diferença entre casa e sobrado

Vai se mudar? Entenda tudo sobre a diferença entre casa e sobrado!

Entender a diferença entre casa e sobrado é o primeiro passo para encontrar o seu imóvel dos sonhos. Confira!


Se você está em busca de um novo lar, já deve ter reparado que o setor imobiliário conta com inúmeras opções de construção.

Há, por exemplo, os apartamentos, as residências térreas, os condomínios fechados e por aí em diante. E por essa razão, muitos compradores ainda tendem a cair em uma dúvida antiga, porém, que nunca sai de cena: “afinal, qual a diferença entre casa e sobrado?”. 

Esse questionamento pode ser realizado em diversos momentos da fase de procura de um espaço para morar. Especialmente, porque os dois projetos contam com características comuns, mas também algumas diferenças e benefícios específicos

Por isso, queremos compartilhar com você, leitor, quais são esses pontos de atenção para que a sua próxima decisão seja extremamente assertiva e satisfatória. Continue acompanhando o post, anote as nossas recomendações e encontre o cantinho perfeito para você e toda a sua família. Não perca!

O que é uma casa térrea?

Podemos dizer que a casa térrea é o tipo de construção residencial mais popular que existe.

Em geral, essa opção tende a ser bem econômica, uma vez que a sua estrutura não é muito elaborada e, logo, permite que haja uma grande economia de materiais, de mão de obra e no desenvolvimento do projeto. 

O que mais chama a atenção dessa alternativa, é que a casa térrea, como o nome já diz, apresenta somente um único piso. Ou seja, você não encontrará mais do que um andar em suas dependências. Fato que elimina a necessidade de escadas e permite que as famílias com crianças pequenas, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida tenham mais tranquilidade e segurança. 

Dentro dessa mesma proposta, também podem existir as casas geminadas. Muito populares na última década, elas voltaram com tudo na atualidade e são excelentes caso você queira morar em um local com mais espaço disponível. 

O que caracteriza esse tipo de imóvel, é a sua construção que fica localizada na divisa do terreno e parte de sua estrutura é diretamente ligada à outra construção.

A única desvantagem, é que, em algumas situações, os moradores podem sentir uma falta de ventilação interna, devido a ausência de janelas em um dos lados da construção.

As vantagens da casa térrea

Existem várias vantagens ao optar por viver em uma casa térrea. A seguir, te contamos quais são as mais relevantes: 

  • excelente custo-benefício durante o processo de construção; 
  • conta com espaços acessíveis, eliminando o problema de locomoção de pessoas com deficiência, idosos ou crianças; 
  • permite a integração horizontal com os demais ambientes, sejam eles internos ou externos. Como exemplo, destacamos a possibilidade de unir a cozinha com a área gourmet ou a piscina; 
  • por contar com apenas um pavimento, a casa térrea tende a ser construída mais rapidamente.

As desvantagens da casa térrea

Assim como em todos os modelos de construção, a casa térrea conta com algumas desvantagens. São elas: 

  • é possível não ter uma vista privilegiada, especialmente, se a casa térrea também for geminada; 
  • essa opção pode não oferecer uma boa área de recreação ou espaço verde; 
  • em muitos casos, a construção da casa ocupa todo o terreno.

O que é um sobrado?

Basicamente, o sobrado é projetado quando o proprietário do terreno sente a necessidade de construir uma casa grande, mas, mesmo assim, o espaço disponível para a obra não permite essa realização.

Então, como solução, os arquitetos e engenheiros optam por elaborar um segundo pavimento, aproveitando a área de forma vertical. 

Outra questão que costuma atrair a atenção dos profissionais do ramo, diz respeito ao visual da construção. Ao investir em projetos de sobrados, é possível criar construções belíssimas, explorando ao máximo as ideias disponíveis no universo arquitetônico.

Com o passar do tempo, essas criações se aprimoraram muito e, hoje, já é possível encontrar sobrados com designs diferenciados e que fogem das obras tradicionais, com o formato de “bloco”. 

Também não podemos esquecer da divisão dos pavimentos, que carrega características muito interessantes. Em geral, no piso superior estão localizados os dormitórios, banheiro e o escritório.

Já no andar inferior, encontram-se a sala de estar e de jantar, cozinha, área de serviço, lavabo e área de lazer (se houver).

Essa disposição é excelente para garantir mais praticidade e privacidade aos moradores ainda mais, aqueles que gostam de receber visitas. 

Por fim, vale considerar a valorização que os sobrados costumam apresentar com o tempo. No mercado imobiliário, esses empreendimentos possuem uma valorização mais alta, quando comparada com a da casa térrea.

É claro que, durante o processo de planejamento e construção, será preciso gastar mais dinheiro, uma vez que estamos falando de um projeto mais detalhado mas, no futuro, o retorno será certeiro para o seu bolso. 

As vantagens do sobrado

Gostou dessa modalidade? Entendeu qual a diferença entre casa e sobrado? Conheça também os principais benefícios oferecidos para quem decide morar em um sobrado: 

  • mais espaço, já que a construção consegue se expandir verticalmente; 
  • em muitas vezes, essas opções são mais estilosas, unindo praticidade e conforto no mesmo espaço; 
  • por conta da altura da construção, a ventilação e iluminação natural são melhores; 
  • o sobrado é considerado um espaço mais privativo, com cômodos distantes uns dos outros.

As desvantagens do sobrado

Nem tudo são flores. Por isso, também existem alguns pontos negativos ao investir em um sobrado. Os mais comuns são:

  • como o sobrado precisa de alicerces extremamente firmes e resistentes, o seu custo é mais elevado do que o da casa térrea; 
  • não é uma opção atrativa para famílias com idosos, crianças ou portadores de necessidades especiais; 
  • muitas vezes, o sobrado necessita de uma manutenção maior.

Lembre-se: no universo imobiliário, não existe uma opção mais vantajosa do que a outra. A escolha ideal dependerá unicamente do seu perfil, das necessidades da sua família e, principalmente, do orçamento disponível para essa conquista.

Procure analisar profundamente essas questões para seguir o melhor caminho possível. 

E então, gostou dessas dicas sobre a diferença entre casa e sobrado? Acredita que elas serão úteis para a sua tomada de decisão? Deixe um comentário no post e divida a sua opinião conosco. Vamos adorar conhecer o seu ponto de vista!

Um comentário

Deixe uma resposta