Garantia de Aluguel no Grande ABC

Garantia de aluguel no Grande ABC: conheça as principais

Está com planos de locar um imóvel, mas não sabe como funciona a Garantia de aluguel no Grande ABC? Te ajudamos a entender as principais opções!

Após uma longa busca, você, finalmente, encontrou o imóvel perfeito para morar.

Boa notícia!

Agora, chega o momento de partir para a negociação, que é formada por alguns cuidados e condições próprias para evitar dor de cabeça aos envolvidos nesse processo. 

Nesta etapa, queremos falar a respeito da Garantia de aluguel no Grande ABC.

Como já é sabido, o inquilino precisa provar que conseguirá cumprir com as suas responsabilidades, assegurando o pagamento mensal — e em dia — ao proprietário do espaço. 

De todas as modalidades, a mais conhecida é o tal do fiador. Mas, é claro que esta não é a única saída.

Atualmente, o mercado imobiliário conta com inúmeras soluções para quem deseja locar um novo lar, se comprometer e levar uma vida mais tranquila. 

Abaixo, contamos quais são elas e como aproveitá-las da melhor forma. Continue com a leitura e fique por dentro!

Título de capitalização

Para começar, vamos abordar o título de capitalização. Basicamente, esta é uma alternativa em que o título é vinculado ao próprio contrato de locação

Já o seu valor, pode variar de seis até 10 vezes do preço do aluguel, sem qualquer custo adicional para o inquilino, como pode acontecer com outras opções de garantia locatícia.

Assim que o contrato acabar, e caso os pagamentos estiverem em dia, o locatário pode resgatar o título com as devidas correções. E caso houver qualquer tipo de débito ou pendência em aberto, essa quantia poderá ser sacada diretamente pelo dono da propriedade.

Toda a contratação ocorre sem muita burocracia, de modo prático, e com o acompanhamento e um consultor de seguros.

É claro que nem tudo são flores. O ponto negativo é que essa modalidade possui um custo alto. Em geral, os donos dos imóveis exigem uma quantia alta de aplicação do título — o que pode equivaler a até seis meses das mensalidades do aluguel.

Seguro fiança

Logo em seguida, vem o seguro fiança — a mais famosa Garantia de aluguel no Grande ABC e no Brasil. Aqui, o serviço deve ser contratado pelo locatário, por meio de uma seguradora, que ficará encarregada de emitir o seguro e cumprir a garantia. 

Em outras palavras, caso o indivíduo não esteja em dia com o pagamento do aluguel, a empresa será a responsável por arcar com essa dívida, além de se comprometer a resolver possíveis ações de despejos e demais problemas que possam surgir no futuro.

Normalmente, tal modalidade é bem acessível e, de quebra, permite que o indivíduo realize o parcelamento de todo o montante.

O valor total dessa garantia locatícia tende a variar, podendo chegar até 15% do preço mensal do aluguel.

Também vale lembrar que essa quantia é renovada todos os anos e não há nenhuma devolução do dinheiro ao fim do contrato.

Caução

Após o famoso fiador, podemos dizer que o caução é uma das garantias de aluguéis mais utilizadas em território brasileiro. 

O motivo? 

Nessa opção, há um acordo entre o proprietário e o inquilino, em que uma quantia é combinada e depositada para assegurar o pagamento das mensalidades e evitar as situações de inadimplência.

Na maioria das vezes, esse depósito é realizado em uma conta poupança e apresenta uma quantia equivalente a até 3 aluguéis. 

Caso no fim do contrato não haja nenhuma pendência ou o dono do imóvel não se sinta prejudicado de alguma forma, o inquilino tem o direito de sacar o montante, com os seus devidos juros e correções.

Bem simples!

Carta de fiança

Impossível falar sobre as alternativas de Garantia de aluguel no Grande ABC, sem citar a carta fiança. 

Constantemente oferecida por instituições especializadas no ramo ou, até mesmo, por bancos, essa opção permite o parcelamento do valor do aluguel.

Ao contrário do famoso seguro fiança, tal modalidade possui um limite máximo para indenização. 

Assim, o proprietário do imóvel pode acabar tendo certos prejuízos, especialmente, se a quantia do débito for superior ao total pré-estabelecido pela empresa responsável.

Cartão de crédito

Você pode até estranhar, mas o cartão de crédito também vem sendo amplamente usado como forma de garantia locatícia. Não tem mistério. 

Nessa solução, o inquilino, quando não consegue encontrar um fiador, utiliza o seu cartão de crédito para arcar com as despesas referentes ao aluguel.

O mais comum, é que esse montante seja referente ao valor de até quatro aluguéis, como uma maneira de garantir que nenhuma parte envolvida fique no prejuízo.

Obviamente, é preciso que o indivíduo possua um cartão com um bom limite bancário para arcar com esse tipo de despesa. A parte boa, é a análise costuma ser mais simples nessa situação — se limitando ao CPF do indivíduo.

Fiador

O fiador, certamente, é a garantia locatícia mais conhecida e utilizada no país. Em resumo, dizemos que essa pessoa é a segunda responsável pelo pagamento das mensalidades do aluguel. 

Logo, caso o inquilino não cumpra com as suas obrigações, o fiador é acionado e precisará arcar com os débitos e demais encargos previstos em contrato.

Para ser um fiador, o indivíduo precisa possuir uma propriedade já quitada e conseguir comprovar renda. Ele ainda não pode ter restrições em seu nome e não precisa ter nenhum vínculo familiar com o locatário, podendo ser apenas um amigo ou conhecido próximo. 

Ao aceitar ser um fiador, porém, é importante que a pessoa tenha conhecimento dos riscos financeiros e judiciais que essa modalidade envolve. Toda atenção é pouca!

Antes de finalizar este post, gostaríamos de destacar o papel da imobiliária durante esse tipo de transação. 

Assim que contar com o acompanhamento de profissionais experientes e de confiança, você terá mais facilidade para encontrar a melhor Garantia de aluguel no Grande ABC, além de se manter sempre longe de golpes ou fraudes.

Uma dessas empresas, é a Guaíra Negócios Imobiliários, que está há anos no mercado imobiliário e podem te ajudar em cada etapa dessa realização. Aproveite a leitura para entrar em contato conosco e conhecer mais sobre os nossos serviços!

Deixe uma resposta