Ter um animalzinho em casa é um sonho pra maioria das pessoas, seja um casal, uma família com crianças ou até mesmo idosos. Eles geralmente trazem uma alegria tremenda e conseguem inclusive mudar o clima da casa, por isso são tão bem-vindos nas residências em basicamente qualquer lugar do mundo.

O complicado mesmo é decidir entre o cachorro ou o gato. Logicamente, isso é uma questão de gosto e vai variar de pessoa pra pessoa. No entanto, na hora de escolher um bichinho, é preciso saber exatamente quais são os problemas de se ter um cachorro em um apartamento ou um gato, por exemplo, com a mesma ideia servindo para uma casa.

Qual dos dois é mais indicado para um apartamento? E para uma casa? Quais raças são mais indicadas para esse ambientes? Hoje, vamos falar desses pontos e mostrar o que você precisa avaliar na hora de escolher seu pet.

Cachorro: o melhor amigo do homem

Os cachorros são super indicados como animais de estimação. O grande ponto de atenção é com relação ao tamanho da raça.

Um Golden Retriever em um apartamento, por exemplo, é uma péssima ideia, já que essa raça precisa de muito espaço pra correr e se movimentar, é super estabanada, ou seja, não é fácil colocá-la em um ambiente pequeno e esperar que o animal não quebre nada e, por último, solta uma enorme quantidade de pêlos, o que dificulta e muito a limpeza e manutenção do imóvel. Por isso, essa raça fica muito melhor em uma chácara ou uma casa com um quintal enorme.

Os cães malteses, por outro lado, possuem um tamanho menor e são criados com a ideia de serem cachorros de apartamento. A mesma ideia serve para os da raça Shih Tzu ou os Poodles. O porte menor e a facilidade na higiene do animal tornam bem possível tê-lo em um apartamento sem dores de cabeça com vizinhos.

 

Inclusive, essa última raça – o Poodle – enfrenta o preconceito de ser uma raça muito barulhenta, que late muito e é muito nervosa, mas como dissemos isso é um preconceito. O que realmente faz o cachorro latir muito é deixá-lo sozinho o dia todo, sem brinquedos ou coisas que o distraiam.

E quanto ao ponto de deixar o cão sozinho vale lembrar: se você precisa trabalhar o dia inteiro fora, é melhor esperar para adotar ou comprar um pet quando você tiver mais tempo, pois ele se sentirá muito sozinho e provavelmente vai destruir a casa (principalmente no caso de um filhote), enquanto está esperando por você.

a
Voltando à questão das raças mais indicadas para apartamentos, outra bastante popular é a
Lulu da Pomerânia, a versão mini do Spitz Alemão. Essa raça, entretanto, enfrenta muito calor por ter muito pêlo já que foi criada no norte da Alemanha, conhecido por suas temperaturas mais baixas. O ideal é adotar um ou uma Lulu em cidades com temperaturas mais amenas ou manter a tosa dele bem baixinha para não incomodá-lo.

Agora, quando o assunto é casa, daí o assunto muda. Cachorros de basicamente qualquer raça são bem-vindos em casas, em especial aquelas maiores e com um quintal grande onde o animal possa correr.

Ainda assim, as raças mais comuns em casas no Brasil são o Poodle, que já falamos um pouco acima, o Pinscher e o Labrador. Este último é um tipo de cão super indicado para casas grandes e se dá super bem com crianças, se tornando um super companheiro das brincadeiras, além de muito parceiro da família.

Outras raças, que são conhecidas por serem violentas, como o Pitbull ou o Rottweiler também são boas opções para casas. E vale lembrar também que essas raças não são violentas, tudo depende da criação. Se ele for criado para atacar e ficar preso o tempo todo, vai se tornar violento. Se ele for criado com pessoas a sua volta, com muito amor e carinho, não fará mal a ninguém.

Gatos, os animais solitários

Eles geralmente gostam de ficar mais sozinhos, dormem bastante, fazem coisas completamente sem sentido e às vezes parecem que estão fazendo um plano de dominação mundial, mas são animais muito fofos e basicamente adorados por toda a Internet. É só contar o tanto de vídeos de gatos que você encontra na web. De qualquer forma, os gatos mais interessantes para adotar em um apartamento são:

  1. Ragdoll
    Esses gatos costumam ser grandes, simpáticos e de personalidade dócil. Costumam se jogar dos donos e adoram ficar esparramados no colo. São super companheiros para viver em ambientes internos e por isso certamente é considerada uma raça boa para apartamento, senão a mais indicada de todas. Ele é bastante brincalhão, no geral, e se dá super bem com crianças e com cachorros também.
  2. Burmese (Burmês)
    Essa raça também é divertida, inteligente, adora brincar e interagir com as pessoas, por isso é uma ótima companhia para quem mora em ambientes menores. Crianças também vão adorar ter um pet desses. 


  3. Scottish Fold

Outra raça extremamente carente, o Scottish está entre os gatos para apartamento preferidos por conta de ser uma raça bastante inteligente e carente. Para eles é fácil se adaptar se o dono estiver por perto.

E para basicamente todos os gatos a regra vale: eles ficam muito bem sem o dono por perto. Basta ter água e comida disponível que eles se viram muito bem. Por isso, são animais super indicados para casas também.

O único detalhe no caso de casas é se lembrar de castrar o animal para evitar problemas com os passeios noturnos que ele com certeza irá fazer pela vizinhança.

Aproveite o prazer e a alegria que é adotar um animalzinho para morar com você e com sua família. Ter um pet em casa é ter mais brincadeiras, risadas, segurança, carinho, afeto e muito amor.

Experimente essa experiência fantástica adotando um bichinho. Existem muitos cachorros e gatos abandonados nas ruas, sem dono.

E para te ajudar na adoção, separamos alguns sites de adoção de gatos e cachorros em SP e região super legais:

Adote um gatinho

São Bernardo e adoção de pets

Portal singular e adoção de pets

Gostou do artigo? Veja o nosso super interessante sobre Refinanciamento de imóvel

 

Escrito por Imobiliária Guaíra

Guaíra Imóveis - Negócios Imobiliários

2 comentários

  1. […] Gostou do artigo? Veja o nosso sobre Cães e Gatos, raças em apartamentos ou casas aqui. […]

    Responder

  2. […] Gostou das dicas da Guaíra? Do artigo? Deixe um comentário 🙂 Quer ver outro artigo bem legal, veja esse sobre: Cães e Gatos em Casas ou Apartamentos! […]

    Responder

Deixe uma resposta