Festas de fim de ano: melhores práticas de vizinhança

As festas de fim de ano já estão chegando. Em poucos instantes já é 25 de dezembro e o Natal já nos presenteia com presentes, reunião familiar e muita troca de afeto.

Logo depois é a vez do ano novo. Uma semana depois, com uma explosão de sentimentos envolvendo fogos, novos objetivos e metas para um ano que se inicia.

Pois bem, mas como ter as melhores práticas com sua vizinhança durante esse momento de festa? Seja em casa, seja em apartamento, é fundamental ter cordialidade com quem está nas proximidades, bem como com quem é seu vizinho de porta.

Afinal, nos demais dias do ano você é cordial com ele para manter uma boa relação. Por que nas festas de fim de ano seria algo diferente, certo?

Pensando nisso, a Imobiliária Guaíra separou algumas dicas de como aproveitar ao máximo o Natal e o Ano Novo de modo a manter a cordialidade com aqueles que dividem a rua ou até mesmo a piscina do prédio.

Por que manter boas relações com seus vizinhos é importante?

Não é manter uma boa relação com os vizinhos que é importante. Manter uma boa relação com todos ao redor, seja família, trabalho, amigos e, inclusive os vizinhos, torna situações do cotidiano muito mais agradável.

O vizinho é aquela pessoa próxima para quem você pede algo emprestado ao ver que faltou repentinamente em casa.

E também é a mesma pessoa que estacionou o carro apressadamente em frente ao portão de sua garagem em um dos dias mais estressantes dos dois.

Contudo, saber contornar essas situações é fundamental, a fim de estabelecer uma relação de amizade que pode proporcionar, de forma mútua, o auxílio no lugar onde residem.

Por esse motivo, seja no cotidiano, de janeiro a janeiro, às próprias festas de fim de ano, quando há os exageros, é imprescindível manter a convivência agradável.

Assim, a Imobiliária Guaíra prepara aquelas dicas pontuais para evitar o desgaste das relações, e evitar que alguém bata na sua porta enquanto a festa com seus amigos ou família desenrola na felicidade.

5 dicas para manter a boa relação com vizinhos nas festas de fim de ano

Pode acontecer? Pode. Antes de tudo, porém, tente evitá-los com algumas práticas simples de serem feitas durante as festas de fim de ano, a fim de ser uma experiência agradável, tanto para você, como para seus vizinhos.

1) Avise com certa antecedência sobre possibilidade de barulho

O melhor que se pode fazer é não esconder que haverá algum tipo de festa ou celebração. Isso vale tanto para casa ou apartamento, uma vez que os vizinhos preferem ser avisados.

Então, vai organizar uma festa com algumas pessoas no fim de ano? Certifique-se de deixar os vizinhos informados sobre a possibilidade de barulho.

2) Deixe o número de telefone para contato

Para qualquer eventualidade, como o barulho em excesso, deixe o número de telefone para contato. Assim, tira a necessidade da pessoa em ir até a sua casa ou apartamento para falar algo.

Caso seja necessário, diga que você mesmo pode se dirigir até o apartamento ou casa da pessoa para uma conversa.

3) Após certo horário controle o volume da música

Por mais que seja Natal ou Ano Novo é preciso ser consciente, pois há quem trabalhe no dia 26 de dezembro ou no primeiro dia do ano e precisa de uma boa noite de sono para descansar.

Portanto, nada mais justo do que compreender as necessidades de quem trabalha, e respeitar essa necessidade de descanso do outro.

4) Segurança quando morar em condomínio

Sobretudo nos condomínios é fundamental cuidar quem entra e quem sai do prédio. Por isso, a sugestão é sempre garantir uma lista com o funcionário que abre os portões, a fim de manter a segurança dos demais residentes.

Afinal, para cada festa no mundo há sempre alguém querendo ser o penetra.

5) Avise aos convidados sobre lixo nas áreas comuns do prédio

Antes da festa dar início e as pessoas realmente saírem do seu estado “normal”, certifique-se de avisar sobre lixo nas áreas comuns do prédio.

Acima de tudo, garanta que tudo esteja limpo antes de decidir dormir, e não deixe qualquer tipo de copo plástico, bituca de cigarro ou latinhas de cerveja espalhada pelas áreas em comum do prédio.

Com algumas regras básicas, a convivência é estabelecida

Uma boa convivência não é só necessária pela ajuda que ela ocasiona, mas também para manter relações agradáveis.

Ter a certeza de que você pode contar com aquela pessoa, e proporcionar a certeza de que ela, na mesma medida, pode contar com você.

Mesmo que não exista uma grande amizade por trás, uma boa relação sólida pode existir, e isso só é criado com respeito mútuo, cordialidade e, claro, as melhores práticas de vizinhança da Imobiliária Guaíra nas festas de fim de ano.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

A Guaíra Imóveis te deseja um super Natal e um ano novo Maravilhoso! Que o seu 2020 seja repleto de realizações!

Deixe uma resposta