Diferença entre consultor de imóveis e corretor de imóvel

Você já deve ter ouvido os dois termos ao visitar uma imobiliária em São Bernardo do Campo, certo? Contudo, sequer imaginava que o consultor imobiliário e o corretor de imóvel eram dois diferentes cargos.

É bastante comum isso, afinal não é todo o dia que há intimidade com terminologias do mercado imobiliário. Para facilitar até as buscas e segmentar a procura, consultores e corretores tornam-se opções, mas sempre para diferentes tipos de nicho e clientes.

Para isso, a conversa com uma imobiliária é tão importante antes de se atirar no confuso mercado imobiliário. Ao conversar com alguém que esteja mais por dentro do assunto, direciona-se o melhor caminho para começar a buscar o imóvel desejado.

Entender a diferença entre o consultor de imóveis e o corretor de imóvel é fundamental para iniciar esse caminho. Através disso, facilita-se a trilha para encontrar enfim o imóvel dos sonhos, seja do comprador ou do investidor.

Consultor de imóveis e Corretor de imóvel: o que é e quais as diferenças?

Mesmo quem trabalha há anos no ramo e diretamente com o mercado imobiliário ainda se complica nas terminologias. Tanto um consultor de imóveis, como um corretor de imóvel, existem como profissão, além de atribuições e funções diferentes.

Consultor de imóveis e o mercado imobiliário

O consultor imobiliário é o profissional voltado ao conhecimento mais profundo do mercado imobiliário. É através que uma área pode ser muito melhor explorada por um investidor que deseja um imóvel em um determinado local.

Em suma, o consultor imobiliário vai trabalhar diretamente com a avaliação do local, as oportunidades existentes e com o que o cliente busca. É por isso que esse profissional é muito mais recomendado a investidores.

Corretor de imóveis e a negociação

O corretor de imóveis, por outro lado, é o profissional mais voltado e direcionado à venda e ao aluguel. Dessa maneira, é ele que trabalhará diretamente com comprador e vendedor, procurando fechar a negociação que melhor beneficiar ambas as partes.

Além disso, não é de responsabilidade integral do corretor de imóveis compreender, de modo aprofundado, o mercado imobiliário (apesar de ser um diferencial). Sua competência precisa ser dedicada à procura e à negociação.

Diferença entre consultores e corretores

Três grandes diferenças sacramentam a discussão entre as funções. O consultor e o corretor têm atuações diferentes dentro do mercado imobiliário, mas isso também abrange as exigências legais, remuneração e a visão dos profissionais.

Remuneração do profissional

Ambos os profissionais terão remuneração e tipos de vencimentos diferentes. Enquanto o consultor imobiliário recebe de acordo com hora, dia ou mês em um modelo similar ao freelancer, o corretor é um pouco diferente.

Isso porque ele é remunerado a partir de metas, resultados e porcentagem de vendas.

Exigências legais para exercício da profissão

O CRECI (Conselho regional dos Corretores de Imóveis) é outro fator determinante que diferencia os dois profissionais. Enquanto o corretor imobiliário precisa do CRECI para exercer sua profissão, o consultor não é exigido para tal.

Esse fator se deve às diferentes funções executadas pelos dois profissionais dentro do mercado imobiliário.

A visão sobre o mercado imobiliário

O consultor imobiliário funciona como um consultor financeiro (como investimentos na bolsa de valores, por exemplo). Contudo, ele observa os bens imóveis como estratégias para gerar lucro e ganhos potenciais.

A visão sobre o mercado, portanto, é diferente do corretor imobiliário. Enquanto o corretor foca no conhecimento acerca da parte mais burocrática (documentos, escrituras, financiamento e etc), o consultor observa a área, o potencial, o investimento e sacramenta sua posição sobre o imóvel.

Imobiliária Guaíra busca orientar o profissional adequado ao cliente

A ideia é sempre compreender e acompanhar os desejos do cliente. Ainda está sendo feito um estudo sobre a melhor compra? Então o consultor é a melhor alternativa. Já escolheu o imóvel para comprar? Então com certeza o corretor é a escolha correta.

São dois profissionais que, na realidade, complementam-se para facilitar a vida do cliente. O consultor aconselha e expõe opções para que o cliente possa ir até o corretor de imóveis com a escolha feita.

Caso ainda não saiba: O que é um corretor de imóveis? Clique aqui!

e se você tem dúvidas sobre: O que é mercado imobiliário? Clique aqui!

Deixe uma resposta