apartamento no grande abc

Apartamento no Grande ABC: o que saber antes de comprar?

Se você está com planos de comprar um apartamento no Grande ABC, veja essas dicas e descubra o que analisar durante essa transação!


Por se tratar de um investimento caro, muitas pessoas adquirem um imóvel apenas uma vez ao longo de toda a vida. Fato este, que mostra a importância de acertar na escolha. Mas afinal, você sabe o que analisar antes de comprar um apartamento no Grande ABC?

Em uma busca rápida pelas imobiliárias e sites na web, conseguimos encontrar uma vasta variedade de unidades — cada qual, disponível para um tipo de morador. 

E nessa etapa, é imprescindível considerar alguns fatos básicos, porém, extremamente relevantes. Entre eles, a qualidade do empreendimento, os prós e os contras do apartamento e, até mesmo, o valor que será pago nessa negociação.

Queremos que você faça a sua melhor escolha. Por isso, trouxemos dicas de ouro para te auxiliarem durante essa jornada. Acompanhe para saber mais!

Sem planejamento, você pode se decepcionar

Não existe uma boa negociação sem planejamento. Para que a sua compra seja satisfatória, o ideal é nunca se levar pela emoção, mas sim, projetar cada etapa do seu investimento para evitar arrependimentos futuros.

Comece fazendo algumas pesquisas de mercado, visitando empreendimentos diversos e considerando todas as minuciosidades desse tipo de negociação. Outro ponto interessante é enxergar essa tomada de decisão a longo prazo.

Por exemplo: você terá dinheiro suficiente para continuar arcando com as parcelas do financiamento? Ou então, o imóvel escolhido ainda será compatível com as necessidades de sua família? Inicialmente, essas questões podem soar superficiais, mas elas serão essenciais para impedir que você caia em ciladas.

A oferta é grande. Foque em qualidade

O mercado imobiliário é um dos que mais se expandiram no Brasil. Consequentemente, existem muitas opções sendo ofertadas no setor e com as mais variadas características possíveis.

Há, por exemplo, unidades de valores acessíveis, mas com localização que deixa a desejar. Já outras, são situadas em bairros nobres, porém, carecem de um investimento muito maior pelos seus compradores. 

O segredo para não errar nessa fase? É prezar por qualidade! Aqui, é recomendado fazer um levantamento e estipular todos os detalhes que você deseja ter em seu próximo lar. Alguns exemplos são:

  • tamanho da planta;
  • número de dormitórios;
  • o tipo de localização;
  • comodidades e opções de lazer;
  • posição da unidade;
  • se o imóvel é novo ou usado;
  • as questões que envolvem segurança.

Caso você queira adquirir um empreendimento novo, ou na planta, também é válido conferir diversos detalhes referentes aos materiais utilizados no espaço. Acabamentos, revestimentos, pintura e demais instalações devem entrar nessa lista.

Ainda não está se sentindo seguro em dar esse passo? Tudo bem! Aconselhamos que você espere mais um pouco e aproveite para conversar com pessoas que entendem do assunto, como um consultor imobiliário.

Analise os prós e os contras de morar em apartamento

Assim como em todas as opções existentes no mercado imobiliário, morar em um apartamento no Grande ABC tem os seus lados positivos e os negativos.

Para não se arrepender, analise muito bem cada um desses quesitos, sempre considerando as suas necessidades e de toda a família. Abaixo, te contamos quais são eles.

Os prós de morar em apartamento

  • mais segurança;
  • inúmeras opções de lazer;
  • excelente localização;
  • baixa necessidade de manutenção.

Os contras de morar em apartamento

  • os condomínios possuem regras de convivência;
  • você terá menos privacidade;
  • de acordo com a planta escolhida, o espaço será menor;
  • em algumas áreas, é possível que haja restrição para pets.

Saiba até onde você pode ir financeiramente

Até aqui, você já decidiu que vai investir em um apartamento no Grande ABC. Porém, antes de “bater o martelo”, é preciso analisar um dos fatores mais importantes dessa jornada — o seu bolso.

Não é novidade que a compra de um imóvel próprio consiste em um alto investimento. Detalhe este, que leva muitas pessoas a optarem pelo financiamento imobiliário.

Uma boa dica é testar algumas simulações de crédito. Nos bancos, é possível realizar esse processo tranquilamente, sem pagar nenhum tipo de taxa.

Ao conferir essas informações, você conseguirá saber, de modo simples, qual o valor que a instituição financeira pode liberar para o seu financiamento e qual a porcentagem de sua renda será comprometida com as mensalidades.

De acordo com os especialistas, é indicado que esse investimento comprometa, no máximo, 30% do seu orçamento mensal. Ainda assim, é sempre interessante fazer uma análise profunda para certificar de que você conseguirá arcar com as suas obrigações.

Considere os seguintes itens:

  • você conseguirá suportar o valor das parcelas pelos próximos anos?
  • qual impacto esse investimento irá causar em sua vida financeira?
  • existem outras opções de pagamento para não comprometer tanto a sua renda?
  • você precisará mudar o seu estilo de vida?

Bônus

Para minimizar os problemas, trace um planejamento financeiro e poupe um pouco de sua renda mensal durante um tempo. Quanto maior for a quantia acumulada, mais fácil será para você dar uma entrada no financiamento, abatendo parcelas e se livrando de muitos juros.

O serviço de uma imobiliária facilita a sua vida

Antes de finalizar, não poderíamos deixar de citar a relevância de contar com uma imobiliária durante esse processo. Muitos usuários erram ao descartar esse tipo de serviço, o considerando desnecessário e dispensável.

Não seja um deles! Atualmente, a imobiliária é o caminho certeiro para quem deseja realizar uma compra tranquila e com o máximo de segurança — especialmente, em um mercado que é conhecido por pregar várias peças em seus compradores.

Existem várias vantagens ao optar por essa modalidade. Com um bom corretor ao seu lado, será possível ter mais conhecimento a respeito do universo imobiliário e investir naquela unidade que, certamente, será valorizada no futuro. Outros benefícios são:

  • segurança em todas as etapas da transação;
  • apoio jurídico na elaboração do contrato;
  • possibilidade de realizar vistorias no imóvel;
  • opção de intermediação com o proprietário, em caso de empreendimentos usados;
  • menos burocracia.

Viu só? Depois dessas dicas especiais, você já possui informação suficiente para saber o que analisar antes de comprar o seu tão sonhado apartamento no Grande ABC. Esperamos que o conteúdo tenha sido valioso!

E caso ainda precise solucionar outras informações, aproveite a leitura e entre em contato conosco. A Guaíra Negócios Imobiliários possui um time completo de consultores, que estão dispostos a te atender de forma personalizada e facilitar todas as etapas dessa realização.

Deixe uma resposta