Home office produtivo: 6 dicas para todos os profissionais

Em tempos de Coronavírus, a recomendação é uma só: invista na higiene e mantenha o isolamento social.

Diante de tal cenário, muitas empresas resolveram liberar os seus funcionários para trabalharem em casa, como uma maneira de diminuir os índices de contágio e fazer com que todos fiquem em segurança.

Ainda assim, quem não está acostumado a atuar nesse modelo pode acabar estranhando e se indagando: “afinal, como manter o home office produtivo?”.

Se você já levantou essa questão, acredite: há inúmeras pessoas vivendo o mesmo dilema. Isso acontece porque quando estamos em casa temos o costume de relaxar mais ou, até mesmo, ficamos mais vulneráveis às distrações.

TV ligada, animal de estimação por perto e a ausência de um chefe são detalhes que podem prejudicar o andamento das tarefas diárias.

Mas isso não significa que você deva fazer parte desse grupo. Muito além disso, existem truques altamente eficazes e que podem ser considerados para você continuar rendendo — mesmo longe do escritório.

Como queremos que você alcance o melhor, resolvemos trazer para o post uma série de dicas que farão toda a diferença no seu home office. Acompanhe para saber mais!

Como tornar o home office produtivo?

1. Reserve um espaço exclusivo para trabalhar

Quando falamos sobre home office produtivo, há quem acredite que todo o trabalho do dia pode ser feito no sofá. Ou pior: alguns trabalhadores, simplesmente transformam a cama em um verdadeiro escritório.

Não cometa esse deslize! Além de prejudicar a saúde, já que você não terá um apoio correto para as pernas, braços, lombar e coluna, esse cenário consegue comprometer — e muito — o seu foco e produtividade ao longo da semana.

A melhor saída é reservar um espaço da casa específico para o trabalho. Caso não possua um escritório, considere realizar as suas atividades em uma escrivaninha no quarto ou, em último caso, na mesa da cozinha ou de jantar.

2. Faça pausas periódicas ao longo do dia

Quando estamos em casa, temos a impressão de que precisamos nos esforçar em dobro para oferecermos um bom resultado. Não há mal nenhum em seguir esse pensamento — desde que você também priorize a sua saúde mental.

Para conseguir, de fato, render no trabalho, os especialistas recomendam que sejam realizadas pequenas pausas durante o dia.

São intervalos de descanso que podem variar entre 10 e 15 minutos, sem contar o horário de almoço ou demais “pit-stops” necessários. Assim que seguir essa instrução, imediatamente será possível perceber que as suas baterias serão recarregadas, garantindo um “gás” a mais para vencer qualquer desafio.

Fora isso, é interessante planejar detalhadamente o período do dia em que essas pausas serão feitas. Pode ser uma de manhã, outra após o almoço e mais uma antes de descansar.

Caso queira aproveitar o tempo off para dar uma caminhada ou passear com o pet, tudo bem. Independentemente da atividade, o importante é manter a mente relaxada.

3. Crie uma agenda e siga à risca

As distrações são as grandes vilãs do home office produtivo. E uma vez dentro de casa, com familiares ou amigos ao redor, temos mais chances de ingressar em uma conversa ou, até mesmo, realizar alguma atividade que não esteja dentro do nosso script de trabalho.

A solução para isso é simples: desde o seu primeiro dia em atividades remotas, monte uma agenda. Na relação, inclua todas as tarefas programadas para o dia, sempre programando a carga horária de trabalho e os seus momentos de pausa.

Se possível, compartilhe essas informações com os seus parentes e colegas de trabalho, para que ninguém interrompa e atrapalhe o seu desempenho.

Dica: vale lembrar que, sem se impor, será difícil fazer com que as pessoas respeitem o seu trabalho de casa, pois não são todos que entendem esse novo modelo de atuação.

4. Quer manter o home office produtivo? Deixe o celular para depois!

Com o estilo de vida moderno, estamos cada vez mais conectados aos smartphones. Entretanto, assim como acontece no escritório, é interessante tomar cuidado para não perder tempo demais “jogando conversa fora” ou checando as últimas notícias.

Para evitar as distrações, controle-se para não manusear o aparelho excessivamente.

Também é interessante retirar as notificações e evitar o “modo silencioso” do sistema, para que ninguém perturbe você ao longo da jornada de trabalho. Surgiu uma tarefa importante para resolver? Desligue todo e qualquer item digital ao seu redor, religando apenas quando estiver tudo sob controle.

5. Acorde sempre no mesmo horário

Não é porque você está trabalhando em casa que pode levantar da cama no horário que bem entender.

Assim como a sua rotina no escritório exige horários bem definidos, o mesmo acontece com o home office. Para não “perder a mão” dos seus compromissos, estipule o mesmo período para acordar, tomar o café da manhã tranquilamente, um bom banho e, então, iniciar as suas atividades.

Outro ponto que merece destaque diz respeito ao traje que será usado durante a carga-horária. Nada de trabalhar de pijama ou “roupas de ficar em casa”.

De acordo com os entendidos do assunto, uma produção bem arrumada, porém confortável, é capaz de elevar a autoestima e, com isso, melhorar o desempenho de suas tarefas.

6. Seja flexível com as outras pessoas

Estamos vivendo um período jamais experimentado. E muitas pessoas ainda não sabem como se portar diante desse cenário. Sendo assim, é importante ser flexível: ajudando quando possível e focando nos relacionamentos.

Sempre que puder evitar um conflito, evite. É a hora superar todo e qualquer atrito, se preservar e focar as energias para manter o bom desempenho de sempre. Com isso, conseguimos driblar facilmente a crise e combater mais esse obstáculo.

Após essa leitura, esperamos que tenha ficado fácil aprender como tornar o seu home office produtivo e continuar alcançando resultados excelentes mesmo dentro de casa.

Caso você tenha curtido o post, aproveite para dividir essas dicas com os seus contatos nas redes sociais. É um gesto simples, mas que será muito valioso para os seus companheiros.

Deixe uma resposta