Alugar ou comprar imóvel: o que vale mais a pena? A Imobiliária Guaíra explica

Alugar ou comprar imóvel? Eis a questão. Ainda bem que a Imobiliária Guaíra busca sempre solucionar seus problemas. Afinal, é uma dúvida constante, e que paira tanto naquele que deseja uma moradia, como aquele que deseja investir.

De ambas as formas, a possibilidade de investimento existe. Nos dois casos, a qualidade de vida também existe. Seja alugar ou comprar imóvel, há vantagem e desvantagem existente em ambos.

Enfim, alugar ou comprar imóvel segue como um dilema, mas é necessário sempre ponderar o momento da vida, as necessidades, o objetivo e o atual foco na mudança. Isso porque nisso os dois pontos se diferem: o objetivo.

Está querendo fixar residência? Deseja investir em imóveis? Deseja alugar para investir em outro setor? Está querendo um local provisório? Perguntas que exigem resposta para avaliar o “perfil momentâneo”.

E por que “perfil momentâneo”? Bom, esse é um termo que inventamos agora, para sermos sincero. Entretanto, ele reflete bem o que almejamos descrever com esse artigo.

Alugar ou comprar imóvel: a palavra da imobiliária

É difícil, quase impossível, por assim dizer, determinar se alugar ou comprar imóvel é mais vantajoso. No mercado imobiliário há mais de três décadas, a Imobiliária Guaíra percebe vantagens e desvantagens na hora de comprar ou alugar imóvel.

Assim, separamos cada uma delas, para que a própria pessoa possa avaliar o que é mais vantajoso para ela de momento. Confira!

Vantagens de comprar imóvel

  1. Você investe naquilo que é seu;
  2. Parcelas fixas, caso opte pelo financiamento;
  3. Possibilidade de modelar, criar e adaptar;

Além de poder investir em algo que será seu; uma propriedade, um patrimônio, comprar imóvel também significa estabilidade no pagamento das parcelas mensais. Mês a mês você sabe quanto pagará.
Fora essas facilidades, há ainda a possibilidade de reformar, adaptar e remodelar o imóvel como desejar. Assim, cria-se uma maior flexibilidade, uma vez que a propriedade é sua.

Desvantagens de comprar

  1. Custos além do valor do imóvel;
  2. Alto valor de entrada;
  3. Limita investir em melhorias no imóvel;
  4. Compromisso com o imóvel;
  5. Limitação da mobilidade;

Apesar de as desvantagens serem mais numerosas do que as vantagens, é preciso levar em conta quanto elas pesam. Afinal, todas são contornáveis, uma vez que há um prévio planejamento para os custos, a estabilidade e o investimento em melhorias do imóvel.

Vantagens de alugar

  1. Mobilidade notável;
  2. Capital inicial menor;
  3. Dinheiro para investir em outros setores;
  4. Menos estresse, principalmente com uma imobiliária de qualidade;

A grande vantagem de alugar imóvel talvez seja evitar estresse, sobretudo quando se tem uma imobiliária de qualidade ao lado. Contrato bem redigido, termos expostos e bem definidos. Enfim, com uma imobiliária ao lado, as vantagens de alugar imóvel crescem exponencialmente.

Desvantagens de alugar imóvel

  1. Reajustes imprevisíveis no aluguel;
  2. Possibilidade de conflitos com senhorio;
  3. Investimento em algo que não trará retorno futuro;

Um aluguel é sempre instável. Não há como prever crises, ou momentos em que o senhorio estabelecerá um aumento significativo no valor cobrado. Isso pode, inclusive, levar a conflitos entre inquilino e proprietário.

A grande desvantagem de alugar imóvel talvez seja o contato com o proprietário. Isso porque o imóvel não será seu, mas sim de outra pessoa. Portanto, os cuidados devem ir além daqueles que você tomaria com algo seu.

O que você escolher, a Imobiliária Guaíra estará com você

Como dissemos anteriormente, isso é questão de perfil momentâneo. A ideia é fixar residência? Caso seja, comprar imóvel é o mais interessante. A ideia é apenas ter a nova cidade como uma ponte para novos desafios? Então alugar é a certeza.

Enfim, alugar ou comprar imóvel depende muito do que você deseja no presente momento. A única certeza é: seja para alugar ou comprar imóvel, é fundamental sempre ter uma imobiliária ao lado para evitar problemas no financiamento ou ainda entraves com o senhorio.

Opte por uma imobiliária, que a experiência, seja ela de compra ou arrendamento, será a melhor possível.

Gostou do artigo? Veja o nosso sobre motivos para nunca alugar ou comprar uma casa ou apartamento sem imobiliária

Deixe uma resposta