Dicas e truques para deixar sua cozinha mais funcional

Você sabe o que é uma cozinha funcional? É aquela adaptada para o uso do cozinheiro predominante na casa. Ou seja, montada exatamente para quem mais fica na cozinha.

Dessa forma, além de possibilitar maior otimização no momento de cozinhar, também organiza utensílios, móveis e aparelhos de modo que o fluxo se alinhe, e a própria decoração se encaixe.

Uma cozinha funcional abrange fácil: organização, uso e limpeza. Essas são as três características que fidelizam uma cozinha funcional. O primeiro passo, contudo, é estabelecer exatamente o que se quer com uma cozinha.

Para quem possui uma família, com crianças das mais variadas idades, a cozinha precisa ser grande e possibilitar funcionalidade na hora de guardar objetos e utensílios.

Para os que moram sozinho, o ideal é uma cozinha pequena, compacta e o uso abundante de cada pequeno espaço do ambiente para possibilitar um uso mais eficiente.

Enfim, para diferentes pessoas, cozinhas funcionais diferentes. Contudo, há dicas e truques capazes de facilitar essa organização, e trazer o sonho da cozinha funcional para você.

5 dicas para ter uma cozinha funcional

Estas dicas, por vezes, podem exigir uma reforma aqui e outra ali. Para evitar ao máximo o quebra-quebra de parede, traremos algumas dicas pontuais para transformar sua cozinha em um cômodo mais otimizado.

1) Integração com a sala de jantar

A integração da sala de jantar e da cozinha torna-se fundamental. Sobretudo deve-se priorizar o fogão de frente para a sala, a fim de aproximar o cozinheiro dos demais convidados, assim, sem segregar o espaço da cozinha.

2) O que mais se usa à frente de tudo

Tudo aquilo que for mais utilizado, deve ter preferência na localização. Fogão, máquina de lavar louças e pia. Os três, de preferência, devem ficar alinhados para uma maior comodidade na limpeza.

3) Compacta ou ampla, mas com conceito aberto

Não importa se a cozinha é pequena ou grande. O ideal é sempre ter o conceito aberto como base, unindo sala e cozinha como um mesmo ambiente, sendo separado por uma pequena ilha, no máximo.

4) Tudo precisa estar ao alcance

Não se pode estar numa cozinha, precisar de uma colher, e ter que se deslocar metros e mais metros para pegá-la. Da colher para a panela, os braços sempre devem alcançar, a fim de otimizar o trabalho.

5) Varanda Gourmet é tendência para 2020

Essa é a dica para quem decidiu pela reforma. A opção da varanda gourmet é uma tendência para aquela cozinha de fim de semana. Com vários modelos, e sob vários moldes, é uma interessante opção para quem decidir pela reforma.

5 truques para organizar a cozinha

Estes truques servem para mudanças rápidas e práticas que podem ajudar (e muito!) na organização de uma cozinha mais funcional. Ficou curioso? Confira!

1) Utensílios pendurados para fácil acesso

Um dos truques mais óbvios da cozinha funcional, mas algo que as pessoas muitas vezes esquecem. Os utensílios pendurados pelas paredes são excelentes para fácil acesso enquanto se cozinha.

2) Armários para cada coisa exclusivamente

Armário para pratos. Armário para formas. Armário para eletrodomésticos. Enfim, o ideal é separar categoricamente os objetos da cozinha em específicos armários, para um rápido acesso.

3) Divisórias nas gavetas

Sem divisórias nas gavetas, a bagunça está mais do que sacramentada. A opção, se diagonal, vertical ou horizontal varia do gosto pessoal de cada. O que não pode é uma gaveta repleta de coisas espalhadas no interior.

4) Otimizar armários

Introduzir gavetas é a melhor forma de garantir uma cozinha funcional. Isso porque a organização fica muito mais prática, e economiza-se muito mais espaço.

5) Esquematizar “regiões da cozinha”

Região de lavar os pratos, região de cozinhar, região dos eletrodomésticos. Organização é bom e nós gostamos, e uma cozinha funcional pede (e exige) isso.

Por que ter uma cozinha funcional

A cozinha funcional é um argumento por si só. Ser funcional, de rápido uso, objetiva e fácil de limpar (!!!). Não há nada melhor que a praticidade do dia a dia levada diretamente para a cozinha.

Talvez das grandes dificuldades seja abranger limpeza, organização e fácil uso em uma cozinha. Proporcionar essa funcionalidade à sua cozinha é uma facilidade a mais no cotidiano de quem precisa dessa otimização do ambiente.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Veja também as tendências de cozinha para 2020 clicando aqui!

Deixe uma resposta