Como escolher a melhor iluminação para sua casa ou apartamento

Uma iluminação é parte importante de uma casa ou apartamento. É ela que dará o aspecto de conforto, de comodidade e de acolhimento. Uma iluminação faz a diferença entre um ambiente afável e um calabouço do século XIV.

Dessa forma, a iluminação é tão importante quanto as cores tendências para as paredes. Para sua casa ou apartamento ficar com aquele ar moderno, minimalista e especial, a atenção para a iluminação é fundamental.

Detalhe importante é que quando fala-se em iluminar, é necessário destrinchá-la em duas vertentes: artificial e natural. Ambas serão importantes e poderão (inclusive deverão) trabalhar em harmonia.

Como alinhar a melhor iluminação para casa ou apartamento?

A melhor iluminação destaca a decoração e o próprio ambiente como um todo. Sensações são transmitidas e toda a energia se esvai pelo cômodo da casa. Por isso cada espaço tem seu tipo de iluminação dentro de casa ou apartamento.

Além disso, destaca-se também a importância de aliar a luz artificial com a luz natural. A entrada de luz no ambiente é fundamental igualmente para atender à decoração. Destaque, modernidade e, claro, a beleza da luz que só o sol promove.

Por isso, a atenção aos detalhes também exigem uma avaliação da iluminação a comportar o ambiente. Desde as lâmpadas, aos abajures e, claro, ao belo sol. Detalhes mínimos, mas que farão a diferença no destaque do design de interiores que comportar o cômodo.

Escolhendo a melhor iluminação para cada cômodo

Cada ambiente comporta seu tipo específico de iluminação. Nós, da Imobiliária Guaíra, chamamos nossos especialistas no setor para opinar sobre a melhor iluminação para cada ambiente da casa ou apartamento.

Para a cozinha

Na cozinha, a ideia é sempre utilizar luzes brancas artificiais, com fonte de luz natural por janelas grandes. Como é o local da preparação dos alimentos a luz branca dá uma melhor claridade do que se está realizando.

Afinal, luz branca se assemelha muito mais à luz do dia.

Para banheiros

Em banheiros públicos é muito comum o uso da luz branca. No entanto, para uma casa ou apartamento residencial, o conforto é imprescindível. Por isso, a opção é sempre pela luz amarela, e uma fonte mais tímida de luz natural.

Para quartos de casal

A ideia de um quarto de casal é dar o ar maior de intimidade. Por isso, a melhor iluminação para esse tipo de espaço são as luzes indiretas, onde o feixe seja direcionado rente às paredes ou no sentido vertical, para o teto.

Outro ponto interessante é trabalhar com vários pontos de luz espalhados pelo quarto, tanto com abajur, como também com as lâmpadas de LED. No caso da luz natural, é sempre bom uma janela grande, mas adotar as cortinas blackout para cortar a luz natural quando necessário.

Para a sala de estar

O local para receber amigos, aconchegar e assistir filmes em casal e passar um tempo enquanto se assiste a televisão. Enfim, a sala de estar exige uma combinação tripla da melhor iluminação.

Isso porque ela precisará de pontos de iluminação concentrados e diretos. Luzes no teto, geralmente na cor branca, e que possam dar uma boa luminosidade ao ambiente. Além disso, para um momento mais aconchegante, é possível apostar em pontos de luzes indiretos, tal como no quarto.

Fora estas duas opções, há também os trilhos de iluminação, que dão um ar jovial e aconchegante ao ambiente. Para a luz natural, uma grande janela que realmente permita a entrada de luminosidade do sol no ambiente é válido.

Destaca-se, ainda, sempre a adoção de uma a cortina blackout e uma cortina mais fina por trás para permitir a entrada da luz. Alternar entre as duas e aproveitar a visão externa é sempre uma grata opção.

Artificial x Natural: a Imobiliária Guaíra atesta que harmonia é necessária

Harmonizar os dois é fundamental, e é isso que a Imobiliária Guaíra sempre preza. O dia não tem 24 horas, como a noite também não. Por isso, é fundamental adotar as duas fontes de luz como forma de destacar o ambiente.

Com estas pequenas dicas da Imobiliária de Santo André, você conseguirá destacar o charme da sua sala, banheiro, quarto e cozinha. Pois é para isso que serve a melhor iluminação: servir de realce ao design de interiores.

Gostou do artigo? Veja o nosso sobre: como funciona a herança de imóveis que está bem explicado!

Deixe uma resposta