Como descartar corretamente o lixo de casa

O lixo produzido dentro de um lar, seja morando só ou em família, é imenso. Mais, provavelmente, do que deveríamos produzir.

Contudo, no mundo atual, para completar tarefas do dia a dia, exercer atividades ou ainda se alimentar, a produção de lixo doméstico torna-se inevitável.

Uma forma, no entanto, de evitar impactos maiores desse lixo produzido é organizar-se, separar o lixo e fazer o correto descarte, para evitar qualquer tipo de impacto no meio ambiente.

E isso não engloba apenas o reciclável e o orgânico, mas também o lixo eletrônico, pilhas, baterias, lâmpadas e até óleo de cozinha, além, claro, de outros tantos.

Afinal, você sabe como descartar corretamente seu lixo? Neste artigo separamos algumas dicas pontuais que podem ajudar no descarte correto do lixo de casa.

10 dicas para descartar o lixo de forma correta

Antes de saber exatamente como fazer o descarte exato do lixo doméstico, é necessário compreender um pouco como fazer o descarte geral do lixo produzido.

Somos seres que produzem um excesso de resíduos, mas com organização, sensatez e eficiência é possível evitar que esse mesmo lixo acabe na natureza, onde terá um impacto imenso no meio ambiente.

Dessa forma, seguem 10 dicas de como descartar o lixo produzido de forma correta:

  1. Faça a separação clássica de plástico, vidro, metal e vidro, sobretudo se morar em condomínio;
  2. Encaminhe as garrafas pets para centros de reciclagem, onde geram renda para pessoas;
  3. Da mesma forma que as garrafas PET, as latinhas de alumínio também podem ter o centro de reciclagem como destino;
  4. Faça o descarte correto do óleo de cozinha usado;
  5. Utilize a própria sacola, e evite as plásticas;
  6. Evite ao máximo produtos que sejam envolvidos de embalagens plásticas;
  7. Lixo eletrônico precisa ser corretamente encaminhado para centros especializados;
  8. Faça contato com a empresa de coleta ou cooperativa mais próxima de sua casa;
  9. Ei! Não esqueça que o papel também pode e precisa ser reciclado, ok?
  10. Pense sempre antes de comprar algo, imaginando o ciclo de produção até seu descarte;

5 maneiras corretas de descartar corretamente o lixo de casa

Bom, já vimos as dicas, agora é ver como colocar a mão na massa para descartar corretamente esse lixo. Separamos as cinco maneiras para descartar corretamente aquele lixo “diferente” da casa. Veja!

1) Triturar alimentos

Triturar alimentos exige uma máquina simples, que pode facilmente ser instalada nas pias de qualquer residência. Além da facilidade de triturar alimentos, ou apenas os restos, como até ossos ou pele.

Assim, além do descarte ser facilitado, evita-se que depósitos orgânicos mais sólidos sejam deixados no meio ambiente. Outra boa ideia para os alimentos orgânicos é fazer compostagem.

2) Descarte do óleo de cozinha não é na pia

Você sabia que 1 litro de óleo usado e mal descartado é capaz de contaminar 18 mil litros de água se jogados no ralo da pia? Pois bem, é muito simples de descartá-lo.

Basta, ao utilizar o óleo, aguardar que ele resfrie, colocar em uma garrafa PET e descartar no ponto de coleta/descarte mais próximo de você. Pois sim, o óleo de cozinha usado é também reciclável.

3) O lixo eletrônico precisa de tratamento correto

Você já ouviu falar da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos? Pois então, é ela quem lida com o descarte e manejo do lixo eletrônico. É ela quem lida com a segurança e a correta normatização do descarte.

4) O lixo do banheiro

O lixo do banheiro tem, basicamente, dois tipos de resíduos: papel higiênico usado e embalagens de produtos, que podem ser descartados normalmente como plástico. Já o papel higiênico usado não é reciclável, e deve ser descartado em embalagens de papel jornal, e nunca em sacolas plásticas.

5) Vidros em geral sempre são recicláveis

Cerca de 95% do vidro usado e que é descartado pode ser reutilizado. Basta uma correta higienização e lavagem que ele já pode ir para o correto descarte para ser reutilizado.

Apoio a reciclagem e à sustentabilidade

A reciclagem não é uma opção, é uma exigência. No mundo atual, com tanto descarte incorreto, produção exacerbada de lixo, é fundamental que, no cotidiano, cada um faça sua parte.

O trabalho em conjunto, e a atenção aos detalhes, faz com que tudo se torne uma rotina. Afinal, assim faremos do mundo um local mais sustentável, tal como deve ser.

Deixe uma resposta