qual é a história de santo andré? Imobiliária guaíra te conta

Qual é a história de Santo André? Saiba da História da cidade e mais!

Santo André é uma cidade brasileira localizada na região do Grande ABC, ao sudeste da capital São Paulo, a cerca de 22 quilômetros de distância.

O município tem uma população, segundo relatou o censo IBGE 2018, de 716.109 habitantes, e ocupa uma área de 175 km², resultando em uma densidade demográfica de 4.030 hab/km².

Vale destacar que o município é a décima quinta cidade mais desenvolvida do Brasil, além da oitava mais desenvolvida do estado de São Paulo, de acordo com relatório da ONU (Organização das Nações Unidas).

Foi eleita ainda a quinta melhor cidade no país para se criar os filhos. Além de ter um Plano de Desenvolvimento bastante definido, além, claro, de opções envolvendo faculdades, indústrias, parques, shoppings e todo o acesso que uma capital permitiria.

Contudo, o que chama a atenção em Santo André é a pinta de cidade grande, com pique de cidade de interior.

História de Santo André

A nominação da cidade faz referência à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, existente na região do Grande ABC.

A vila foi fundada por João Ramalho, então casado com a índia Bartira, que era filha do cacique da tribo dos Guaianases.

No dia 8 de abril de 1553, Ramalho fez a solicitação ao governador-geral Tomé de Sousa para transformar a região oficialmente me Vila, tendo o pedido atendido.

Cinco anos mais tarde, o fundador também tornou-se o alcaide-mor (espécie de governador à época).

Mais tarde, em meados de 1560, em função das rivalidades existentes entre os jesuítas e o alcaide, bem como os conflitos envolvendo os povos indígenas da Confederação dos Tamoios, obrigou o então governador-geral Mem de Sá a transferir a Vila para campos de Piratininga.

Contudo, só mais de 300 anos depois que a cidade de Santo André realmente viria a ser fundada definitivamente, com a inauguração da estação de trem São Bernardo, em 16 de fevereiro de 1867.

A estação mencionada situava-se na então Freguesia de São Bernardo, sendo vinculada à capital do estado. Atualmente, a estação é nominada como Estação Prefeito Celso Daniel.

Características da cidade de Santo André

Vale destacar que Santo André ainda não era emancipado à época da criação da estação em 1867. Foi só em 1910 que o nome ressurge das cinzas com a criação de um distrito às margens da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Assim, por força da Lei nº 1.222-A de 14/12/1910 é criado o Distrito de Paz de Santo André. Contudo, é só em 1938, quando o interventor federal Ademar de Barros determina, através do Decreto nº 9.775, de 30/11/38, que o Distrito da Paz de Santo André passe a ser a sede do município, e não mais pertencente à São Bernardo

Dessa maneira, a cidade passa a abranger algumas características e desenvolvimento, tendo, na sua história, uma linha do tempo que parte da proximidade com a Estação Férrea, o que possibilitou um ágil desenvolvimento do município.

Curiosidades da cidade

Santo André tem como cidades irmãs Battle Creek, nos Estados Unidos, Braga, em Portugal, Chengde, na China, Pilsen, na República Checa, Sesto San Giovanni, na Itália e Takasaki, no Japão;

Personalidades como Diego e Daniele Hipólito nasceram em Santo André;

Santo André situa-se a uma altitude média de 760 metros;

O primeiro gol de Pelé foi contra o Corinthians de Santo André, em 7 de Julho de 1956, em partida vencida pelo Santos por 7 a 1;

A média de temperatura no gira em torno dos 20ºC, sendo o mês mais frio Julho e o mais quente Fevereiro;

Imobiliária Guaíra em Santo André

A Imobiliária Guaíra já está há anos atuando no mercado, e, tal como uma amante da cidade, tem orgulho de fazer parte da história.

De um modo geral, Santo André tem como história e legado todo um polo industrial, sindical e conceito desenvolvimentista que inspira o Brasil como um todo.

Como uma das melhores cidades do Brasil para morar, fica a cargo de Imobiliárias, como a Guaíra, levar os melhores bairros e as melhores casas da cidade para você chamar de lar.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja também o nosso sobre a História de São Bernardo do Campo

botão entre em contato com imobiliária guaíra imóveis botão blog imobiliária guaíra imóveis

Deixe uma resposta