Afinal, é possível alugar imóvel sem fiador? Descubra!

Afinal, é possível alugar imóvel sem fiador? Descubra!

Alugar imóvel sem fiador é sinônimo de mais praticidade, agilidade e segurança para todos os envolvidos. Veja como funciona.


Já imaginou poder alugar imóvel sem fiador? Até poucos anos atrás, pensar nesta modalidade era algo quase impossível — afinal, muitas imobiliárias e proprietários não encontravam outras saídas para substituir esse tipo de garantia locatícia e evitar as constrangedoras situações de inadimplência.

Entretanto, e graças ao avanço da tecnologia, hoje já podemos contar com alguns recursos incríveis, que vieram para facilitar a nossa rotina e nos deixar preparados para contornar qualquer situação. 

Mas, antes de falar sobre essas novidades, que tal conhecer as alternativas já existentes no mercado imobiliário e que podem substituir o bom e velho fiador?

Neste post, contaremos tudo a respeito do assunto, dando sugestões para que você evite qualquer tipo de sufoco e consiga realizar as suas negociações com calma e transparência. Acompanhe!

Tudo o que você precisa saber sobre o fiador

Muito se fala sobre o papel do fiador nas transações de aluguel. Em linhas gerais, esse indivíduo costuma ser bem próximo da pessoa que vai alugar um imóvel.

O fiador ainda precisa cumprir alguns requisitos e assegurar que, caso o locatário não consiga arcar com as suas obrigações, ele terá disponibilidade para cumprir essas questões, tanto burocráticas, quanto financeiras.

Já para ter o seu cadastro aprovado, o fiador precisa preencher os seguintes requisitos:

  • estar ciente e disposto a assumir os riscos desse tipo de negociação;
  • não possuir o nome negativado no SPC ou Serasa;
  • apresentar renda mensal três vezes acima do valor do aluguel do imóvel que está sendo negociado;
  • não ser um fiador de outro imóvel;
  • ter um imóvel já quitado como forma de garantia;
  • ter disponibilidade de tempo.

Logo, podemos concluir que pode ser bem difícil encontrar uma pessoa que se encaixe nesse perfil, concorda?

Por essas e outras, alugar imóvel sem fiador é uma alternativa que está cada vez mais em pauta, seja para facilitar esse processo, como também, para minimizar o constrangimento entre aqueles que estão em busca de um novo lar para morar.

As formas de alugar imóvel sem fiador

A boa notícia é que existem várias alternativas para quem precisa agilizar esse procedimento, sem precisar contar com a ajuda de terceiros. Os métodos mais tradicionais são:

Caução

Nessa opção, o locatário precisa realizar um depósito de uma quantia equivalente a, em média, três meses de aluguel. O pagamento deve ser feito em uma conta poupança e servirá como garantia, caso haja qualquer situação de inadimplência.

Seguro-fiança

Essa modalidade funciona de um modo bem parecido com o caução. A única diferença, é que o seguro-fiança conta com a opção de parcelamento e pode ser renovado todos os anos.

Título de capitalização

Em geral, essa solução é oferecida por seguradoras e cumprem um papel bem similar ao do caução. Contudo, o ponto negativo é que o título de capitalização tende a apresentar um valor elevado, podendo custar até 15 vezes o total das parcelas de um aluguel.

Cessão fiduciária

Apesar de ser pouquíssimo utilizada no ramo, não podemos deixar de citar a cessão fiduciária — uma alternativa que consiste na utilização de cotas. Aqui, os fundos de investimentos são oferecidos como garantia para que não haja casos de inadimplência por parte do locatário. Bem simples!

Cartão de crédito

Por fim, existe uma das modalidades mais modernas que existem — o cartão de crédito. Ao optar por ela, o inquilino usará o seu limite de crédito como garantia locatícia, adiantando o pagamento de algumas mensalidades da sua locação e evitando as situações de inadimplência.

A novidade da vez: Guaíra Digital

Em tempos difíceis, o melhor caminho é não ficar parado e continuar se reinventando. Foi exatamente isso o que a Guaíra Negócios Imobiliários decidiu fazer.

Para atender a nova demanda do mercado e continuar ajudando o público a encontrar um novo espaço para morar, a empresa decidiu criar uma plataforma 100% digital, na qual é possível pesquisar por propriedades, realizar negociações e fechar contratos em um piscar de olhos.

Não tem segredo. O trâmite funciona bem rápido. A seguir, contamos alguns pontos que merecem total destaque.

Zero burocracia

Desta vez, você pode fazer o agendamento de visitas on-line. Se encontrar um imóvel bacana e quiser fechar contrato, tudo bem! Para tanto, realizamos uma simples análise de crédito em até 15 minutos.

Os contratos, por outro lado, são completamente digitais, podendo ser assinados no conforto do seu lar e enviados com segurança por e-mail, sem precisar contar com cartório ou demais órgãos que costumam atrasar essa fase. É a tecnologia mostrando os seus benefícios!

Agilidade em alta

Na Guaíra Digital, também entendemos que o tempo é extremamente precioso. Diante disso, procuramos concluir cada etapa com o máximo de rapidez, mas sem deixar de lado a eficiência e a excelência no atendimento.

Não se esqueça de que somos a imobiliária nº 1 no ABC paulista, contando com a maior carteira de imóveis para venda e locação da região.

Processos transparentes

Prezando pela transparência e honestidade, cada uma dessas negociações é realizada com um de nossos consultores imobiliários — enquanto o proprietário tem a oportunidade de acompanhar todo o processo. Assim, qualquer dúvida poderá ser solucionada em tempo real, sem burocracia ou falhas de comunicação.

Atendimento personalizado

Não é porque estamos no digital que nos esquecemos de nossos clientes. Pelo contrário! Para continuar oferecendo um serviço personalizado, a empresa conta com diferentes canais de contato, como e-mail, telefone e redes sociais. 

Por meio deles, você poderá conversar com o consultor imobiliário para esclarecer questões, verificar o andamento do processo e outros detalhes que envolvem o novo lar.

E então, gostou de nossas dicas sobre como alugar imóvel sem fiador? Agora que você já está por dentro do assunto e, inclusive, conhece a novidade que a Guaíra Digital tem disponível, aproveite para embarcar nessa tecnologia e mudar a forma de fechar os seus contratos. 

Temos certeza de que a sua experiência será incrível. Para saber mais, acesse o site e conheça as unidades anunciadas!

Deixe uma resposta