comprar imóvel em 2021

Comprar imóvel em 2021: será que é um bom momento?

Se você está pensando em comprar imóvel em 2021, mas ainda possui dúvidas, confira este post. Aqui, mostramos as condições favoráveis para quem quer fechar um bom negócio. 


Após um período conturbado como foi 2020, muitas pessoas estão aproveitando o novo ano para repor as energias e colocar os seus planos em prática. Assim, logo em janeiro pudemos observar um significativo crescimento nas buscas por unidades residenciais, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Mas, a pergunta é: será que vale a pena comprar imóvel em 2021? 

Em um cenário de tantas incertezas, não é difícil encontrar quem faça esse tipo de pergunta. Porém, a boa notícia é que o setor imobiliário continua surpreendendo e apontando possibilidades otimistas para os analistas do mercado. 

Então, se você faz parte do time de pessoas que deseja adquirir o lar dos sonhos, este é um ótimo momento para entender as movimentações atuais e se planejar. Neste post, mostramos como anda o mercado imobiliário nacional, as suas principais estimativas e algumas dicas para fazer a melhor negociação. Não perca!

Como está o mercado imobiliário em 2021?

Para entender se vale a pena comprar imóvel em 2021, que tal observar os resultados de uma pesquisa? 

De acordo com os dados, levantados pela Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a busca por financiamentos residenciais cresceu 58% só no ano passado, assim como a compra de unidades com recursos originários da poupança, superando assim, o recorde de 2014 – período em que o setor viveu um verdadeiro “boom”. 

Até o segundo semestre de 2020, mais de 425 mil unidades foram financiadas, apresentando uma alta de 43,2% em comparação à mesma época de 2019. Mas afinal, qual o motivo desse avanço? Tudo isso se deu graças ao barateamento do crédito imobiliário para financiamento. 

Com os cortes da taxa Selic – o índice básico de juros chegou a 2% -, as instituições financeiras diminuíram os juros para facilitar as negociações.

Fora isso, diversos compradores estão trabalhando em modo home office durante a pandemia, o que também motivou a procura por casas e apartamentos maiores, estejam eles em grandes centros urbanos ou em regiões afastadas. 

E não acaba por aí. Diante da alta demanda, houve um aumento dos valores das propriedades no ano passado. É o que mostra o índice FipeZap, responsável por monitorar todas as unidades disponíveis para a venda em diversas localidades do Brasil. Segundo os especialistas, o segmento apresentou uma alta nominal de 3,67%. 

E 2021?

Seguindo todos esses movimentos, em 2021 a previsão é que o valor das propriedades continuem em alta. 

Os analistas da área acreditam que haverá um aumento da taxa Selic – podendo chegar até 3,5% até o fim do ano. Contudo, a boa notícia é que essas pequenas modificações não irão prejudicar o planejamento de quem está em busca da casa própria. 

O motivo? Mesmo nesse cenário, os compradores podem encontrar – e aproveitar – algumas condições vantajosas, tanto em relação ao crédito, quanto aos preços das unidades. 

Alguns especialistas, inclusive, comparam o preço atual dos imóveis com a média do mercado imobiliário em 2014. Para eles, mesmo que haja uma elevação da Selic, o valor das propriedades ainda está depreciado – podendo apresentar uma defasagem de 10% até 30%. 

Isso significa, que este é o momento certo para aumentar o seu patrimônio. Entre as vantagens de comprar imóvel em 2021, podemos destacar: 

  • você pagará o preço com um percentual de defasagem; 
  • existem boas taxas de juros para quem deseja financiar; 
  • há excelentes ofertas de crédito; 
  • as instituições financeiras estão disponibilizando diversas modalidades de financiamento. 

Afinal, vale a pena comprar imóvel em 2021?

Agora que você já conhece o cenário do mercado, fica mais fácil entender se vale a pena – ou não – comprar imóvel em 2021. Ainda conforme os analistas do segmento, a tendência é que haja uma recuperação de preços das propriedades nos próximos meses, mas tal ritmo não chegará nem perto da grandeza observada há alguns anos. 

Assim, é aconselhável adquirir o seu patrimônio agora. De qualquer forma, e para não se arrepender futuramente, a solução é traçar um bom planejamento e investir o máximo na pesquisa. 

Como sabemos, uma casa ou apartamento são sinônimo de alto investimento. Logo, é essencial encontrar um empreendimento que seja compatível com o seu momento e consiga suprir as principais necessidades de toda a família. 

Ou seja…

Em resumo, podemos dizer que é mais vantajoso comprar o quanto antes. Se você já contar com uma boa reserva de dinheiro para dar o primeiro passo nesse investimento, melhor ainda. 

Daqui para frente, é provável que o valor das unidades suba até 6%, o que pode se tornar um problema considerável para aqueles que estão com o “orçamento contado”. 

Também é válido ressaltar que, além da alta demanda, a elevação das despesas no setor da construção civil poderá impactar diretamente o preço das propriedades. 

Só em 2020, o chamado Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) apresentou uma alta de 8,66% – o maior percentual desde 2008. Por essa razão, os principais lançamentos já estão sendo anunciados com essas despesas. Fique de olho!

Dicas para acertar 

Assim que se sentir preparado para comprar imóvel em 2021, é necessário seguir algumas práticas para evitar dores de cabeça. 

A primeira? Elaborar um planejamento completo. Nada de investir além do que a sua capacidade financeira permite. Se não houver a possibilidade de adquirir uma propriedade à vista, recorra ao financiamento – desde que ele só comprometa até 25% de sua renda mensal líquida. 

Verifique também a documentação do local e investigue o histórico da construtora, especialmente, no caso de lançamentos. Independentemente do cenário do mercado, esse tipo de negociação é extremamente relevante e exige cuidados. Veja, por exemplo, se o empreendimento está registrado em cartório e conta com um memorial de incorporação. 

E então, com essas informações você já se convenceu a comprar imóvel em 2021? Em caso positivo, não perca tempo: acesse agora mesmo o site da Guaíra Negócios Imobiliários e entre em contato com um de nossos consultores. 

Certamente, será possível encontrar uma propriedade perfeita para o seu bolso e perfil. Não perca tempo!

Deixe uma resposta