Alugar apartamento mobiliado

Alugar apartamento mobiliado: conheça as vantagens e desvantagens

Já cogitou alugar apartamento mobiliado?

Atualmente, essa opção tem sido muito procurada pelos moradores que desejam ter mais praticidade ao sair de casa, seja por conta de um trabalho novo em uma cidade diferente, ou porque, simplesmente, não possuem tempo suficiente para pensar na mobília.

Nesses momentos, investir em um espaço completo e já preparado é a pedida ideal.

No entanto, assim como acontece com as locações tradicionais, você precisará ter total atenção nesse processo, evitando a tomada de decisões equivocadas e que possam comprometer a sua rotina daqui para frente.

Foi pensando no assunto que criamos este post.

Abaixo, você encontrará as vantagens e desvantagens de alugar apartamento mobiliado. Analise detalhadamente cada uma delas e descubra qual é o caminho ideal para o seu perfil!

As vantagens de alugar apartamento mobiliado

O aluguel de espaços mobiliados está cada vez mais em alta no universo dos imóveis.

Entender as razões disso é fácil, já que essa alternativa é bastante econômica, prática e ideal para quem está começando uma nova vida. Conheça melhor esses pontos positivos.

Mais economia

Não é segredo para ninguém que a compra de móveis para casa representa um grande investimento.

Nessa fase, precisamos pensar não somente no sofá, nos armários, nas mesas, mas também, nos eletrodomésticos e em outros itens extremamente úteis ao longo do dia a dia. E, ao alugar apartamento mobiliado, esse problema desaparece.

Hoje, muitos proprietários entendem a necessidade de parte da população e, com isso, estão equipando os seus espaços da melhor maneira possível — utilizando um mobiliário de qualidade e equipamentos modernos.

Juntos, esses detalhes garantem uma boa economia para o seu bolso, especialmente, na hora da mudança.

Até porque, os móveis são os itens que mais pesam e ocupam espaço durante esse procedimento e, sem eles, você conseguirá transportar os seus pertences por conta própria, sem precisar contratar um serviço para essa finalidade.

Praticidade em alta

Um dos pontos que mais preocupam os moradores que pretendem alugar um espaço, é a mudança.

Trabalhoso, esse processo exige uma verdadeira “força-tarefa”, em que é preciso contratar profissionais especializados em transportar a mobília e, posteriormente, instalar cada móvel em seu devido cômodo.

Em muitas situações, inclusive, basta chegar ao imóvel para perceber que o tamanho de algumas peças não está de acordo com as dimensões da construção.

Como resultado, os inquilinos começam a viver um verdadeiro pesadelo, precisando adequar a mobília ou, inclusive, comprar outros elementos para o lar.

O lado bom é que ao alugar apartamento mobiliado a praticidade sempre falará mais alto.

Investindo nessa ideia, a sua mudança se tornará bem mais ágil e facilitada, sem a preocupação com o tamanho das peças, se elas entram no elevador ou se são compatíveis com um cômodo específico.

Tempo de contrato

Alugar apartamento mobiliado é uma excelente solução para quem tem planos de passar pouco tempo no imóvel.

Quer um exemplo?

Imagine que você acabou de receber uma proposta de trabalho temporário em outra cidade. 

Ou seja, você passará um período específico no local — com data de entrada e partida. Nessas circunstâncias, os espaços compostos por mobília são ótimos, eliminando a necessidade de se preocupar com mudança e gastos extras.

Em contraponto, caso o plano seja passar um longo tempo em um único imóvel, talvez, seja interessante rever os seus conceitos e partir para os locais vazios.

E mais!

Existem outras situações comuns que são bastante atrativas para certos moradores. A seguir, contamos quais são elas.

  • pessoas que não têm mobília: em geral, são indivíduos que acabaram de sair de casa e não possuem nenhum móvel ou eletrodoméstico. Para eles, o apartamento mobiliado é uma excelente proposta, uma vez que facilitará a sua mudança;
  • pessoas que precisam se mudar rapidamente: caso o seu contrato de locação tenha vencido e você precise, imediatamente, sair da propriedade, considere alugar apartamento mobiliado. Inclusive, com essa solução você não precisará ir atrás de móveis e, tampouco, medir o espaço para encontrar o tamanho certo de cada peça.

As desvantagens de alugar apartamento mobiliado

Assim como tudo na vida, alugar apartamento mobiliado também tem algumas desvantagens — e que devem ser analisadas muito bem por quem deseja realizar uma mudança. Vamos lá?

Alta responsabilidade

Sempre que locamos um apartamento, é exigido que o espaço seja devolvido em perfeitas condições ao proprietário. Em outras palavras, exatamente como ele foi entregue.

E quando esse acordo é feito com a mobília incluída, a sua responsabilidade aumenta, já que será preciso cuidar de uma série de elementos presentes na propriedade, como peças diversas e, também, os eletrodomésticos.

Ainda é preciso ressaltar que essa necessidade estará prevista nas cláusulas do contrato e, para averiguar se tudo está em ordem, um profissional deverá fazer a vistoria.

Caso algum item esteja danificado, você terá que ressarcir o locador, ou também, encaminhar o objeto para o conserto.

Estilo da decoração

Nem sempre, o mobiliário presente em um apartamento alugado terá o seu estilo. Em boa parte das vezes, esses itens carregam uma decoração padronizada, com o objetivo de agradar o maior número de inquilinos possível.

Logo, alguns locatários podem estranhas e sentir a necessidade de viver em um ambiente com o seu toque de personalidade.

Mesmo assim, existem alguns truques que valem ser seguidos para contornar o cenário.

É possível, por exemplo, adquirir novos elementos decorativos e capazes de embelezar o visual. Tapetes, quadros, pôsteres, vasos e relógios de parede costumam estar nessa lista.

Móveis antigos

Dependendo do apartamento escolhido, há chances de se deparar com uma mobília antiga. Ou, também, danificada pelo uso prolongado por outros inquilinos.

Sem dúvida, esse detalhe pode comprometer a sua experiência na propriedade, já que sempre gostamos de morar em locais novos e em perfeitas condições.

A dica, porém, é analisar atentamente todos os detalhes do mobiliário, observando:

  • se o preço cobrado condiz com o que está sendo oferecido;
  • se as portas dos móveis abrem e fecham corretamente;
  • se o sofá é confortável e não possui ondulações;
  • se existem lascas ou rachaduras nas peças;
  • se os eletrodomésticos são de qualidade.

Esperamos que esse post tenha ajudado você a identificar as vantagens e desvantagens de alugar apartamento mobiliado.

Se gostou do conteúdo, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e manter os seus amigos atualizados no tema.

Deixe uma resposta