas de casa e aproveitar a vida. Logicamente, aproveitar a vida envolve passar mais tempo com sua família e com os amigos.

10- Ir de bicicleta para o trabalho

Já falamos acima, mas destacamos aqui: ir de bicicleta para o trabalho é uma das atividades mais prazerosas que podemos fazer e agilizam muito a comutação. Mas não se esqueça de usar todos os equipamentos mínimos de segurança – luvas, capacete, joelheiras e cotoveleiras. Parece besteira, mas na hora de um acidente, isso pode até salvar sua vida.

Gostou desse artigo? Leia também um dos nossos últimos artigos:
http://blogdaguaira.com.br/2018/06/21/10-plantas-para-ter-em-apartamentos-e-imoveis-pequenos/

2 comentários

Deixe uma resposta