Vale a pena comprar um imóvel usado no Grande ABC?

Vale a pena comprar um imóvel usado no Grande ABC?

Está considerando investir em um imóvel usado no Grande ABC, mas não sabe se vale a pena ou não? Conheça as vantagens e as desvantagens e tome sua decisão!


Pode não parecer, mas este é um excelente período para adquirir a tão sonhada casa própria. 

Nessa pandemia, os juros praticados pelas instituições financeiras estão bem reduzidos, facilitando a decisão de quem deseja fazer um bom negócio. 

Inclusive, se você está com planos de economizar mais, uma boa opção é investir em um imóvel usado no Grande ABC. Que tal começar a considerar essa ideia?

Com localização privilegiada e fácil acesso aos principais pontos de São Paulo, a região vem sendo muito procurada por indivíduos em busca de mais qualidade de vida. 

No entanto, e mesmo diante desses atrativos, ainda existem algumas pessoas que não sabem se vale a pena — ou não — investir em um espaço usado. 

Afinal, esses imóveis contam com algumas particularidades que devem ser consideradas no decorrer dessa decisão — indo desde a documentação do espaço, que precisa estar em dia, até uma avaliação minuciosa nas estruturas. 

Quer saber mais? Então, confira este post e descubra, de uma vez, como seguir o melhor caminho!

O que analisar durante a escolha de um imóvel usado no Grande ABC?

O primeiro passo é entender o que precisa ser considerado daqui para frente. Isso porque, um imóvel usado pode contar com certas particularidades que costumam passar despercebidas para quem é inexperiente no assunto. 

Assim, te contamos a seguir quais são elas para que você evite cair em ciladas. Veja!

Visite o espaço 

Não tem jeito: se você deseja fazer um bom negócio, é essencial visitar a construção pessoalmente para garantir se ela é, de fato, como mostram as fotos. 

Nessa etapa, é necessário conferir todos os detalhes possíveis, desde as instalações hidráulicas e elétricas, até as janelas, portas, piso e por aí em diante. 

Verifique todos os elementos para assegurar que o imóvel está em bom estado de conservação. Esse é o momento certo para analisar se será preciso fazer reformas após a compra e qual o possível investimento necessário. 

Converse com especialistas 

Para evitar arrependimentos no futuro, nada melhor do que conversar com especialistas no assunto. Ou seja, consultores imobiliários experientes e preparados para recomendar soluções que irão se encaixar em seu perfil. 

Em geral, esses profissionais conseguem analisar as particularidades de cada imóvel e, a partir disso, analisar se elas estão prontas para suprir as suas necessidades. 

Ainda é válido realizar buscas na internet e verificar os sites de imobiliárias renomadas no segmento. 

Durante a tarefa, analise preços e compare os pontos positivos de cada opção até encontrar aquela que mais atrai a sua atenção. 

Analise a documentação

Jamais assine um contrato sem, antes, conferir atentamente a documentação do seu imóvel usado no Grande ABC. 

A indicação é checar tanto o registro, quanto a escritura do espaço, assim como, o histórico de propriedade do local, que pode ser acessado por meio da matrícula disponível em cartório. 

Esse mecanismo é ideal para que os futuros moradores saibam se a construção está verdadeiramente quitada. 

Fora isso, lembre-se de analisar outros itens primordiais. Entre eles, destacamos a certidão negativa de tributos e o memorial descritivo do espaço — que indica todas as mudanças realizadas na propriedade desde a sua construção. 

Explore a localização

De nada adianta fazer uma visita completa ao imóvel se, no fim, você não analisar o entorno da propriedade. 

Muitas vezes, uma propriedade apresenta um excelente preço de mercado, mas está situada em áreas remotas ou sem um bom acesso aos principais pontos de comércio. 

Assim, é importante conferir se o bairro em questão possui boas vias de acesso, boa infraestrutura e trânsito com bom fluxo. 

Veja também se a construção está perto do seu trabalho, da escola das crianças e dos demais estabelecimentos frequentados por você e seus familiares. 

Entenda como funciona o financiamento de um imóvel usado

Por fim, e não menos importante, conheça muito bem o processo de financiamento de um imóvel usado. 

Em geral, as instituições financeiras costumam liberar o crédito para a compra de propriedades em lançamento ou na planta, uma vez que as construtoras e incorporadoras possuem parcerias com as instituições financeiras, facilitando o procedimento. 

Entretanto, nada impede que você consiga essa quantia e realize o sonho da casa própria

Nesse sentido, é interessante juntar uma boa quantia para dar de entrada. Isso acontece, porque durante a assinatura do contrato com o banco, a instituição exige que a parte do vendedor esteja devidamente quitada. 

Vamos aos exemplos? Se o valor do espaço é R $100 mil e o do financiamento é R $70 mil, será preciso contar com R $30 mil de entrada. Bem simples! 

As vantagens e desvantagens de comprar imóvel usado

Diante desses fatores, já podemos traçar quais são os pontos positivos — e os negativos — de investir em um imóvel usado no Grande ABC. Aprofunde-se em cada um deles e analise o que vale mais a pena para o seu perfil de comprador. 

Vantagens

  • excelente custo-benefício; 
  • possibilidade de negociar o valor; 
  • você conseguirá saber, com exatidão, como é o imóvel e os seus ambientes;
  • poucos gastos para equipar o local com iluminação, piso e demais itens necessários; 
  • os ambientes tendem a ser mais amplos.

Desvantagens

  • é provável ter mais gastos com a manutenção; 
  • em algumas ocasiões, o condomínio pode ser mais caro do que em unidades novas; 
  • os projetos, em algumas situações, podem ser um pouco ultrapassados; 
  • as áreas de lazer são menores.

Após essa leitura completa, temos certeza de que será mais fácil acertar em cheio nessa decisão e conquistar o espaço que você sempre desejou. 

Caso ainda encontre certa dificuldade no decorrer do processo, não deixe de conversar com um profissional especializado no ramo, como os consultores da Guaíra Negócios Imobiliários. 

Para saber mais, aproveite para entrar em contato e solucionar as suas dúvidas. Em breve, um time de especialistas te auxiliará nesse processo!

Deixe uma resposta