como escolher o apartamento ideal ou apartamento perfeito com imobiliária guaíra imóveis

Como escolher o tamanho de apartamento ideal

Grande parte dos problemas envolvendo a escolha do apartamento perfeito está na definição do tamanho.

Afinal, quanto espaço é necessário para uma pessoa, um casal, uma família…? Uma pergunta difícil de ser respondida com precisão.

Contudo, ponderando sobre vários diferentes casos, é possível chegar ao denominador comum, e assim decidir a melhor opção de apartamento para comprar ou alugar.

Afinal, o espaço disponível para um apartamento tem relação direta com o preço do aluguel. Por esse motivo, é fundamental ter a ciência exata de qual o tamanho de apartamento ideal.

Pensando nisso, a Imobiliária Guaíra pensou em alguns detalhes para auxiliar a chegar nesse consenso. Confira!

Os passos para escolher o tamanho do apartamento

Para esclarecer a forma de chegar ao consenso da escolha do apartamento ideal, é fundamental pensar em alguns pontos e detalhes que cercam todo o contexto da escolha do apartamento.

A fim de facilitar sua vida, a Imobiliária Guaíra separou alguns deles.

1) Quantas pessoas vão morar no imóvel?

Essa é a primeira questão a se resolver. Quando se trata de uma pessoa solteira, por exemplo, um studio já basta. Por outro lado, um casal jovem sem pretensões de serem pais tão cedo podem escolher um apartamento com cozinha americana e um quarto.

Por fim, a família dependerá de quantos filhos, tendo, preferencialmente, cada um o seu próprio quarto.

2) Há animais de estimação com você?

Animais de estimação hoje são bastante presentes em apartamentos. Gatos são práticos e fáceis de acomodar.

Por outro lado, cães exigem uma avaliação do tamanho. Os cachorros de pequeno porte se adaptam muito bem, porém, os maiores já precisam de um espaço maior para exercitarem-se.

3) Faz home office ou a maior parte do tempo está fora?

Uma crescente atual, o home office exige um espaço mais amplo, seja com um escritório a mais ou ainda uma cozinha ampla (para quem cozinha para fora, por exemplo).

Enfim, se você passa muito tempo em casa é importante pensar por esse lado.

4) Muitos convidados aparecem simultaneamente ou com frequência?

Para quem recebe os amigos ou parentes distantes, ter um espaço a mais para acomodá-los é essencial, uma vez que o gasto com hotéis pode impedir visitas, caso você more longe da maioria das pessoas que ama.

5) Caso ainda não tenha, pensa em filhos no futuro?

Pode parecer algo estranho a se cogitar em caso de ser um casal jovem recém iniciando a vida a dois. Entretanto, é algo definitivamente a se pensar.

Afinal, se há o plano de formar uma família, então espaço maior e, quem sabe um cômodo extra, podem ser necessários a médio ou longo prazo.

6) Como é o seu estilo de vida?

Indispensável pensar no estilo de vida. Cada pessoa tem o seu estilo, e isso precisa ficar claro quando se discute o apartamento a alugar ou comprar.

Caso seja uma pessoa mais caseira, o ideal é sempre um espaço um pouco maior. Enquanto isso, por outro lado, do que adianta um espaço gigante disponível se a pessoa sai durante todo o final de semana?

7) Por quanto tempo pensa em morar no apartamento?

Por fim, você é um nômade ou costuma criar raízes? Essa pergunta é fundamental. Isso porque, se o tempo de estadia for curto, o necessário é o básico.

Agora, se o tempo de estadia for prolongado, vale a pena avaliar sob essa ótica, da permanência e da criação de raízes no local.

Perguntas que geram um debate para chegar no consenso do apartamento ideal

Questionar-se é muito importante, pois assim as decisões não são tomadas na emoção. Um diálogo aberto, expondo as preferências também ajuda muito.

No entanto, é sempre importante frisar que estes sete detalhes apontados pela Imobiliária Guaíra são o suficiente para já dar um norte à busca pelo apartamento de tamanho ideal.

Após isso, o gosto pessoal de cada um entra em ação, bem como sanar as necessidades do presente e do futuro ao encontrar um lar.

Gostou do artigo? Interessante, né? Deixe um comentário!
Leia também o nosso artigo sobre: Como otimizar espaços e fazer seu apartamento pequeno maior!

botão entre em contato com imobiliária guaíra imóveis botão blog imobiliária guaíra imóveis

Deixe uma resposta