7 vantagens de comprar um apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta é uma opção que ainda gera algumas dúvidas em que pensa nessa possibilidade. E isso é compreensível, pois esse tipo de compra realmente pode ser a realização de um sonho e uma oportunidade de investimento ou trazer um prejuízo acompanhado de algumas dores de cabeça.

Naturalmente, existem vantagens e desvantagens em comprar um imóvel como um apartamento direto na planta. E isso depende majoritariamente do objetivo da compra: é para residência própria – com desejo em residir imediatamente ou no futuro próximo – ou para investimento em formação de patrimônio e renda?

Geralmente, o principal dos motivos para se comprar um imóvel na planta – em especial apartamentos – é o valor mais em conta em relação à um empreendimento pronto para morar. E esse motivo é ainda mais importante quando falamos de casais ou pessoas jovens que na maioria das vezes não possuem um patrimônio formado para investimentos em imóveis, por exemplo.

Separamos hoje as principais vantagens de comprar um apartamento na planta para você verificar se esse tipo de negócio é uma boa opção para a sua realidade atual.

Confira:

  1. Imóvel novo

Essa é uma das principais vantagens e uma das mais consideradas por quem escolhe a opção de comprar um apartamento na planta. Um imóvel novinho em folha é ótimo tanto para morar quanto para investir.

É muito bom contar com um imóvel com instalações mais modernas, com a parte elétrica, hidráulica, estrutura e o acabamento completamente novos. Isso porque se esses elementos estão muito novos ainda, os custos com manutenção acabam sendo naturalmente menores, o que ainda garante mais valor em uma revenda do imóvel em um futuro próximo.

  1. Possibilidade de personalização do imóvel

Com o imóvel novinho, geralmente há espaço para personalizações como um balcão para montar uma cozinha americana no ap ou uma divisória entre a cozinha e a área de serviço.

Essa opção de personalizar seu apartamento é, sem dúvidas, uma grande vantagem do imóvel na planta. Mesmo as construtoras mais conservadoras e com menos opções de personalização conseguem dar liberdade aos clientes para realizar alguns desejos deles.

Já algumas outras construtoras possuem até o foco em construir apartamentos personalizáveis, ou seja, você pode construir seu apartamento exatamente como você deseja, com um projeto totalmente personalizado. Naturalmente, são imóveis com valor mais alto, mas com essa opção disponível.

  1. Programar-se antes de se mudar

O apartamento na planta geralmente dá ao comprador a possibilidade de se planejar muito bem antes de fazer a mudança oficialmente. Geralmente, as construtoras dão um prazo de 2 anos para a construção do edifício e para a entrega do imóvel pronto para morar. Portanto, é um tempo considerável para o planejamento da mudança.

Um ponto importante é que, enquanto você não está morando no imóvel, não precisa pagar nenhuma parcela de condomínio ou de IPTU.

  1. Condições de pagamento facilitadas

Pra quem está começando a vida adulta, essa vantagem pode ser o divisor de águas. Isso porque as construtoras costumam ser consideravelmente flexíveis no que se refere às condições de pagamento.

Além disso, elas também permitem o parcelamento da entrada e o planejamento de valores intermediários, ou até mesmo uma revisão das parcelas quando o comprador já está mais seguro financeiramente. Bem diferente de comprar um apartamento pronto, quando normalmente é necessário dar uma entrada com valor entre 30% e 40% do valor do imóvel.

  1. Valorização do apartamento

Essa vantagem chama mais a atenção de quem compra um apartamento como investimento. A valorização de um imóvel comprado na planta pode representar um valor de até 30% do custo despendido inicialmente, depois de finalizado e pronto o empreendimento em questão.

E isso ocorre justamente porque os riscos do investimento em imóveis vão diminuindo à medida que o empreendimento vai evoluindo sua construção. E com o desenvolvimento do bairro em volta do edifício, o valor naturalmente também aumenta.

  1. Preço mais acessível

Um apartamento na planta é necessariamente mais barato do que um pronto para morar, tomadas as devidas proporções, e isso por si só já é uma grande vantagem para quem ainda não tem tanta segurança financeira como falamos acima, ou mesmo para quem tem dinheiro, mas está comprando um imóvel com foco em investimento.

  1. Documentação descomplicada

Comprar um imóvel usado pode gerar uma certa dor de cabeça com relação à documentação, já que alguns registros podem estar incompletos, ou o antigo proprietário pode ter pagamentos atrasados de condomínio, IPTU ou outra taxa.

Como um apartamento na planta nunca teve nenhum outro morador ou proprietário, você não enfrentará problemas do tipo. Outro ponto importante é que a documentação em uma compra de imóvel na planta tende a ser menos burocrática, uma vez que a assinatura envolve a promessa de compra e venda, e não um contrato definitivo.

Essas são apenas algumas das vantagens de se comprar um apartamento direto na planta. Como falamos acima, qualquer opção de compra de imóvel possui vantagens e desvantagens, por isso, é importante analisá-las muito bem e com muita calma para tomar a decisão mais acertada frente à sua realidade de vida no momento e ao seu objetivo com essa compra.

Gostou do artigo? Veja o nosso super útil sobre: Moradia para estudantes

Deixe uma resposta