Regras básicas para boa convivência nos condomínios

A convivência em condomínio é sempre um verdadeiro desafio a ser vivido. As pessoas que ali residem são todas diferentes.

Com uma história diferente, conceitos diferentes, ideias diferentes. Contudo, precisam conviver em harmonia para não enfrentar problemas cotidianos que possam afetar outros.

Pensando nisso, a Imobiliária Guaíra, após anos de experiência, elaborou uma pequena lista. Lista esta que abrange as regras básicas da boa convivência no condomínio.

Do respeitar o espaço do outro, às boas maneiras dentro de espaços em comum. Afinal, residir em um condomínio é dividir o pátio de casa com outras pessoas.

E o que você mais quer é que seu companheiro de pátio seja agradável com você e vice-versa, certo? Pois bem, separamos sete ideias que ajudarão na boa convivência nos condomínios.

7 regras básicas para boa convivência em condomínios

A Imobiliária Guaíra elencou essas 7 regras super úteis!

Para evitar atritos e tretas, estas sete regras básicas servem para que as brigas passem longe. A ideia é: não é necessário ser o melhor amigo do seu vizinho de porta, mas uma boa convivência vale a pena, você verá!

1) Crianças devem ser apresentadas às regras

Se você tem filhos, introduza-os às regras, explique com calma e tenha atenção para que eles as respeite. Caso você não tenha filhos, e perceba alguma irregularidade feita por outra criança, vale a pena uma conversa com os responsáveis do mesmo.

Adote cautela na abordagem, explique com calma e explicite a importância do cumprimeito das regras para a boa convivência nos condomínios. Todo o segredo está na forma de abordagem.

2) Cuidado aos pets

As regras dos pets são sempre variáveis de acordo com o local onde se mora. Contudo, é sempre bom fazer a sua parte.

Por exemplo, mesmo que o prédio permita, utilize o elevador de serviço para levar o pet consigo. Evita que outras pessoas, que não se agradem de pets, possam ter contato com o animal no elevador social.

3) Atenção ao horário de silêncio

Respeitar o horário de silêncio é fundamental, e o melhor a se fazer para uma boa convivência é tocar a campainha dos vizinhos dos três andares que abrangem o seu apartamento: os de porta, os de cima e os debaixo.

Assim, você dá a liberdade de que eles toquem o seu apartamento, caso seja extrapolado qualquer excesso no som.

4) Cordialidade é sempre bem-vinda em todas as situações

Ser cordial com os funcionários do prédio é fundamental, mas acima de tudo é também fundamental a cordialidade entre moradores. “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite” não tiram pedaços de ninguém.

Isso não só mantém uma boa convivência entre moradores, como pode mudar o dia de alguém.

5) Lixo no Lixo!

A máxima do “jogue lixo no lixo!” deve ser sempre respeitada. Nada de deixar próximo ou em algum lugar que não seja o depósito devidamente informado.

Além de ser anti-higiênico, não descartar o lixo no lixo de forma correta pode desencadear discussões, brigas e importunos. Faça sua parte, e oriente (sempre lembrando a abordagem) para que os demais adotem o mesmo.

6) Vagas de garagem devem ser respeitadas

Esse detalhe deve ser sempre respeitado ao máximo. As vagas de garagem não podem ser utilizadas, caso não sejam a sua em específico.

Mesmo que a pessoa esteja viajando, “seja rapidinho” ou por estar com pressa. Atenção à vaga delimitada por cada um. Isso salva a convivência agradável entre os moradores.

7) Zelo pelos espaços em comum

Piscina, salão de festas, playground. Todos estes espaços precisam ser respeitados, em função da divisão dos mesmos.

Por isso faça sempre a sua parte em juntar as roupas ou objetos levados, bem como deixar agradável para que o próximo morador possa utilizar.

A importância da boa convivência nos condomínios

A boa convivência entre moradores desencadeia harmonia. Harmonia no lar gera prosperidade. Prosperidade carrega consigo a felicidade.

Tratar bem os moradores em comum de um condomínio pode ser uma tarefa difícil. Contudo, seguindo estas sete regras básicas de boa convivência no condomínio, você notará como faz a diferença ter, no seu vizinho, um parceiro de moradia.

A Imobiliária Guaíra preza pela harmonia dos moradores sempre!

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Veja nosso artigo: Como descartar o lixo corretamente!

 

Deixe uma resposta