Os cuidados com animais domésticos em imóveis alugados

Quais os principais cuidados ao se mudar para um imóvel alugado junto do amado companheiro de quatro patas? A Imobiliária Guaíra explica!

A Imobiliária Guaíra sabe como animais domésticos são fundamentais na vida de uma pessoa. Mas também entende o outro lado: o de quem aluga o imóvel.

Casas para vender são geralmente a opção preferencial de quem já tem um animal de estimação. Afinal, o espaço será do dono, bem como as regras aplicadas ao imóvel.

No entanto, quando não se tem apartamentos à venda – ou o orçamento é apertado -, o negócio é recorrer ao aluguel. Ao alugar imóveis, as regras válidas serão acordadas segundo o dono do local.

Por isso, a Imobiliária Guaíra separou cuidados e dicas de como lidar com essa situação. Isso porque não é um novo ambiente que vai te afastar de seu grande amigo de quatro patas, certo?

É possível adaptar, focar em alguns cuidados e assim não se desesperar procurando casas para vender ou apartamentos à venda. Imóveis para alugar podem ser uma boa alternativa, basta seguir dicas pontuais de como cuidar dos animais domésticos em apartamentos alugados.

O ponto principal é: entrar em acordo com o proprietário. Estando tudo em ordem, basta ter alguns pequenos cuidados básicos com animais domésticos em imóveis alugados, que tudo estará em harmonia.

O que diz a legislação sobre restrição a animais domésticos em imóveis alugados?

Basicamente, o proprietário, segundo lei, tem o direito de impor as regras de locação segundo sua preferência. Ou seja, o que convém para o proprietário, ele pode estipular em contrato.

Isso não inclui, no entanto, atestar em contrato a orientação sexual do indivíduo, raça ou até mesmo o fato de incluir crianças. Sendo assim, é inconstitucional estabelecer esses tipos de limites.

Na contramão, os pequenos e dóceis animais são, sim, comumente proibidos por alguns proprietários. Contudo, o aviso precisa ser prévio, e estar claro no contato e no contrato de proprietário e locatário.

No entanto, a legislação brasileira é muito mais interpretativa e abrangente quanto à proibição ou permissão de animais domésticos em imóveis alugados.

Claro que, em casas para vender, as regras são suas, e, em imóveis para alugar, as mesmas estarão ao lado do proprietário. Entretanto, a legislação federal acaba estando ao lado do amante dos pequenos bichinhos.

As principais dicas ao ter animais domésticos em apartamentos alugados

A Imobiliária Guaíra já proporciona a primeira dica logo de cara: verifique o que diz o contrato, e, imprescindivelmente, questione o proprietário sobre a questão.

Antes, porém, vamos a algumas dicas, cuidados e atenções necessárias para quem deseja alugar um imóvel, levar seu pet e não ter complicações.

1) A lei está ao seu lado

A legalidade do animal em um imóvel alugado está diretamente relacionada ao respeito pelos direitos ao morador. Sendo assim, os demais integrantes precisam respeitar o desejo de um morador em ter um animal de estimação.

2) É preciso seguir as normas

Se o animal for feroz, atacar, rosnar ou ameaçar algum morador, ou ainda latir durante noites e madrugadas, os demais moradores podem solicitar a retirada do animal. Isso porque o incômodo acaba ferindo o direito ao silêncio e à paz.

3) Seja franco com o proprietário

Lembra da maravilhosa primeira dica da Imobiliária Guaíra? Pois bem. Seja em imóveis para alugar, seja ao ver um apartamento à venda. É importante ser franco, afinal haverá divisão de espaço com outras pessoas em um condomínio.

4) Mostre que não há riscos

Muitas vezes há o temor do proprietário de que o animal doméstico causará danos ao imóvel. Apresente amostras referenciais de onde o animal já viveu, comprovando sua passividade e obediência.

5) Responsabilidade com saúde e danos

Sempre é importante ter responsabilidade pela saúde do animal, seja por ele ou por quem está ao redor. Além disso, é importante deixar claro para quem é morador compartilhado do condomínio que, sob eventuais danos, as despesas serão devidamente sanadas.

Imobiliária Guaíra atesta: animais de estimação são ótima companhia, basta se ater aos cuidados

Não é um problema ter animais de estimação e forçar a busca por casas para vender. Apartamentos à venda ou para alugar são, sim, ótimas pedidas, mesmo com a presença do condomínio compartilhado.

Tratando-se, sobretudo, dos imóveis para alugar, o importante é a franqueza. Todo negócio arquitetado pela Guaíra Negócios gira em torno da sinceridade e abertura para diálogo.

Um animal doméstico não é um problema – e jamais será tratado como tal. É preciso, porém, compreender que alguns cuidados são necessários, a fim de manter o zelo pelo imóvel alugado.

Seguindo estas pequenas dicas, cuidados e atenções especiais da Imobiliária Guaíra, você e seu melhor amigo de quatro patas poderão dividir um novo lar na tranquilidade, serenidade e sem o desespero por buscar casas para vender para evitar os problemas com moradores.

Gostou do nosso artigo? Veja nosso último também aqui!

4 comentários

Deixe uma resposta