Corretor de imóveis: o que é e o que faz?

Este título, que poderia facilmente ser a chamada de um Globo Repórter, tem o intuito de realmente explicar a função e a importância desta profissão. Sem ela, com certeza, muitas negociações não seriam fechadas.

Afinal, ele é o contato principal da imobiliária com o cliente. Ele é o enviado especial pronto para oferecer o que o cliente mais deseja, e também fazer a melhor negociação possível entre vendedor e comprador.

Cabe a ele a missão mais difícil: encontrar um lar para quem procura. E também a ele a segunda missão mais difícil: negociar o melhor preço possível.

Ou seja, o trabalho de um corretor não é nada fácil. Não é apenas “mostrar casas”, mas sim encontrar lares. Mas além disso, o que é a profissão de corretor de imóveis? O que faz o também chamado agente imobiliário?

Neste artigo, separamos alguns pontos interessantes sobre essa profissão tão importante dentro da Imobiliária Guaíra e de tantas outras espalhadas pelo Brasil afora.

O que faz um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é o elo entre imobiliária e cliente. Ele é o principal negociador, então deve sempre ter uma boa comunicação, simpatia e firmeza no momento de um diálogo, e estar sempre em contato com a imobiliária para maiores novidades.

Ou seja, é um trabalho árduo, uma vez que é informação de lá, resposta de cá, tréplica de lá e assim por diante. É um profissional que precisa, acima de tudo, gostar de estar pendurado no telefone resolvendo situações.

Brincadeiras à parte, o corretor de imóveis é um negociador, e sua função exige alta capacidade de comunicação, teia de contatos e eficiência na hora de fechar um negócio interessante, tanto para o cliente, como para a imobiliária, como também, claro, para ele.

Mas o que um corretor imobiliário precisa ter para ter um diferencial? Essa é uma pergunta muito feita por corretores iniciantes, e a eles que este próximo tópico é dedicado.

O que um corretor imobiliário precisa ter para ser diferente?

Acima de tudo, um corretor de imóveis precisa conhecer da legislação imobiliária. Ter noções do direito nessa área torna-se fundamental, uma vez que as negociações envolvem também saber a legalidade como um todo do processo.

Além disso, é importante também ter noções referente ao financiamento. Dos mais diferentes bancos, para os mais divergentes imóveis, para as diversas situações apresentadas.

Portanto, a resposta na ponta da língua para as mais diferentes questões precisa estar engatilhada. Pronta para disparar à medida que as dúvidas surjam. É por isso que, além de um negociador, o corretor precisa ser um orientador.

Assim, as melhores alternativas são selecionadas, à disposição do cliente, que é definitivamente a pessoa que deve ser valorizada nesse momento.

7 verdades sobre corretores imobiliários que todos deveriam saber

Algumas verdades são sempre importante para dispor na mesa. Para quem ainda pouco conhece a profissão, é fundamental deixar claro: corretor de imóveis é uma profissão como qualquer outra, por isso ela tem as suas regras e seu código de ética.

Separamos aqui sete verdades que todo corretor imobiliário gostaria que as pessoas soubessem. Confira!

  • 1) É ilegal comprar o imóvel direto com o proprietário após o mesmo ser apresentado por um corretor;
  • 2) Corretor de imóveis é uma profissão regida por lei federal, Lei 6.530, de 12 de maio de 1978;
  • 3) Para ser corretor imobiliário apenas portando o CRECI (Conselho Regional de sua Região);
  • 4) Não anuncie com vários corretores ou por várias imobiliárias, pois isso acarreta em demora para venda ou aluguel do espaço;
  • 5) Corretor imobiliário é sempre único! Escolha um por vez, e contate outro apenas quando estiver insatisfeito com o primeiro;
  • 6) Corretor é insubstituível! O avanço da tecnologia auxilia muito na busca por imóveis, mas só um corretor de imóveis é capaz de alcançar os objetivos concretos do comprador/vendedor;
  • 7) O corretor de imóveis é um profissional de vendas, que tem por função principal deixar todos os detalhes previamente esclarecidos para quem lida com este setor da economia;

Portanto, há pequenos detalhes que muitas vezes se desconhece, e, alguns casos, acabam sendo cometidos deslizes até mesmo dentro da lei. Sabendo destas sete verdades, seu imóvel não só será vendido/alugado rapidamente, como também estará tudo de acordo com a lei.

Imobiliária Guaíra valoriza seus corretores

Corretores imobiliários são parceiros de atividade. A imobiliária precisa do corretor, como o corretor precisa da imobiliária. É um serviço recíproco, de dependência e auxílio direto.

É por esse motivo que a Imobiliária Guaíra sempre procura, ao máximo, valorizar esse profissional. Uma profissão necessária, uma vez que com o conhecimento, as vantagens surgem para o cliente.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Botão contato
botão blog

2 comentários

Deixe uma resposta