Casa nova: como fazer pequenas reformas com eficiência

Casa nova: como fazer pequenas reformas com eficiência

Pintou aquela vontade de repaginar o lar, mas você não sabe por onde começar e quer fugir da bagunça e do “quebra-quebra”? Veja nossas dicas e descubra como resolver esse problema com agilidade e eficiência!


Com a quarentena e o isolamento social, muitas pessoas estão passando muito mais tempo dentro de suas casas.

Um cenário incomum que incentivou reformas e adaptações em nossas residências, com a finalidade de deixar os espaços renovados e preparados para os novos hábitos do dia a dia. 

Mas, quem disse que, para modificar um ambiente é necessário realizar mudanças grandiosas? 

Que nada! 

Com pequenas reformas, é possível aprimorar o visual de nossas casas e apartamentos e, em paralelo, economizar muito mais.

O segredo é fazer um bom planejamento por menor que seja a alteração desejada. Em seguida, você poderá determinar o orçamento disponível e criar uma lista com as prioridades para cada cômodo. 

Aliás, todo o processo pode ser realizado com muita praticidade e comodidade especialmente, se você adquirir parte dos materiais pela internet ou utilizar aplicativos que agilizem esse trabalho. 

E o melhor de tudo? A partir de agora, vamos mostrar a você que não existem segredos para repaginar o lar e transformar o seu espaço! Confira o nosso post e descubra, de uma vez por todas, como realizar pequenas reformas.

O poder das pequenas reformas e suas vantagens

Fala a verdade: você sabe o que são pequenas reformas? De modo geral, podemos defini-las como adaptações residenciais ou comerciais que não exigem autorizações prévias do condomínio ou, até mesmo, da prefeitura.

Ou seja, são mudanças simples, que descartam a necessidade de alterar a estrutura de um imóvel ou que causam incômodos prolongados aos demais moradores do prédio onde você mora.

Aliás, existem várias atividades que podem ser categorizadas como reformas simples. Entre elas, destacamos as mais comuns: 

  • pintura das paredes; 
  • troca de revestimentos, como pisos e azulejos; 
  • modificação das pias; 
  • instalação de novos lustres ou luminárias, entre outras.

As vantagens das pequenas reformas em um imóvel

Esteja você morando em uma casa ou apartamento, saiba que existem vários benefícios ao considerar a ideia de fazer pequenas reformas no espaço. E já te contamos quais são eles:

  • possibilidade de garantir um espaço com “novos ares”, ideal para oferecer bem-estar e conforto aos moradores; 
  • será possível deixar o local mais personalizado, com o seu jeito e estilo; 
  • pequenas reformas ajudam a fazer com que os ambientes fiquem mais funcionais, facilitando a rotina de todos; 
  • você conseguirá valorizar o imóvel, sem precisar investir muito para isso;
  • existem vários recursos incríveis e disponíveis para mudanças pontuais. Eles ainda podem ser adquiridos pela internet, sem que você saia de casa.

O que observar antes de iniciar uma reforma

Com todos esses diferenciais, é provável que você já esteja com planos de apostar em pequenas reformas no seu lar. Porém, antes de dar início a esse processo, recomendamos alguns cuidados que garantirão segurança, economia e satisfação.

Anote!

  • Passo 1: entenda qual é a sua prioridade. Observe se existe a necessidade de fazer reparos urgentes e que promovam mais qualidade de vida aos moradores. Pode ser a pintura de uma parede, a troca do forro do teto ou o conserto de algum vazamento; 
  • Passo 2: saiba quanto pode gastar: monte uma lista dos materiais que serão necessários ao longo do projeto. Em paralelo, determine o orçamento disponível e faça uma boa pesquisa de mercado, a fim de encontrar promoções e fazer compras que caibam no seu bolso; 
  • Passo 3: tenha tudo organizado. Se possível, trace um cronograma com as possíveis datas de entrega de cada etapa da reforma. Considere contar com o apoio de um profissional para te auxiliar nessa fase, como é o caso de um bom pedreiro ou pintor;
  • Passo 4: invista em qualidade. Em vez de adquirir materiais mais baratos e de procedência duvidosa, prefira os fabricados por marcas renomadas no ramo da construção e decoração. A princípio, pode até parecer bobagem, mas esse investimento fará com que a sua reforma dure bem mais.

Sugestões de pequenas reformas para fazer em casa

Agora, chegou a hora de “colocar a mão na massa” e partir para a mudança de seu ambiente. 

Porém, se você não faz ideia do que pode ser alterado em seu espaço para garantir “novos ares”, não se preocupe. Selecionamos recomendações simples, mas que podem te inspirar a deixar o seu cantinho “de cara nova”. 

Faça uso de plantas

Belas, coloridas e acessíveis, plantas são ótimas saídas para fazer com que o lar fique com a atmosfera renovada. 

Em um espaço interno, elas podem ser usadas de inúmeras maneiras: seja com a ajuda de vasos, ganchos de teto ou estruturas próprias para comportá-las. 

Um bom truque é escolher espécies fáceis de cuidar e, posteriormente, instalá-las em vasos personalizados, que consigam refletir o estilo dos moradores. 

Aposte nos adesivos 

Muitas vezes, sentimos vontade de mudar os revestimentos das paredes. Por outro lado, sabemos que isso é sempre trabalhoso e pode até exigir um investimento extra. 

Assim, a solução do momento é recorrer aos modernos adesivos. Ideais para substituir os azulejos do banheiro, cozinha e até da área externa, eles podem ser adquiridos em lojas exclusivas de decoração. 

Também existe a possibilidade de comprar o modelo que mais conversa com a sua personalidade e as características dos cômodos. As versões com estampas portuguesas, ilustrações geométricas ou temática industrial são as mais procuradas da temporada.

Use móveis multifuncionais 

Em tempos de pandemia, boa parte da população adquiriu um novo hábito – o de retirar os sapatos antes de entrar em casa. Fato que também foi responsável por resgatar o uso de móveis capazes de facilitar essa atividade, sendo as sapateiras, estantes e prateleiras de hall ótimas opções para o momento.

O ideal é investir em modelos que sejam multifuncionais, contando com gavetas e, quem sabe, até um espelho para ajudar os moradores na hora de fazer uma produção. 

Se quiser deixar o local ainda mais preparado, também é possível contar com cabideiros para pendurar casacos, bolsas, lenços e outros pertences. O resultado será incrível!

Viu só?

Existem várias razões para realizar pequenas reformas e garantir um lar “novinho em folha”, sem muito esforço ou gastos absurdos. Coloque as nossas dicas em prática para aproveitar os seus benefícios e ganhe mais qualidade de vida daqui para frente.

Gostou do post? Então, aproveite para conferir outro conteúdo valioso e descobrir como decorar a casa com baixo investimento. Vai ser rápido e valerá a pena!

Deixe uma resposta