Como proceder com uma permuta imobiliária?

No atual mercado imobiliário brasileiro, existe um aumento considerável de demanda por permutas imobiliárias, modalidade que pode beneficiar ambos os lados de uma transação. Mesmo em uma economia em crise, essa solução inteligente pode trazer ótimos resultados.

A permuta consiste na troca de um bem por outro. São passíveis de permuta todos os tipos de imóveis: casas, apartamentos, prédios comerciais e até terrenos para a construção de um novo empreendimento.

Para a realidade brasileira, em que cada vez mais, a compra de imóveis depende de um financiamento bom e do comprometimento a uma dívida que pode durar por muito tempo, a permuta surge como uma salvação. Tanto para o vendedor como o possível comprador, essa modalidade imobiliária pode abrir ótimas oportunidades de negócios.

O maior empecilho para a realização desse tipo de empreendimento no Brasil é, ainda, a dificuldade de adquirir conhecimento e informações adequadas sobre a permuta.
Existem muitas informações desencontradas, e o mercado ainda está, aos poucos, se adequando à essa nova realidade.

É com isso em mente que te oferecemos esse texto! Aqui, a Imobiliária Guaíra trará para você tudo que é necessário para começar a buscar soluções de permuta imobiliária.

Você vai descobrir os passos para uma ótima permuta e os cuidados necessários antes de assinar qualquer coisa.

Para quem é a permuta?

O mercado imobiliário no Brasil não é o mesmo da década da passada. A crise dos últimos anos provocou um aumento no valor dos imóveis, que se tornaram cada vez mais difíceis de vender.

Por isso, as permutas imobiliárias surgiram como uma solução inovadora, tanto para vendedores como para compradores em potencial.

Quando um imóvel é difícil de ser vendido, a resposta pode morar em um comprador com algum tipo de troca de valor igual ou similar para fechar o acordo.

Fugindo do financiamento

Na atual crise, o financiamento com bancos tornou-se uma realidade quase inescapável do mercado imobiliário. Compradores precisam desse tipo de parcelamento para concluir compras mais significativas.

Mas isso acaba para ambos os lados! O comprador passa uma parte importante da vida pagamento pelo imóvel, enquanto o vendedor precisa se sujeitar a uma série interminável de burocracias para disponibilizar o imóvel para um financiamento.

A permuta é uma solução rápida e que pode evitar completamente dívidas enormes e burocracias desnecessárias.

Você vai precisar estar atento a alguns detalhes e processos para finalizar uma permuta, mas nada comparado com o exaustivo, e caro, processo de financiamento.

O que é necessário para realizar uma permuta?

O primeiro passo para a realização de uma permuta é uma avaliação de valor de cada imóvel envolvido na potencial troca. Essa avaliação vai servir de base para o acordo final e tudo passa por ela.

É a partir dessa avaliação que vai ser definido se o comprador precisará fazer algum tipo de compensação extra para finalizar o acordo. Esse valor é muito menor do que o necessário em uma compra comum e muitas vezes pode ser paga à vista ou em parcelas que vão durar poucos anos!

A avaliação deve ser feita por corretores imobiliários capazes de gerar valores a respeito dos imóveis e traçar essa comparação que vai ser, fundamentalmente, a alma da permuta.

Como funciona o contrato de uma permuta?

O contrato de uma permuta deve ser feito a partir de uma escritura pública em cartório, e é fundamental que conste nele todos os detalhes da negociação. Isso inclui de quem é a responsabilidade pelos encargos envolvidos no acordo.

Uma escritura pública costuma custar de 4% a 6% do valor do imóvel vendido. Esses detalhes são muito importantes na hora de fechar uma permuta imobiliária, já que um contrato bem feito vai evitar dor de cabeça para todos os lados envolvidos.

Além disso, quando a permuta é feita sem necessidade de compensação financeira – quando os imóveis são avaliados no mesmo valor – a transação fica isenta de cobrança do imposto de renda. É mais um ponto positivo dessa modalidade que tem crescido muito no Brasil.

Tenha isso e muito mais na Imobiliária Guaíra

Oferecemos para você tudo que é necessário para a realização de uma permuta imobiliária bem feita e sem nenhuma dor de cabeça!

Na imobiliária Guaíra você vai ter todos os passos da permuta, desde a avaliação dos imóveis até o auxílio necessário no processo da escritura.

Nossos corretores vão te ajudar a encontrar a melhor forma de negociação do seu imóvel, mesmo que seu caso seja um dos mais complicados! Nessas situações, a permuta imobiliária pode ser a solução perfeita.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja também nosso artigo sobre: vantagens de comprar um imóvel com um corretor de imóveis

Deixe uma resposta