Pontos turísticos São Bernardo do Campo

Os pontos turísticos de São Bernardo do Campo para visitar pós Pandemia

Que tal aproveitar esse tempo de isolamento social para planejar as próximas viagens? Quando tudo isso passar (esperamos que em breve), você terá um roteiro pronto para aproveitar! 

Além de ser uma excelente cidade para quem está em busca de boas oportunidades de emprego, São Bernardo do Campo conta com diversas opções de lazer e entretenimento.

São atividades que podem ser aproveitadas por pessoas de todas as idades e famílias que seguem os mais diferentes estilos de vida. 

Há, por exemplo, opções de parques, pontos de comércio e, inclusive, atrações culturais e muito turismo ecológico.

E nada melhor do que poder aproveitar ao máximo essas alternativas e curtir o fim de semana em família. Por isso, listamos neste post quais são os pontos turísticos de São Bernardo do Campo mais procurados e os seus diferenciais. 

*Vale lembrar que, devido a pandemia de COVID-19, o recomendado é ficar em casa e apenas planejar as próximas viagens.

Prainha do Riacho Grande

Certamente, a Prainha do Riacho Grande está no topo da nossa lista de atrações em São Bernardo do Campo. 

Ótima opção de lazer, especialmente durante o verão, o local conta com restaurantes, bares, lanchonetes, food trucks e, inclusive, espaços próprios para as crianças se divertirem. Tudo isso, situado em um calçadão no entorno da famosa represa Billings.

Em um dia de folga, é possível reservar a sua agenda para caminhar entre os quiosques ou, se preferir uma atividade mais emocionante, andar de lancha, pedalinho ou wetbike. Há opções para todos!

Também é bacana ficar por dentro dos números desse espaço incrível. Durante as temporadas mais quentes do calendário, a Prainha do Riacho Grande costuma receber até 5 mil pessoas em um único fim de semana, fazendo com que o lugar seja ainda mais atrativo para o público.

Parque Estoril

Temos aqui mais um ponto turístico situado no bairro Riacho Grande — o Parque Estoril

Ampla e extremamente convidativa, essa área verde é a pedida certa para famílias que desejam fazer um piquenique ou, simplesmente, aproveitar seu tempo livre mais perto da natureza.

O diferencial?

Lá, você encontrará vários elementos fantásticos, capazes de encantar os visitantes de todas as faixas etárias. Há, por exemplo, um teleférico, pedalinhos, algumas trilhas dentro da mata e, pasme: até um zoológico municipal, com mais de 450 espécies de animais.

O local ainda conta com uma ótima estrutura, disponibilizando diferentes opções de lanchonetes para o público. Vale conhecer de perto!

Estância Alto da Serra

Entre os diversos pontos turísticos de São Bernardo do Campo, não poderíamos deixar de citar a Estância Alto da Serra

Com capacidade para abrigar mais de 15 mil pessoas e área total que ultrapassa os 900 mil m², o espaço é bastante conhecido por organizar diferentes eventos voltados para o entretenimento local.

A sua inauguração aconteceu em 1999 e, de lá para cá, são frequentemente organizadas realizações dos mais variados tipos, que vão desde feiras temáticas, até shows de sertanejo, exposições e festas particulares.

O mais interessante?

Esse complexo está localizado bem perto do Parque Estadual Serra do Mar, com fácil acesso à natureza e carregando um clima rústico, ideal para quem aprecia a cultura sertaneja. Não deixe de visitar depois da pandemia!

Polo Ecoturístico Caminhos do Mar

Aqui, temos uma opção para os amantes do Ecoturismo — o Polo Caminhos do Mar.

Chamada por muitos como “Estrada Velha de Santos”, essa via é considerada a mais antiga conexão entre as cidades de São Paulo com outras do litoral paulista. 

Passando por lá, você poderá realizar diferentes passeios de imersão na natureza, mais precisamente, na própria Mata Atlântica.

Durante o passeio, os guias também aproveitam para contar um pouco a respeito da história do país, assim como a de São Bernardo do Campo, sendo uma ótima saída para quem deseja aprimorar os seus conhecimentos e, inclusive, passar um pouco de informação para a criançada.

A Estrada foi inaugurada em 1844, parando de receber a passagem de veículos em meados de 1895. Hoje, quem gerencia o local é o Instituto Florestal, órgão do Governo do Estado de São Paulo.

A cada seis meses, mais de 10 mil pessoas aproveitam para realizar esse passeio de Ecoturismo e se encantar com a sua beleza natural.

São Bernardo Plaza Shopping

É claro que os polos comerciais também entram em nossa lista dos pontos turísticos de São Bernardo do Campo. Um deles é o São Bernardo Plaza Shopping — um dos principais do ABC Paulista.

Situado na popular Avenida Rotary, o espaço possui 105 mil m² de terreno, 2,4 mil vagas de estacionamento e mais de 100 lojas, reunindo as melhores marcas do mercado, como aquelas voltadas para o vestuário, mundo fitness, universo de beleza e, até mesmo, itens para o lar.

Durante o seu passeio, também existe a possibilidade de ir ao cinema da rede Cinépolis, jogar boliche com a família ou experimentar uma comida deliciosa em alguns dos diversos restaurantes localizados em áreas exclusivas.

Parque Chácara Silvestre

Antes de encerrar o post, vale ressaltar o Parque Chácara Silvestre.

Com diversas atrações, entre elas dois playgrounds, pista de cooper, arena coberta e um espaço de convivência, essa área é uma das primeiras opções quando os moradores decidem se exercitar ou passar algum tempo de lazer com a família.

Um detalhe que chama a atenção diz respeito ao Casarão Chácara Silvestre — uma construção originária da década de 1930 e que, recentemente, passou por um completo projeto de restauração. 

Nele, se encontra o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, uma área criada com o intuito de valorizar a vida indígena e outras questões que envolvem a cultura brasileira.

Um verdadeiro mar de informação!

Agora, conte para nós: após esse post sobre os pontos turísticos de São Bernardo do Campo, você ficou com vontade de explorar mais essa região tão rica?

Faça uma programação para depois da pandemia e, se possível, leve com você o restante da família. Temos certeza de que os seus passeios serão ainda mais divertidos e prazerosos.

Caso tenha gostado, não perca tempo e deixe um comentário abaixo. Quem sabe, você também possa dividir conosco outras opções interessantes e enriquecedoras? Até mais!

Deixe uma resposta