região do ABC Paulista

As principais curiosidades sobre a região do ABC Paulista

Com excelente infraestrutura, a região do ABC Paulista tem muita história e curiosidades. Conheça as principais e encante-se com essa excelente localidade!


Nos últimos anos, a região do ABC Paulista vem atraindo cada vez mais pessoas que desejam viver bem. Parte da área metropolitana do estado de São Paulo, a localização é considerada um dos grandes pontos econômicos do Brasil, perdendo lugar apenas para a capital e o Rio de Janeiro. 

No entanto, e apesar de toda a sua fama, a verdade é que ainda existem pessoas que desconhecem as particularidades do Grande ABC, como também é conhecido. 

Formado pelas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, o seu desenvolvimento está avançando velozmente, o que torna essa uma excelente opção para quem está em busca de um novo lar. 

Quer saber mais? Aproveite para acompanhar a leitura e conferir todas as vantagens de viver em um local como esse.

A região do ABC conta com um incrível lago artificial 

Todo cidadão que mora no estado de São Paulo, com certeza, já ouviu falar na famosa Represa Billings. Criada nos anos 1920 e situada entre São Bernardo do Campo e São Paulo, a construção se deu logo após a reversão do curso do Rio Pinheiros.

Naquele período, o seu trajeto corria para o norte, em direção ao Rio Tietê. 

Atualmente, o local conta com, aproximadamente, 1 bilhão de metros cúbicos de água e se tornou o motivo central para quem deseja investir na cidade. 

Lá, os moradores ainda aproveitam o fim de semana para se divertir com a família e amigos, seja realizando piqueniques, passeando com os pets ou apreciando a paisagem. Demais, não é mesmo?

O Grande ABC possui uma estação fantasma

Se você é uma pessoa que adora conferir histórias sobrenaturais e misteriosas, certamente, vai gostar de conhecer essa curiosidade sobre a região do ABC Paulista. 

Mais precisamente em Paranapiacaba, distrito de Santo André, existe uma estação fantasma que, de acordo com os relatos históricos, foi uma espécie de vila, desenvolvida pela São Paulo Railway empresa de transportes ferroviários que fez muito sucesso há muitos anos. 

Com arquitetura inglesa e uma neblina pesada ao cair do dia, o lugar possui uma lenda interessantíssima: por se tratar de uma vila antiga, inaugurada em 1874, há quem diga que durante a noite é possível ouvir gritos e sussurros dos trabalhadores que no passado distante trabalharam na sua construção.

Na dúvida se a informação é falsa ou verdadeira? É simples: para tirar as suas próprias conclusões, crie coragem e dê uma volta pela área após a meia-noite. Só para os corajosos!

ABC Paulista: berço dos trabalhadores

Em 1930, a General Motors foi a primeira empresa de veículos a se consolidar em São Caetano do Sul. Inclusive, a indústria está em funcionamento até hoje, sendo a mais antiga do segmento em todo o território brasileiro. 

Com o passar do tempo, a região do ABC Paulista ficou conhecida por ser um verdadeiro polo automobilístico, especialmente, a partir dos anos 1950.

Em seguida, outras montadoras também ganharam notoriedade, como a Mercedes-Benz e a Volkswagen, que abriram as portas em São Bernardo do Campo. 

Consequentemente, todo esse movimento fez com que o local ficasse conhecido como o “berço dos trabalhadores” e também do movimento sindical. 

Um fato curioso é que os protestos trabalhistas tiveram início no fim da década de 1970, quando os profissionais reivindicaram melhorias salariais.

Já em 1980, aconteceu a popular “Greve dos 41 dias”, quando diversos operários se agruparam no Estádio da Vila Euclides. 

O local apresenta grande desenvolvimento econômico

Nada melhor do que viver em um local que está em crescimento constante. As três cidades que formam a região contam com indústrias e diversas empresas de grande porte que, nos últimos anos, decidiram migrar para lá.

Esse é o caso das Casas Bahia e da Scania. 

Além disso, o setor de prestação de serviços e o segmento comercial estão se desenvolvendo significativamente. Com uma crescente demanda, não faltam opções de lojas, supermercados, restaurantes e shoppings.

Muito entretenimento para a TV nacional

Pouca gente sabe, mas a Companhia Cinematográfica Vera Cruz foi responsável por produzir diversos clássicos do cinema brasileiro e que tiveram como cenário as cidades da região do ABC Paulista

Fundada na década de 1940, em São Bernardo do Campo, ela foi um importantíssimo estúdio do país, realizando trabalhos até 1954. Foram diversos títulos lançados. Abaixo, listamos alguns deles. 

  • Tico-tico no Fubá; 
  • Caiçara; 
  • Sai da Frente.

Aliás, São Bernardo foi o grande cenário para a novela mais antiga do país, Redenção. Produzida entre 1966 e 1968, pela TV Excelsior, a trama contava a trajetória de um jovem médico envolvido emocionalmente com três mulheres diferentes.  

As vantagens de morar na região do ABC Paulista

Não são apenas curiosidades que formam a região do ABC Paulista.

Muito além disso, existem vários benefícios que podem ser aproveitados por quem decide “fazer a vida” nessa localidade tão interessante. Os principais são:

  • amplas opções de trabalho; 
  • diversas escolas de ensino primário, fundamental e médio, além de universidades; 
  • excelente mobilidade urbana; 
  • fácil acesso às principais vias que ligam a região a São Paulo e outros pontos do estado, como Santos; 
  • segurança; 
  • rede de restaurantes, lanchonetes, bares e supermercados; 
  • diversos parques e praças para favorecer o contato com a natureza;
  • alternativas de lazer, cultura e entretenimento para todas as idades. 

Viu só? Com todas essas informações, não há dúvida que a região do ABC Paulista é repleta de história e pode ser uma solução fantástica para quem deseja morar em um local tranquilo, seguro e com excelentes opções de lazer e trabalho. 

Caso você tenha gostado do post, te convidamos a baixar nosso guia completo sobre Santo AndréLá com certeza você terá a oportunidade para tirar todas suas dúvidas sobre a cidade!

Baixar EBOOK

Deixe uma resposta