Val Paraíso

Vila Valparaíso: como é morar neste perto de tudo em de Santo André

A Vila Valparaíso é sem dúvida um dos melhores lugares para se morar em Santo André. Colado ao Centro, na divisa com São Bernardo, próximo às faculdades e com fácil acesso a São Caetano, com várias opções de lazer e com excelente comércio e ampla oferta de serviços, tudo isso com a vantagem de ser um bairro tranquilo para se viver. Com 36 ruas, mesmo ficando entre o Centro da cidade e vizinha a São Bernardo, é um bairro tranquilo e calmo, com diversas atrações para quem vive lá.

História da Vila Valparaíso

O bairro nasceu adjacente ao Caminho do Pilar, uma trilha que ligava o então distrito de São Bernardo à estação da São Paulo Railway de Santo André. Era um caminho difícil, especialmente em época de chuva. Numa reportagem do jornal “A Província de São Paulo” (primeiro nome do Estadão) de 1884, era relatado que uma carroça às vezes demorava até 8 horas para vencer os 6 km entre a estação e São Bernardo. As áreas eram formadas por sítios de criação de gado e plantações de frutas.

A partir de 1920 essas áreas começaram a ser loteadas, dando origem aos bairros da região: Vila Valparaíso, Vila Gilda, Vila Pinheirinho, Vila Apiaí, Jardim Paraíso, Vila Floresta, entre outros. As famílias proprietárias acabaram se mantendo nos bairros. Junto a elas, além de santistas que subiam a Serra devido à melhor qualidade do ar, famílias de imigrantes alemães, eslavos e lituanos se instalaram na Vila Valparaíso.

Por isso que os mais antigos ainda a chamam de Vila dos Gringos. Logo, passaram a operar linhas de ônibus que iam da Estação a São Bernardo e posteriormente a primeira linha, em 1925, com ponto final na Avenida Atlântica, que ligava a Vila Valparaíso à Estação. Dois anos depois começou a operar o bonde elétrico pela Avenida Pereira Barreto, que deu mais um impulso à valorização do bairro.

A Vila Valparaíso bairro possuía até uma prainha de lazer no Rio dos Meninos. Entre o Rio e a Rua Igarapava foi fundado o primeiro clube do bairro, o Bandeirantes, onde hoje fica o campo do E.C. 7 de Setembro.

O bairro começou a ser completamente asfaltado na década 50, dando grande impulso à sua valorização, que se mantém até hoje. 

Com acesso fácil a todas as cidades do ABC e próximo ao centro de Santo André, é um bairro que possui características que agradam a qualquer gosto: desde quem gosta de um bairro tranquilo a até quem não abre mão de uma vida mais agitada. 

Acesso à Vila Valparaíso

O bairro faz divisa com São Bernardo, pela Vila Vivaldi (oeste), e com a Vila Príncipe de Gales e Vila Alice (norte), Jardim Bela Vista (leste) e Vila Floresta (sul). Ficando entre a Avenida dos Estados e à rodovia Anchieta, o bairro tem acesso às principais vias da região. 

Educação – O bairro fica a alguns quarteirões de distância da Faculdade de Medicina e do Campus de São Bernardo da UFABC. Conta com 9 escolas particulares e públicas, de ensino infantil ao médio.

Comércio

A Avenida Atlântica e suas transversais possuem uma ampla oferta de comércio e serviços. Postos de combustível, farmácias, supermercados, salões de beleza e estética, barbearias, tudo isso com um menor movimento se comparado a bairros mais próximos. A Vila Valparaíso também possui excelentes opções de alimentação, com diversas padarias, pizzarias, pizzarias, churrascarias e restaurantes.

Lazer

Talvez o maior diferencial da Vila Valparaíso em relação à maioria dos bairros, não só da cidade como da região, é o acesso ao lazer. São muitos espaços de lazer disponíveis; A Praça Atlântica (Sérgio Cyrino da Silva), é uma excelente opção de lazer, com quadra, pista de caminhada, pista de skate e playground e a Praça Vanessa Torres do Ibura (onde fica a Unidade de Saúde da Família), entre a Atlântica e a Rua Santo Anastácio.E alí bem próximo fica a grande atração do bairro.

O Parque Escola, com 50mil m² é uma fração da Mata Atlântica incrustada nna Vila. Com acessos pela Rua Cananéia, Rua dos Botocudos e pela Anacleto Popote, era parte do Sítio Tangará, e abriga, além de diversas ações de educação ambiental, vários objetos e painéis que contam a história do bairro.

A Vila Valparaíso é uma excelente opção para se viver bem em Santo André. Se interessou pelo local? Conheça nosso mais novo empreendimento no bairro:

 

 

Vila Valparaíso

Acesse e saiba mais: https://soumais.guairaimoveis.com.br/duetto-residence

Deixe uma resposta