O que é o mercado imobiliário, tendências para 2020 e como atua no Brasil

Mercado Imobiliário é um conceito que demanda um desenvolvimento aprofundado. Aqui, no próprio blog da Imobiliária Guaíra, já trouxemos de forma mais aprofundada o que é e o que abrange o mercado imobiliário.

Para não deixar este artigo, que incorpora vários detalhes envolvendo o mercado imobiliário, precisaremos trazer seu conceito novamente, a fim de ter um ponto de partida para chegarmos a uma conclusão final juntos.

O que é o mercado imobiliário?

Pois bem, em resumo, o mercado imobiliário é o setor da economia responsável pela negociação envolvendo bem imóveis. Isso, claro, em termos técnicos, envolvendo as áreas econômicas de um país e seu consumo interno.

No direito, há o conceito definido como bem imóvel aquele objeto (no caso uma propriedade) que não pode ser transportável. Ou seja, sua raíz é inalterável dentro da negociação.

Para envolver essas negociações dentro do mercado imobiliário, especifica-se bens imóveis como:

  • Terreno, o qual abrange desde superfície ao subsolo;
  • Elementos naturais que pertençam ao terreno;
  • Plantações;
  • Edificações (casas e edifícios);

Dessa maneira, vender casa, apartamento ou negociar um sítio é estar atuante no mercado imobiliário.

Como é a atuação do mercado imobiliário no Brasil?

O mercado imobiliário é composto de ciclos, os quais abrangem diversas fases, que podem durar, ao todo, cerca de 60 meses. Tudo começa pela demanda, que se torna, em uma dada região, superior à oferta.

Para atender à demanda exigida pelo mercado, construtoras parte para erguer empreendimentos junto de imobiliárias. Serão essas construções e seus consequentes lançamentos que abrangem a nova fase desse ciclo.

As fases abrangem características do valor de mercado. Enquanto há o decréscimo de preço inicial para investimento, logo a região se valoriza, e em uma nova fase ela se estabiliza no valor, dada a nova demanda.

É com a nova demanda que se atinge a fase final do ciclo, com o investimento realizado, e o aguardo pelo retorno. Perspectivas apontam que o prazo de retorno do valor investido varie entre 18 a 36 meses.

Tendências do mercado imobiliário para 2020

O Brasil ainda carrega alguns problemas econômicos consigo neste último trimestre de 2019, e que ainda podem perdurar para 2020.

Entretanto, as perspectivas para o mercado imobiliário são boas, sobretudo abrangendo algumas características de imóveis, programas do governo e desenvolvimento tecnológico.

Dessa forma, a Imobiliária Guaíra separou cinco itens indispensáveis para se atentar no mercado imobiliário em 2020:

  • Sustentabilidade será uma tendência forte no mercado imobiliário de 2020;
  • Ambiente amplo, conceito aberto e espaços compactos funcionais;
  • Adoção de tecnologia para compor as funções da casa;
  • Mercado imobiliário começa a ter maior adoção no meio online;
  • Incentivos governamentais podem aumentar devido a novos programas do Estado;

Por meio destes cinco itens, investidores buscarão espaços que compreendam estas características. As tendências para a próxima década são definitivamente o conceito aberto e a sustentabilidade, acima e tudo, seguido de perto pela inserção tecnológica.

Vale a pena investir no mercado imobiliário? A Guaíra responde

O mercado imobiliário é como qualquer tipo de investimento. Há seus riscos, mas também há uma maior segurança que os demais. Afinal, estamos falando de propriedade; de mercadoria física.

Diferentemente de bolsa valores, títulos ou até criptomoedas, as imobiliárias são a garantia de uma negociação transparente e eficiente. Como um braço direito do investidor, ela trabalha com perspectivas positivas e negativas.

Perspectivas que abrangem o local da compra, a função, o tempo médio para locação e afins. Portanto, mercado imobiliário é como qualquer outro tipo de investimento, mas com a segurança de você poder ver, tocar e saber o que é seu.

Imobiliária Guaíra auxilia o investidor

É por essa razão que a Imobiliária Guaíra se classifica como uma auxiliar de quem deseja investir. Troca de ideia, sugestões e transparência são pontos fundamentais que a Imobiliária em São Bernardo do Campo preza.

Para quem deseja investir e fazer parte do mercado imobiliário, a Imobiliária Guaíra é o destino certo. Afinal, para não se meter em roubadas, por que não contar com uma parceria eficiente nos negócios e com anos de mercado imobiliário nas costas?

Clique aqui que você encontrará O que é Mercado Imobiliário

Nesse link você encontrará como o Mercado Imobiliário atua no Brasil

Aqui falaremos da tendência do Mercado Imobiliário para 2020

Deixe uma resposta