É possível pré-aprovar o crédito imobiliário antes de escolher um imóvel?

É possível pré-aprovar o crédito imobiliário antes de escolher um imóvel?

Pré-aprovar crédito imobiliário é um recurso essencial para quem deseja garantir o seu imóvel dos sonhos com mais agilidade e eficiência. Saiba mais!

Adquirir uma casa própria é um processo um tanto burocrático. Por se tratar de um investimento de valor elevado, a maioria das pessoas realiza essa ação por meio do financiamento de imóveis que, atualmente, é a medida mais acessível e viável para os brasileiros.

E o que pouca gente sabe é que existe a possibilidade de pré-aprovar crédito imobiliário antes mesmo de escolher o seu empreendimento dos sonhos. 

Durante muito tempo, as pessoas acreditaram que a aprovação da quantia só poderia ser liberada caso o imóvel já estivesse sido escolhido pelos futuros moradores.

Porém, existe a chamada pré-aprovação, que oferece inúmeras vantagens aos usuários e consegue acelerar toda a negociação, sendo um passo importantíssimo para quem deseja se proteger de problemas. 

Quer saber mais sobre esse recurso? Então, não perca o post de hoje. Abaixo, te contamos tudo a respeito do assunto e, de quebra, também damos algumas dicas para que essa empreitada seja simples e fácil. Confira!

O que é o crédito imobiliário e como ele funciona

Antes de mais nada, que tal entender como funciona o financiamento de um imóvel? Ao optar por essa solução, o banco fica responsável por pagar à vista o empreendimento para o usuário. 

Logo, a sua dívida não será mais com a construtora ou incorporadora, e sim, com a instituição financeira. Em outras palavras, você precisará pagar, todos os meses, as parcelas da transação ao próprio banco. 

É interessante ressaltar que essas mensalidades contam com taxas de juros, já que em território nacional existem dois tipos de sistemas responsáveis por regularizar tal negociação. Esse é o caso do Sistema de Financiamento Imobiliário, o SFI, e o Sistema Financeiro de Habitação, o SFH.

Ambos foram desenvolvidos pelo Governo Federal, exclusivamente, para tornar esse processo mais simples e seguro.

Inclusive, o crédito imobiliário é oferecido por diversas instituições financeiras, cabendo a você pesquisar bastante até encontrar a opção que melhor se encaixa em seu perfil e orçamento disponível. 

O crédito pré-aprovado

Como falamos, muitas pessoas tinham a ideia de que o crédito só poderia ser aprovado após a escolha do empreendimento. No entanto, não funciona bem assim. 

Por se tratar de uma transação burocrática, os especialistas recomendam pré-aprovar crédito imobiliário antes mesmo de procurar um imóvel.

Dessa forma, será possível saber, com exatidão, a quantia de dinheiro liberada pelo banco, tornando mais fácil a sua busca e sem criar falsas expectativas. 

Para explicar melhor, vamos ilustrar. Imagine, por exemplo, que após procurar bastante, você finalmente encontrou a casa perfeita.

Então, ao se dirigir ao banco, descobre que o valor liberado pela instituição está abaixo da quantia da casa. 

Ou então, recebe a notícia que, durante a espera para a liberação de crédito, o empreendimento foi vendido para outro interessado. Sem dúvida, são situações chatas e que podem desgastar qualquer um. 

Quais são os benefícios de pré-aprovar crédito imobiliário

Assim que conseguir pré-aprovar crédito imobiliário, você poderá aproveitar inúmeras vantagens. 

A primeira delas? Daqui em diante será mais simples sair para pesquisar o seu imóvel, sem se preocupar com o valor disponível ou correr o risco de perder a transação para outro comprador. 

Fora isso, existem outros pontos positivos que merecem ser destacados no post. Te contamos quais são eles!

Imóveis que se encaixam em seu orçamento

Temos aqui uma das principais vantagens desse recurso. Com a parcial aprovação do crédito imobiliário, você terá informações suficientes para sair em busca de empreendimentos dentro do limite de orçamento disponibilizado pela instituição financeira. 

Esse detalhe é imprescindível para quem deseja economizar tempo e evitar o desgaste de se encantar por construções que estão além do que você pode pagar. Sem dúvida, é uma situação muito frustrante!

Agilidade na negociação

“Tempo é dinheiro”, já diz o ditado. E em se tratando de uma negociação imobiliária, cada segundo importa. Quando gastamos muito tempo esperando pela aprovação do crédito, corremos o risco de perder oportunidades incríveis de conquistar a nossa casa dos sonhos. 

Para que isso não ocorra, a pré-aprovação é a solução perfeita. Com ela, é possível “ter meio caminho andado”, tornando toda a transação mais rápida, segura e longe de surpresas desagradáveis. 

Contudo, vale destacar que o crédito pré-aprovado possui validade de, no máximo, 90 dias. Assim, você poderá usar esse período para realizar pesquisas no mercado imobiliário até encontrar a opção ideal. Não se esqueça!

Mais segurança 

Ao pré-aprovar crédito imobiliário, o usuário tem mais tempo para analisar o contrato e ler cláusula por cláusula. 

Apesar de parecer simples e superficial, esse detalhe é essencial para garantir uma compra segura e evitar que você caia em ciladas. 

Já quando realizamos uma compra às pressas, é normal que esse cuidado passe despercebido, o que pode gerar alguns problemas no futuro. 

Dicas rápidas para conseguir pré-aprovar crédito imobiliário

Por fim, listamos a seguir quais são os cuidados necessários e que devem ser considerados por quem deseja pré-aprovar crédito imobiliário e aproveitar todas as vantagens dessa opção. Anote!

  • tenha todos os documentos em mãos, como RG, CPF; carteira de trabalho; comprovante de renda e residência; comprovante de estado civil (se houver); declaração do Imposto de Renda; 
  • faça um cadastro positivo no Serasa Experian; 
  • considere utilizar o seu Fundo de Garantia como parte da entrada do financiamento; 
  • não escolha opções que comprometam mais do que 30% do seu orçamento mensal; 
  • em caso de dúvida, entre no site dos bancos e utilize simuladores para fazer a projeção da transação;
  • garanta que não há pendências em seu nome, especialmente, nos órgãos de proteção ao crédito, tais quais o SPC e o Serasa.

Com essa leitura, não há mais desculpas: agora, você já sabe a importância de pré-aprovar crédito imobiliário e como realizar essa etapa com mais tranquilidade. 

Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito do assunto, não se preocupe. Basta deixar o seu comentário abaixo e, em breve, o nosso time de especialistas responderá à questão. Até logo!

Deixe uma resposta