Comprar apartamento pequeno: vantagens e desvantagens

O investimento em um pequeno apartamento pode ser uma ideia interessante. Mas exige pensar em alguns fatores determinantes para saber se realmente vale a pena investir em comprar um apartamento pequeno.

A Imobiliária Guaíra valoriza as intenções de quem quer investir, bem como no que investir. Com anos no mercado imobiliário, é possível já imaginar cenários de bons investimentos e maus investimentos.

Afinal, quando falamos de apartamentos pequenos, mencionamos, no máximo algo com 1 quarto e 30m2 de tamanho. Nada muito além disso.

Dessa forma, temos lofts, estúdios, quitinetes e até mesmo apartamentos padrão. Tem sido tendência recente até mesmo apartamentos de incríveis 10m2, mas não serão esses que trataremos neste artigo.

Vejamos, então, será que vale a pena investir na compra de apartamento pequeno? A Imobiliária Guaíra responde.

Fatores a considerar antes de comprar apartamento pequeno

Existem alguns fatores que exigem atenção quando se compra apartamento pequeno. Ponderando sobre eles, você poderá ter uma maior segurança na hora de fechar o negócio com uma Imobiliária.

É para investimento com aluguel?

A primeira ponderação diz respeito a: é para morar ou alugar? Dos dois modos é fundamental pensar sobre o que se fará com esse investimento. Afinal, os apartamentos pequenos, querendo ou não, estão em zonas acessíveis da cidade.

Se for para morar, o investimento é bastante significativo. A não ser que o desejo seja por uma região mais próxima dos grandes centros. Contudo, caso o destino seja o aluguel, é um bom considerar ainda outras situações.

A cidade é Universitária?

Cidades universitárias são os típicos municípios onde estudantes de várias partes do país são os responsáveis por movimentar a economia interna. Com o ENEM, o deslocamento de estudantes teve um boom.

Dessa forma, apartamentos pequenos se tornam uma atração, isso porque é a primeira experiência destes estudantes morando sozinhos.

É uma cidade satélite de uma grande metrópole?

Outro ponto a considerar sobre o uso do apartamento pequeno está em ser uma cidade satélite de grande metrópole, geralmente uma capital. Como são muito buscadas por trabalhadores assalariados, um apartamento pequeno torna-se atrativo.

Assim, para garantir uma renda extra, alugar para esse nicho de pessoas pode ser uma estratégia interessante.

O valor de financiamento compensa?

Por fim, é sempre importante avaliar se o valor de um possível financiamento compensa. Isso porque há as taxas burocráticas, manutenção e as demais despesas desembolsadas pelo senhorio.

Dessa forma, é necessário verificar o equilíbrio entre valor do financiamento e das despesas em relação a um aluguel atrativo a ser cobrado.

Vantagens de comprar apartamento pequeno

  • Valor mais em conta, sobretudo quando destacados os quitinetes;
  • Mais atrativos para trabalhadores e estudantes;
  • Investimento em patrimônio;
  • Maior praticidade para limpeza, organização e manutenção;
  • Menor custo para mobiliar, atraindo maior possibilidade de pessoas;
  • Facilidade para aluguel ou revenda;
  • Alia uma boa localização a um excelente custo/benefício;

Desvantagens de comprar apartamento pequeno

  • Problema envolvendo espaço e sua ausência é majoritária nas reclamações;
  • Pequenos itens espalhados pelo apartamento, dando ar de “ambiente poluído”;
  • Espaço insuficiente para transitar;
  • Ausência de espaço para plantas;
  • Impossibilidade de cores escuras darem o tom ao ambiente;

Imobiliária Guaíra sempre atenta às oportunidades

Por mais que algumas desvantagens se façam presentes, todas elas são facilmente contornáveis. Um investimento em apartamento pequeno como forma de retorno em aluguel pode ser, sem dúvidas, uma ideia bastante interessante.

Afinal de contas, atualmente, alugar, para muitos, virou uma alternativa muito mais viável do que comprar e criar raízes. Atualmente, as pessoas estão mais nômades, e o aluguel, sobretudo de apartamentos pequenos, virou uma tendência.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Veja também nosso artigo sobre: comprar ou alugar apartamento ou casa? Qual a melhor opção para você!

Deixe uma resposta