qual é a história de são bernardo do campo? A imobiliária Guaíra imóveis te conta

Qual é a história de São Bernardo do Campo? Saiba da História da cidade e mais!

São Bernardo do Campo é uma cidade brasileira localizada no estado de São Paulo. Mais especificamente na Mesorregião metropolitana do estado paulista, e microrregião de São Paulo.

Pertencente à Zona Sudeste da Grande São Paulo, e, junto de Santo André e São Caetano do Sul comportam o trio da região não-oficial do Grande ABC Paulista.

A área total que abrange a cidade é de 409,9 km² e sua população, segundo informações do Censo IBGE listado em 2018 é de 833.240 habitantes, e, consequentemente, com uma densidade demográfica de 2024,33 hab/km².

São Bernardo do Campo é formado pelo distrito e sede de Riacho Grande. Segundo dados ainda do IBGE, mas agora de 2015, a cidade está entre os vinte municípios com maior produto interno bruto (PIB) do país, contabilizando R$ 42,7 bilhões ou ainda 0,71% do PIB nacional à época da mensuração.

História da cidade de São Bernardo do Campo

Bem como a história das demais cidades da região do ABC, a de São Bernardo do Campo não fica atrás na ligação íntima com a antiga Vila de Santo André da Borda do Campo, em 1553.

No início, a região tinha como objetivo servir como passagem para que tropas levassem mercadorias do interior em direção ao Porto da cidade de Santos.

Todo esse envolvimento impulsionou significativamente o desenvolvimento da região. Logo, em 1812, o povoado ganhou o nome de freguesia, enquanto que, 77 anos mais tarde, enfim a região recebeu a alcunha de município.

O nome São Bernardo do Campo foi escolhido como homenagem à capela dedicada ao santo, existente na famosa fazenda dos Beneditos.

Vale destacar que o desenvolvimento industrial de São Bernardo do Campo está muito ligado à sua economia baseada no setor automobilístico desde os anos de 1950.

Além do setor automobilístico, a cidade ainda inclui indústria fabricante de tintas e produtos de higiene.

Características de São Bernardo do Campo

Dessa maneira, é possível destacar que o desenvolvimento de São Bernardo do Campo está diretamente relacionado às indústrias; ao fato de ter se tornado, de forma muito sistemática, um polo industrial.

Sobretudo no setor automobilístico, a cidade começa a ter um verdadeiro boom. Além disso, o crescimento populacional está intimamente relacionado a esta explosão no setor em desenvolvimento na região.

Foi assim nas décadas de 1950 e 1960 que São Bernardo do Campo abriga o parque automobilístico brasileiro já em expansão à época.

O local alavanca de vez o município em todos os sentidos, sobretudo populacional. Para se ter ideia, em apenas um recorde de 50 anos, o município passa de 60 mil habitantes, em 1960, para mais de 750 mil nos anos de 2010.

Por meio disso, São Bernardo do Campo recebe o apelido de “Capital do Automóvel). Além, claro, de Capital Moveleira, uma vez que sempre foi um polo das indústria produção de móveis arquitetados por imigrantes europeus.

Curiosidades sobre a cidade

  • A altitude da cidade varia entre os 60 metros do nível do mar aos 986,5 metros;
  • As cidades irmãs de São Bernardo do Campo são Tokuyama, no Japão, e Maróstica, na Itália;
  • São Bernardo do Campo é tida como Hollywood brasileira em função de indústrias de filmes que se consolidaram na cidade em meados dos anos 1950;
  • Assim como todo o ABC, São Bernardo do Campo virou o berço do sindicalismo no Brasil;
  • O primeiro desenvolvimento da cidade partiu da indústria ferroviária, junto de Paranapiacaba;

Imobiliária Guaíra em São Bernardo do Campo

História rica e grandiosa, baseada sempre no desenvolvimento. É como a cidade costuma ser vista aos olhos dos brasileiros que não nasceram na região.

Junto de Santo André e, claro, São Caetano do Sul, a cidade tornou-se um importante polo de abrigo ao caos da cidade de São Paulo.

Para os que desejam uma moradia mais tranquila, mas com todo os acessos à capital paulista, São Bernardo do Campo, assim como todo seu grupo do ABC, torna-se uma imprescindível opção de moradia, gostou da história que a Imobiliária Guaíra te apresentou? Então deixe um comentário!

Veja também a história de Santo André que a Imobiliária Guaíra te traz

botão entre em contato com imobiliária guaíra imóveis botão blog imobiliária guaíra imóveis

Deixe uma resposta