Morar em casa? Tudo que você precisa saber

A mudança para uma casa era algo muito mais comum há cerca de 50 anos. Os apartamentos ainda se erguiam pelas cidades, e era bastante raro que um amigo da rua vivesse neles.

Cada um tinha sua casa, o seu pátio e, digamos, a sua própria liberdade. Viver em uma casa é basicamente isso: ter a própria liberdade.

A Imobiliária Guaíra já elencou tudo o que você precisa saber antes de se mudar para apartamento, e, sem dúvidas, o que mais incomoda as pessoas é ausência de liberdade que morar em condomínios proporciona.

Afinal, há o(s) vizinho(s) de porta, o que mora no andar de cima e o que vive no andar de baixo, que, a propósito, odeia os seus sapatos retumbando na cabeça dele.

Enfim, em ambos os casos há vantagens e desvantagens notórias. Contudo, o que não te contam antes de você decidir mudar para uma casa?

Bom, a Imobiliária Guaíra decidiu apontar tudo o que você precisa saber antes de se mudar para uma casa. Vamos dar uma olhada juntos? Confira!

Vantagens e desvantagens de mudar para uma casa

Sabe quando não te contam que no apartamento pode haver estresse com a vizinhança, ou ainda decisões que não lhe agradem dentro do condomínio?

Caso não te contaram: tudo o que você precisa saber para morar em apartamento

Pois então, lamento informar mas há situações parecidas envolvendo mudar para uma casa.

Vulnerabilidade maior ao morar em casa

Falar de morar em casa ou apartamento é tratar sobre a segurança. Sem dúvidas que o aparato tecnológico nos condomínios é maior, e, por consequência, mais seguro.

Morar em casa é uma maior vulnerabilidade, já que a exposição é proporcionalmente maior. Afinal, é apenas o imóvel, algumas câmeras de segurança e raramente alguém vigiando exclusivamente a sua residência.

Os registros de furtos e arrombamentos são realmente maiores em casas quando comparados a apartamentos.

Maior privacidade

Embora a vulnerabilidade seja maior (variando, claro, conforme o bairro de residência), a privacidade é igualmente grande. Como falado no início do artigo, optar por mudar para uma casa é ter uma maior liberdade.

Além disso, entra também a privacidade. Enquanto em um apartamento o vizinho sabe sua rotina por completo e até sobre as idas ao banheiro, em uma casa não acontece o mesmo.

Custos altos para manter

Manter uma casa não é fácil. Como toda a mãe diz: “em casa sempre tem algo para fazer”. Seja uma pequena reforma no banheiro, uma pintura nas paredes ou um móvel novo a ser comprado.

Enfim, manter uma casa não é algo fácil, pois, diferentemente do apartamento, você ainda tem a fachada e o pátio que exigem sua manutenção de tempos em tempos.

Sem taxa de condomínio

Embora os custos para manter uma casa sejam relativamente altos, nada comparado a uma taxa que é sempre descontada junto do aluguel. Arcar com o condomínio talvez seja o que mais afasta as pessoas dos apartamentos.

Afinal, enquanto em uma casa você percebe e utiliza os valores para investir na sua residência, no condomínio não há como deixar de pagar a taxa mensal.

Maior liberdade para criar plantas e animais

Para quem gosta de plantas e animais, sem dúvidas a casa sempre será a melhor opção. Sem regras, sem problemas e sem reclamações.

O seu cachorro pode ser criado livre, e sua casa pode virar, sim, uma mini floresta, com inúmeras plantas espalhadas.

Sem incômodos pelo barulho

O horário de silêncio de um condomínio talvez esteja acima da taxa de condomínio como algo que incomoda muitas pessoas. Afinal, a partir das 23h, em média, muitos moradores são completamente intolerantes ao barulho.

Contudo, em uma casa não há esse problema, uma vez que as regras são apenas suas, e você decide quando pode fazer barulho ou não.

A busca pelos chamados condomínios horizontais

Uma alternativa para quem deseja morar em condomínios, mas não quer abrir mão de uma casa definitivamente existe, e tem sido uma forte tendência nos últimos anos.

Os chamados condomínios horizontais têm crescido nos últimos anos, e sua procura aumenta progressivamente.

Aliando a segurança proporcionada por um apartamento à liberdade de uma casa. Definitivamente pode ser o melhor dos dois mundos, apesar de também ter as suas desvantagens.

Quer saber mais sobre os condomínios horizontais? Fique ligado no Blog da Imobiliária Guaíra que traremos detalhes sobre essa novidade que promete virar tendência nessa próxima década de século XXI.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

E você que ainda não decidiu, veja: Tudo que você precisa saber para morar em apartamento!

Deixe uma resposta