Apartamento seguro: como deixar seu imóvel mais protegido?

A segurança de um apartamento é uma das principais preocupações dos inquilinos na hora de alugar. Com certeza, essa preocupação se estende para casas, mas a segurança de um apartamento depende de muitos fatores de condomínios também como veremos no post de hoje.

Essa preocupação é ainda maior quando os inquilinos passam maior parte do tempo fora de casa trabalhando, por exemplo. Imagine um casal de jovens que acabou de se mudar para uma nova cidade para trabalhar em seus novos empregos. Passam o dia todo fora e chegam por volta das 19h. Como deixar um apartamento sozinho por tanto tempo e não ficar preocupado, não é mesmo?

É lógico que morar em um apartamento dentro de um condomínio torna as coisas consideravelmente mais seguras, afinal a maioria deles possui guaritas 24h, câmeras de segurança, cercas elétricas, portões eletrônicos e interfones, algumas das modernidades que garantem maior proteção dos moradores. No entanto, não são todos os condomínios que possuem esse tipo de equipamento de segurança.  

Mesmo assim, é possível organizar seu apartamento  para garantir maior proteção dos seus bens da sua família sem um investimento tão grande. O mais interessante é que esse investimento também é bastante atrativo para o proprietário, já que você está pagando pela instalação de equipamentos de segurança no imóvel dele, o que além de trazer mais segurança obviamente, valorizam o imóvel no fim das contas. Só não esqueça de pedir autorização do dono do imóvel para fazer essas mudanças e para negociar o abatimento dos valores investidos do aluguel total.

A seguir, você verá algumas dicas do que fazer para proteger ainda mais o imóvel que você está alugando de forma individualizada.

1- Dica de segurança no apartamento: Entregadores só na portaria

Nós sabemos que receber encomendas na portaria dá uma preguiça danada, mas é uma dica de segurança que poucos se atentam. Na maior parte das vezes, o entregador é realmente um entregador, mas com a quantidade de informações que compartilhamos em redes sociais hoje em dia, é possível que alguém mal intencionado possa utilizar alguma informação que você compartilhou sobre um produto novo que comprou para fingir ser um entregador e subir no seu apartamento.

Por isso, é importantíssimo ficar atento aos detalhes e não deixar um entregador de encomenda, por exemplo, subir no apartamento. Receber encomendas na portaria do prédio é mais indicado. A pizza, no entanto, não é um problema você receber na porta do seu ap.

2- Identificação dos funcionários e prestadores de serviço do condomínio

A identificação adequada de todos os funcionários do condomínio e de prestadores de serviço terceirizados é extremamente necessária para garantir a segurança dos moradores e evitar outros problemas.

É ideal que o síndico eleito garanta a devida uniformização e identificação desses funcionários. Além do fator segurança, isso garante uma melhor apresentação do espaço para visitantes que chegam no condomínio e facilita a identificação imediata por parte dos moradores caso eles precisem recorrer aos funcionários.

3- Instale grades no imóvel

No caso de um condomínio com muros mais baixos e apartamentos com certa facilidade de serem invadidos pela janela, por exemplo, é recomendável a instalação de grades para inibir arrombamentos e a entrada de estranhos. É um investimento que se paga pela garantia de segurança.

4- Mantenha as portas sempre fechadas em casas e apartamentos

Parece óbvio, mas você ficaria assustado em saber quantas pessoas deixam as portas do apartamento abertas por conta da sensação de proteção que os equipamentos de segurança do condomínio passam. É bastante comum que os moradores façam isso por confiarem em seus vizinhos e nos equipamentos de segurança mas é bom evitar deixar a porta aberta mesmo em prédios muito pequenos com poucos apartamentos.

Isso é especialmente importante para o caso do casal jovem que trabalha o dia todo e fica fora de casa. Mas serve também para família que possuem um morador o tempo todo em casa e deixa a porta de serviço por exemplo aberta Depois de levar o lixo para fora ou deixa a porta aberta enquanto leva o lixo para fora.

É preciso cuidado constante não por uma preocupação excessiva ou paranoia, mas sim para evitar transtornos dentro do condomínio enquanto está alugando o imóvel. Afinal, por mais que você conheça os vizinhos e os funcionários, você não conhece todo mundo realmente.

5- Preste atenção nos detalhes

Se você notar alguém suspeito no hall de entrada, no elevador, ou até mesmo no hall do seu andar, não entre no apartamento. Finja que desceu no andar errado e volte para o elevador. Logo depois, entre em contato com a portaria do prédio ou com o síndico do condomínio para saber mais sobre o visitante.

Isso pode acontecer em especial em condomínios com guarita automatizada, muito comum em condomínios de grandes metrópoles pela facilidade e automatização do processo de identificação de moradores e visitantes. Isso dificulta a entrada de ladrões ou de pessoas mal intencionadas, mas também pode ser uma porta de entrada por conta de moradores que deixam essas pessoas entrarem sem a identificação adequada.

6- Seja discreto na hora de viajar

Muita gente não se lembra desse ponto na hora de viajar. Evite compartilhar o fato de que está indo viajar com muitas pessoas ou fazer um grande alarde sobre isso, por exemplo, na hora de colocar as malas no carro. Parece besteira, mas quanto mais gente souber que você está indo viajar, maior a chance de invadirem seu apartamento durante o período da viagem.

Isso é especialmente importante quando você avisa para todos o tempo que sua viagem vai durar. Daí fica quase impossível saber a invasão foi inesperada – um ladrão realmente invadiu o local -, ou planejada – um vizinho ou funcionário do condomínio se aproveitou do momento.

Evite também compartilhar informações demais sobre a sua viagem nas redes sociais, já que qualquer na maior parte dos casos, qualquer um pode acessar essas informações.

Gostou do artigo? Veja o nosso último!
http://blogdaguaira.com.br/2018/07/24/5-itens-de-design-de-interiores-para-voce-ter-no-seu-cantinho-favorito/

4 comentários

Deixe uma resposta