saiba se é melhor comprar ou alugar apartamento e quais as vantagens segundo imobiliária guaíra imóveis

Comprar ou alugar apartamento: o que vale mais a pena?

Chegar no momento derradeiro de decidir entre a compra ou o aluguel de um apartamento. Talvez essa seja a fase mais incrível da vida. A hora de, enfim, decidir pela emancipação.

Contudo, sempre chega a dúvida: comprar ou alugar apartamento? O que será que vale mais a pena? É um investimento seguro? Ou será que posso gastar em outras coisas?

Enfim, é uma dúvida pertinente, e válida, pois, mesmo que um imóvel seja um investimento seguro, ele é uma propriedade que requer sempre atenção, além de um gasto mensal fixo, como o condomínio, por exemplo.

Afinal, diferentemente da casa, pouca manutenção é exigida para o apartamento. Em contrapartida, o valor do condomínio é revertido como uma manutenção mensal e permanente.

Por esse motivo, todas as nuances devem ser pensadas, para, assim, averiguar se vale ou não a pena comprar um apartamento. Afinal, em qual fase da vida você se encontra? O que almeja para o futuro? Quais os planos a médio e longo prazo?

São todas questões necessárias a se ater para, assim, avaliar a compra ou o aluguel de um apartamento.

Como decidir entre comprar ou alugar apartamento

O custo. Definir os custos que almeja pensar. O investimento é parte da vida caso feito o financiamento, por exemplo.

Contudo, caso a opção seja alugar, o objetivo será aquela determinada fase da vida. Dessa maneira, quando se fala em comprar ou alugar apartamento destaca-se parte de uma vida ou o estender de uma vida.

Por que comprar apartamento?

A compra de um apartamento requer, sobretudo, avaliação do imóvel. Não é apenas comprar. É buscar, visitar, recusar, pesquisar de novo, avaliar e então iniciar uma negociação.

É um processo que despende maior tempo, afinal é um investimento alto de ser feito, sendo necessária uma pesquisa e avaliação minuciosas dos locais visitados.

Dessa forma, após todo esse processo, o que se tem é um investimento feito. Um investimento seguro que agrega ao patrimônio de quem adquire.

Por esse motivo, deve-se sempre averiguar muito antes de fechar algum tipo de contrato.

Desvantagens de comprar apartamento

  • Os valores são altos;
  • O mercado imobiliário é instável no Brasil;
  • Os valores de condomínio se mantêm enquanto o apartamento for seu;
  • Investimento para toda a vida;
  • Necessidade de se estabelecer em um determinado local;

Por que alugar apartamento?

Alugar apartamento tem dois viés: insegurança e comodidade. Insegurança porque se tem algo que não te pertence. Comodidade porque é algo provisório, por um espaço de tempo pré-determinado.

Por essa razão, alugar apartamento possibilita flexibilidade no planejamento, embora, ao somar no final, seria muito mais em conta fazer um financiamento e adquirir o próprio apartamento.

Das vantagens de alugar está essa possibilidade de mudança. De liberdade. Afinal, há que não queira morar para sempre no mesmo lugar.

Desvantagens de alugar apartamento

  • O imóvel não é seu;
  • O somatório final é desestimulante;
  • Ao deixar o apartamento é necessário, por vezes, fazer alguma reforma;
  • Responsabilidade da locação;
  • Estilo de decoração pode não agradar;

Portanto, há muitos detalhes que devem ser pensados antes de decidir por comprar ou alugar apartamento. Ambos têm suas vantagens. Ambos têm suas desvantagens.

Ao final de tudo, o que deve valer é o momento, necessidade e estilo de vida de cada uma. Afinal, se você é uma pessoa mais nômade, obviamente alugar apartamento é a melhor opção. Agora, se você é mais de criar raízes, comprar apartamento é a melhor jogada.

Então, qual dos dois você é? O nômade ou o criador de raízes? A partir dessa resposta você saberá se deve comprar ou alugar apartamento.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja o nosso sobre: Como decorar casas ou apartamento sem gastar muito com dicas da Guaíra!

botão entre em contato com imobiliária guaíra imóveis botão blog imobiliária guaíra imóveis

 

 

 

 

Deixe uma resposta