Prédios sustentáveis: tendência para o futuro? Saiba mais

À primeira vista, provavelmente, você não recorde do que se tratam imóveis sustentáveis, certo? Pois bem, a Imobiliária em São Bernardo do Campo apresentará um pouco dessa tendência para você.

Sabe aqueles prédios tomados por folhagens ao seu redor? Quase que coberto por plantas – e uma explicação bastante simplista, claro. Então, agora tenho certeza que você recordou.

Eles são prédios sustentáveis; imóveis sustentáveis. Claro que esse é o modo mais básico de explicar o que são. Uma forma mais próxima de explicar ao leitor para termos um ponto de partida.

Explicação técnica do que são imóveis sustentáveis

Contudo, os imóveis sustentáveis são muito mais do que as plantas ao seu redor. A construção dos prédios sustentáveis envolve uma maneira única de construção, com nome bastante sugestivo: construção sustentável.

Esse tipo de construção possui uma forma particular de erguer casas e edifícios. A harmonização com o meio ambiente deve imperar.

Ou seja, a construção sustentável foca, ao longo da construção e pós-construção, amenizar impactos na natureza.

Reduz-se, assim, ao máximo a produção de resíduos, uso de materiais orgânicos, bens naturais e aproveitamento responsável da água e da energia.

Prédios sustentáveis: mais sustentabilidade e mais rentabilidade

As tendências à sustentabilidade acompanham o mercado imobiliário. É algo notável pela Imobiliária Guaíra, em como as empresas que investem no setor estão preocupados com o meio ambiente.

Isso tem tido um impacto positivo nas construções sustentáveis. A partir disso, a Imobiliária em São Bernardo do Campo mostra como maior sustentabilidade chama maior rentabilidade.

A valorização do planeta por meio da construção de prédios sustentáveis está relacionada a duas diferentes certificações: LEED e Aqua. Estas indicam os imóveis sustentáveis, cuja construção utilizou o mínimo possível de recursos naturais, criando os chamados prédios verdes.

A LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é a certificação mais utilizada no Brasil, e concedida pela GBC (Green Building Council Brasil).

Vantagens dos prédios sustentáveis

Dessa maneira, os prédios sustentáveis têm sido presentes nas construções modernas. A iniciativa se deu nos anos 1970, com a crise do Petróleo, que exigiu um uso mais moderado e a busca por novas fontes de energia.

A arquitetura e a construção civil, então, evoluíram. Passou-se a priorizar o meio ambiente, bem como harmonizar construção humana e natureza.

Com o início do século XXI, o conceito se abriu a todas as camadas da população, e caiu no gosto popular. Pensando nisso, a Imobiliária em São Bernardo do Campo separou alguns dos benefícios na construção de imóveis sustentáveis. Confira:

Segundo pesquisa feita pela Universidade de Seattle, residentes de prédios sustentáveis são até 40% muito mais produtivos;

  • A saúde é beneficiada por impedir/diminuir a entrada de ar poluente no interior dos imóveis;
  • Valor de revenda é significativamente maior para prédios verdes;
    Em uma pesquisa da Califórnia, notou-se a preferência dos comerciantes por locais
  • que tenham clarabóias, em razão do uso da luz solar por maior período de tempo;
  • Estudo da Força-Tarefa de Construção Sustentável da Califórnia mostra que os custos de construção de um prédio sustentável são muito menores se comparados à construção convencional;

Pesquisa aponta prédios sustentáveis mais valorizados

Um estudo feito pela Universidade de Harvard e a Fundação Getúlio Vargas mostrou números positivos para os prédios sustentáveis.

Segundo a pesquisa, o investimento em imóveis sustentáveis é muito melhor se comparado aos convencionais. Os dados apontam um valor de aluguel de R$ 136,54 por m² para os prédios verdes contra R$ 98,41 por m² dos convencionais.

Dessa forma, mostra-se uma predileção do mercado às construções sustentáveis.

Imobiliária em São Bernardo do campo que apoia a construção sustentável

Após todas as informações contidas nesse artigo, você diria que prefere imóveis sustentáveis ou convencionais? Qual seria seu investimento atual? Em qual dos dois apostar?

A importância de ambos é notória, mas não dá para deixar de lado todos os benefícios dos prédios sustentáveis.

A Imobiliária em São Bernardo do Campo reconhece os benefícios e sempre indica a opção por construções que não atinjam o meio ambiente e beneficiem quem ali desfruta do local como ambiente de trabalho ou residência.

Gostou do artigo? Veja o nosso sobre: filmes de arquitetura e urbanismo no netflix que a Imobiliária Guaíra adora!

Botão contato
botão blog

 

2 comentários

Deixe uma resposta