investimento no mercado imobiliário

Dicas para ter sucesso com investimento no mercado imobiliário em 2020

Está em busca de métodos para conseguir uma boa renda fixa ainda em 2020? Então, a nossa recomendação é considerar o investimento no mercado imobiliário

Atualmente, essa tem sido uma das alternativas mais acessíveis — e seguras — disponíveis, ainda mais, se você é inexperiente no assunto.

Fora isso, existem outros benefícios que merecem ser destacados. Esse é o caso da alta e constante demanda, da ótima valorização e da diversificação do setor. 

Contudo, para não cometer erros ou passar por arrependimentos, é fundamental “saber onde está pisando”, conhecendo cada ação tomada e os seus devidos riscos.

Pensando exatamente no assunto, decidimos trazer para este post um conjunto de dicas úteis e práticas para tornar a sua experiência mais satisfatória. Acompanhe e fique por dentro!

Dica #1: selecione o mercado

Ao iniciar o seu primeiro investimento, há quem dê atenção somente ao imóvel — deixando de lado outros pontos igualmente importantes para o sucesso dessa prática.

 E um dos detalhes que não podem passar despercebidos é, justamente, o mercado imobiliário. 

Nessa primeira fase, é muito importante analisar o setor minuciosamente, sempre considerando as suas características mais relevantes.

Esse é o caso dos dados demográficos, das informações a respeito de um público específico, entre outras questões. 

Esse cuidado permitirá ter uma ideia ampla a respeito da receita, das indústrias, dos empregadores e demais elementos que envolvem a área, garantindo segurança durante qualquer tomada de decisão.

Vamos aos exemplos? 

Na cidade de Phoenix, no Arizona, o mercado imobiliário está, a cada dia, mais aquecido, sendo um dos principais do ranking nos Estados Unidos. Isso se deve, basicamente, por conta da chegada de novas empresas na região, bem como, do crescimento populacional. 

Tendo essas informações em mente, os investidores que desejam apostar o seu dinheiro nessa localidade já sabem que, qualquer ação, poderá render bons lucros no futuro.

Tente ainda, investir em áreas localizadas perto de você mora e que, consequentemente, são de seu conhecimento. 

Sabendo disso, será mais fácil identificar as boas oportunidades de negócio para agir de modo ágil e eficiente, sem depender de terceiros ou seguir caminhos incertos demais.

Dica #2: conte com uma equipe de especialistas

Ninguém alcança o sucesso sozinho. 

Ainda que você trabalhe o dobro e seja o dono do seu próprio negócio, a verdade é que, cedo ou tarde, irá precisar do apoio de profissionais para cumprir certas atividades.

Com o investimento no mercado imobiliário, não seria diferente. Se a ideia é se tornar um grande investidor no setor, comece a procurar assessores para ter como verdadeiros aliados.

Estamos nos referindo aos especialistas em legislação, gestão predial, seguros e tributação. Uma vez contratados com base na confiança e transparência, esses profissionais ajudarão você a alcançar excelentes resultados, tornando todo o processo mais simples, eficiente e infalível.

Dica #3: procure por opções de financiamento

Boa parte dos investidores investem no mercado imobiliário por meio do financiamento. Ou seja, a chamada “alavancagem”, que é quando utilizamos o dinheiro de outras pessoas, ou empresas, para então, conseguir lucrar.

Entretanto, ao escolher uma opção de financiamento, você precisará pesquisar bastante e sempre avaliar os diferenciais de cada modalidade. 

Neste momento, considere o número de variáveis e os desafios que a sua próxima transação pode apresentar.

Hoje em dia, ainda é possível contar com diferentes fontes de financiamento. Invista naquela que melhor se encaixa em seu perfil. As mais tradicionais do setor são:

  • os fundos privados;
  • os bancos locais e empresas com foco nesse nicho;
  • os financiamentos assumíveis;
  • o financiamento por meio do proprietário.

Ainda não encontrou a alternativa ideal? Tudo bem! Em vez de desistir do seu projeto, use a criatividade. 

Nessa hora, recorrer ao seu time de especialistas também é uma excelente saída para não ficar parado e se destacar.

Dica #4: use a razão (e nunca a emoção)

Se você, em algum momento, já comprou um imóvel, deve saber que esse processo, muitas vezes, é feito “no calor da emoção”. 

Isso acontece quando a pessoa encontra uma propriedade bacana e, imediatamente, já quer adquiri-la.

Tal cenário é ainda mais frequente quando há sentimentos ou apelos visuais envolvidos. Mas um bom investidor não pode deixar se levar por essas questões. 

Pelo contrário: você precisará trabalhar somente pela razão — analisando as possibilidades reais de cada empreendimento. 

Embora esteticamente agradáveis, há construções que podem acabar sendo desvalorizadas no futuro. Por outro lado, alguns terrenos abandonados contam com enorme potencial e, quando projetados adequadamente, conseguem render bons frutos. 

Esse será exatamente o seu papel: conseguir enxergar as oportunidades e “fazer dos limões, uma bela limonada”. 

Dica #5: trace um objetivo

O investimento no mercado imobiliário é conhecido por apresentar baixa liquidez. Em outras palavras, quem decide investir o seu dinheiro no setor, dificilmente, correrá sérios riscos. 

Mesmo assim, como em qualquer outro campo do mercado, você precisará traçar um objetivo, decidindo qual o melhor caminho de aplicação e identificando as suas principais soluções.

Traçar uma meta é simples. 

Aqui, basta elaborar uma expectativa em mente, sem visar somente o lucro, mas também as garantias. De acordo com os especialistas no assunto, é essencial que o investidor tenha uma ideia do retorno da sua negociação (curto, médio ou longo prazo), quais serão os riscos e por aí em diante. 

Seguindo esse passo, você conseguirá tomar boas decisões em um ramo que é dominado por inúmeras possibilidades.

Dica #6: acompanhe as novidades

O mercado imobiliário é um dos mais dinâmicos que existem. De tempos em tempos, esse ramo sofre modificações — seja em relação ao perfil e interesse dos consumidores, ou então, aos avanços tecnológicos.

Diante disso, é imprescindível observar as novidades ao dar o próximo passo, ponderando se, de fato, vale a pena ampliar os seus horizontes.

Nas últimas temporadas, inúmeros pontos vêm ganhando a atenção do público investidor, com destaque para as franquias imobiliárias, os projetos inteligentes e as construções sustentáveis.

Acompanhar essas tendências, colocará você sempre à frente, garantindo negociações certeiras, lucrativas e preparadas para suprir as necessidades do consumidor.

Depois de conhecer as principais dicas de investimento no mercado imobiliário, o que acha de continuar se aprofundando nesse universo? Em nosso blog, temos um conteúdo exclusivo, mostrando todas as vantagens de fechar negócio com um corretor. Boa leitura!

Um comentário

Deixe uma resposta