As vantagens e desvantagens de morar em condomínio fechado

As vantagens e desvantagens de morar em condomínio fechado

Você sonha em morar em condomínio fechado? Antes de tomar a sua decisão, conheça as vantagens e desvantagens dessa modalidade!


Pode até não parecer, mas morar em condomínio fechado é bastante diferente do que viver em uma casa tradicional. Afinal, você deverá seguir algumas regras para viver em comunidade e, em muitos casos, boa parte das decisões não poderá ser tomada sozinha — mas sim, a partir da análise de todos os moradores.

E isso vale para muitas questões, sabia? Seja para pintar a fachada do imóvel, fazer reformas na área externa ou qualquer outro conserto significativo. Assim, antes de decidir se mudar para um espaço como esse, é necessário considerar todas as suas características e avaliar se a opção é válida — ou não — para o perfil de toda a sua família.

Diante disso, criamos um conteúdo completo com todas as informações necessárias para essa escolha. Continue acompanhando o post e descubra tudo sobre o tema!

As vantagens de morar em condomínio fechado

Não é à toa que morar em condomínio fechado se tornou o desejo de boa parte dos brasileiros. Na prática, existem vários pontos positivos ao optar por essa alternativa de moradia — como mais segurança, comodidade e fantásticas opções de lazer para todas as idades. Anote!

Máximo de segurança

Quem vive em uma cidade grande, com certeza, já se deparou com situações de medo e insegurança causados pela violência urbana. E esse sentimento é ainda mais intenso quando temos filhos pequenos ou moramos em localidades perigosas demais.

Para solucionar o problema, os condomínios fechados apresentam um sistema de segurança impecável, composto por biometria, monitoramento por câmeras, portaria 24 horas, muros altos, cercas elétricas e, inclusive, rondas noturnas e diurnas para garantir a tranquilidade de todos.

Inclusive, as entradas das visitas devem ser autorizadas pelo morador e, caso você queira realizar uma viagem, poderá ir sem se preocupar com assaltos ou invasões.

Total privacidade

Sem dúvida, uma das principais vantagens de morar em condomínio fechado é a privacidade que esses imóveis conseguem proporcionar. O motivo?

Além de contarem com portaria 24 horas, que impedem o acesso de estranhos, esses empreendimentos possuem um certo distanciamento entre uma casa e outra, fazendo com que a interação com os vizinhos seja restrita e haja certas condutas de convivência a serem seguidas.

Comodidade para todos

Assim que se mudar para um condomínio fechado, automaticamente, você terá uma rotina com maior comodidade.

Dependendo do empreendimento escolhido, esses espaços contam com áreas de lazer completas, compostas por salão de festas, academia, piscina, sauna, playground, jardim e, até mesmo, uma ampla cozinha gourmet.

Existem ainda certas opções que possuem lojas de conveniência e serviços exclusivos para os condôminos, como é o caso de profissionais de jardinagem, limpeza e, inclusive, manicure conveniados com o local. 

Juntos, esses fatores são excelentes para quem está em busca de mais praticidade, sem precisar se deslocar e gastar combustível para aproveitar tais diferenciais.

Contato com a natureza

É unânime: quem possui uma vida agitada, hora ou outra, sente a necessidade de entrar em contato com a natureza — principalmente, em uma cidade grande. Entretanto, isso não será mais um problema caso você decida morar em condomínio fechado.

Desenvolvidos especialmente para oferecer uma rotina completa aos moradores, esses empreendimentos, geralmente, apresentam áreas verdes para a realização de caminhadas. Existem também, muitos jardins, lagos, árvores e uma boa variedade de flora para embelezar o local.

Caso prefira, você poderá aproveitar esses espaços para praticar atividades físicas, fazer piqueniques nos finais de semana ou, simplesmente, descansar e ler um livro em seus momentos de folga.

De acordo com a dinâmica do espaço, os moradores podem montar hortas coletivas, em que todos têm a oportunidade de cuidar das folhagens e ter fácil acesso aos alimentos saudáveis.

Após essa experiência, há quem diga que o manuseio da terra é uma atividade terapêutica e extremamente relaxante!

As desvantagens de morar em condomínio fechado

Infelizmente, nem tudo são flores — e também existem algumas desvantagens ao optar morar em condomínio fechado. Conheça as principais e tire as suas conclusões!

Regras de convivência

Para que a convivência seja benéfica para todos, os condomínios contam com uma série de normas básicas que devem ser respeitadas integralmente. Em geral, essas regras são impostas para o uso das áreas comuns, festas, reformas e demais questões que envolvem a construção da área privativa.

Dito isso, você precisará conhecer muito bem o que está liberado — e o que não está — antes de tomar qualquer decisão importante. Atente-se também aos dias e horários em que os espaços comunitários estão liberados e as demais condições que envolvem a realização de festas. Todo cuidado é pouco!

Taxas mensais

Ao adquirir uma casa em um condomínio fechado, é comum que muitas pessoas imaginem estar se livrando completamente do aluguel. Porém, esse pensamento vai somente até “a página dois”.

Daqui para frente, você precisará arcar com outras despesas mensais, como é o caso da taxa condominial, que serve para cuidar da manutenção das áreas comuns. Esse valor ainda é destinado ao pagamento de funcionários e gastos emergenciais que podem surgir com o passar do tempo.

Animais de estimação restritos em certos ambientes

Não é porque você se mudou para um condomínio fechado que, necessariamente, todas as áreas do empreendimento estarão liberadas para o seu bichinho de estimação.

Conforme as regras do local, é possível que certos ambientes proíbam a sua permanência, como é o caso da piscina, playground e por aí em diante.

Ainda é válido ressaltar que outras questões, como o latido ou a agressividade do pet, também podem contribuir para que as normas sejam mais rigorosas, a fim de assegurar o bem-estar de todos.

E então, você conseguiu entender se morar em condomínio fechado é uma boa solução — ou não — para a sua família? Acredita que será fácil se adaptar a esse ambiente e ter o lifestyle que sempre sonhou? Aproveite a leitura e deixe um comentário abaixo. Vamos adorar saber a sua opinião!

Deixe uma resposta