A Vila Mariana é completa para morar e trabalhar!

A Vila Mariana é um bairro que pode figurar na lista de melhores lugares para se viver não apenas de São Paulo ou do Brasil, mas de todo o mundo. O IDH do bairro é 0,95, o mesmo da Noruega, melhor país para se viver no mundo segundo a ONU. É uma das regiões mais desenvolvidas e com maior qualidade de vida da capital paulista. 

Encravada no coração de uma das mais cosmopolitas, completas e complexas cidades do globo, a Vila Mariana é um bairro que é referência tanto residencial como comercial, e que se localiza de maneira equidistante do leste e do oeste e do sul e do norte da capital paulista. 

O bairro é um dos mais atendidos pelo Metrô. São cinco estações, em três linhas diferentes: azul, verde e lilás.

O bairro é um pólo da educação paulista, com colégios e faculdades tradicionais.

Consideramos Vila Mariana não apenas ela em si, mas todos os bairros do distrito: Vila Mariana, Vila Clementino, Chácara do Castelo, Chácara Klabin, Jardim Vila Mariana Conjunto dos Bancários, Jardim Aurélia, Jardim da Glória, Jardim Lutfalla, Paraíso, Vila Afonso Celso e até parte do Bosque da Saúde.
Formalmente é a casa do Parque do Ibirapuera, vizinho de muro do Parque da Aclimação, riscada pelas Avenidas 23 de Maio, Vergueiro e Ricardo Jafet e nascedouro da Avenida Paulista. É difícil encontrar um lugar que tenha tanto acesso fácil a qualquer região da cidade. O bairro nasceu pelos acessos que riscaram essa ligação entre o Sul e o Centro. Tudo isso com a mais absoluta qualidade de vida tanto para quem mora quanto para quem trabalha. 

A Vila Mariana fica entre os seguintes bairros: Jardim Paulista a noroeste, Bela Vista e Liberdade a norte, Cambuci a nordeste, Ipiranga a Leste, Cursino a sudeste, Saúde ao Sul, Moema a Sudoeste e Oeste. O bairro nasceu no meio do caminho e se desenvolveu pelo fluxo de produtos. As ruas que são os limites da Vila Mariana mostram que qualquer que seja a direção, é fácil de chegar. 

Características

Números (distrito):

Origem: 1771

Criação do distrito: 1895

População: 132.028 

Homens: 60.252

Mulheres: 71.776

Densidade demográfica: 15.532 km²

IDH: 0,95

morar na vila mariana

Estações de Metrô:

Vila Mariana (Azul)

Ana Rosa (Azul)

Santa Cruz (Azul-Lilás)

Chácara Klabin (Verde-Lilás)

Hospital São Paulo (Lilás)

morar na vila mariana

História

A Vila Mariana fica a menos de cinco quilômetros a pé do Pátio do Colégio, onde São Paulo nasceu e de onde é visível. As regiões alagadas próximas onde hoje fica o parque do eram habitadas por índios que a chamavam Ybira – puera, que significa árvores velhas. 

Há indícios de moradores na região por meio de escrituras de terras feitas por Francisco Raposo a Inácio Ferreira de Oliveira em 1771. Estas terras eram o Sítio Olhos d`àgua, localizadas dentro da Fazenda Ressaca, na área que hoje é Água Funda, entre os riachos Ipiranga e Tapera onde hoje estão o Jardim Botânico e Jardim Zoologico.

Para chegar à fazendo existiam dois caminhos: um deles o de Santo Amaro, passando pelo Taboão (onde hoje é São Bernardo) e outro para o Centro, até a estrada (hoje Avenida) do Cursino até a Estrada do Vergueiro.

As terras da Fazenda da Ressaca, mais tarde passaram às mãos Lázaro Rodrigues Piques, um leiloeiro de escravos que morava onde fica hoje a Praça das Bandeiras, no Vale do Anhangabaú. Em 1782 Lázaro Rodrigues Piques solicitou à Rainha Maria I de Portugal a doação como sesmaria de meia légua quadrada na cidade de São Paulo, às margens do Ribeirão Piranga (sim, com esta grafia). A doação foi autorizada e efetivada pelo capitão-general da Capitania de São Paulo, Francisco da Cunha Menezes. A área era um losango com o extremo norte na Vila Mariana e sul onde hoje é a Vila das Mercês. 

O primeiro nome do bairro foi Cruz das Almas, por um motivo não muito agradável. Muitas cruzes eram colocadas devido à morte de tropeiros por ladrões na então Estrada do Vergueiro. A Rua, aberto por José Vergueiro, era o começo de um novo caminho para Santos, e por isso muitas famílias oriundas principalmente do Taboão (hoje SBC) e os sitiantes já instalados, começaram a ocupar a região por volta de 1820, oferecendo no caminho os seus produtos para venda aos tropeiros, que os distribuíam ao litoral e ao interior do estado.

Em 1856, ao norte da área da sesmaria, a chácara de João Sertório, que ficava entre as estradas de Santo Amaro e o Caminho dos Carros (que também levava a Santo Amaro), foi vendida para a família de Alexandrina Maria de Moraes, cujos filhos arruaram e com isso deram origem ao bairro do Paraíso. 

A região passou a ser conhecida por outros nomes. O afluxo de pessoas acabou por rebatizar a localidade simplesmente como “Colônia”. Também era conhecida como Meio Caminho dos Carros (pela estrada alternativa em direção ao Sul), Rancho dos Tropeiros, e até mesmo Mato Grosso. O Caminho dos Carros é hoje a Rua Domingos de Morais. Todos os nomes fazem sentido e são documentados. 

Para chegar de Cruz das Almas a Vila Mariana levou quase um século, e existem duas versões para o nome.

Quem atribuiu o nome Vila Mariana foi o coronel da Guarda Nacional Carlos Eduardo de Paula Petit, que conseguiu a autorização em 1886 para instalar a primeira escola no bairro. Sua mãe se chamava Maria e sua esposa e primeira professora da escola se chamava Anna.

Porém, na mesma época foi construída a estrada de ferro que chegava à então cidade de Santo Amaro, que tinha início na rua São Joaquim, na Liberdade. O empreendedor foi o engenheiro Alberto Kuhlmann da Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro. A outra versão do nome do bairro é que Kuhlmann deu o nome de sua esposa Mariana à estação onde hoje fica o bairro. 

Seja qual for a verdadeira, ou que sejam as duas, o nome não mudou mais.

Matadouro – A instalação da linha férrea se deu por um motivo econômico muito importante para toda a cidade. Em 1887 foi instalado o Matadouro Municipal (onde hoje fica a Cinemateca Brasileira), e a carne era escoada através da linha férrea. 

Em 1889, ano da proclamação da república, um jovem judeu lituano chamado Mauricio Freman Klabin chegou a São Paulo. Negociando papel e cigarros, Klabin prosperou no bairro com uma gráfica e fábrica de cigarros, e logo começou a comprar terras nas redondezas. Essas propriedades formaram a Chácara Klabin. A família seguiu investindo no bairro, com outros empreendimentos, entre eles o loteamento de onde hoje é o bairro que leva o seu nome.  

Havia uma outra chácara na região chamada Boa Vista Me 1891, José Antônio Coelho comprou a chamada “Chácara da Boa Vista”, na Vila Mariana, e a loteou, abrindo ruas que tiveram nomes como “Central”, “Garibaldi”, “dos Italianos” (hoje denominadas, respectivamente, Humberto I, Rio Grande e Álvaro Alvim) e deu o nome oficial de Vila Clementino, em homenagem ao Dr. Clementino de Souza e Castro (intendente e juiz da cidade de São Paulo).

Atrações do Bairro

Casa Modernista 

A família Klabin carrega muitas conexões com o bairro, e entre elas um de seus símbolos: a Casa Modernista. A paisagista Mina Klabin, filha de Maurício, e seu marido Gregori Warchavchik, um judeu ucraniano naturalizado brasileiro, foram membros ativos do Movimento Modernista. Ela, desde o manifesto em 1922. Gregori, formado pelo Regio Istituto Superiore di Belle Arti, em Roma, chegou no ano seguinte, pelo movimento e pelo progresso do Brasil. Os dois se casaram em 1927 e neste ano começaram a construir a casa. Mina se encarregou do paisagismo e Gregori do projeto, construção, decoração, os interiores, os móveis e as peças de iluminação.

Aproveitando-se de área já pertencente à família e dos recursos financeiros disponíveis dos Klabin, já em 1928 a casa estava concluída. A casa é considerada um marco da arquitetura brasileira, pois incorpora as ideias do modernismo, basicamente a absorção e transformação de ideias externas para a realidade brasileira. Ventilação, conforto, iluminação, vegetação. Todas as ideias da casa acabaram por ter um impacto permanente na arquitetura brasileira até os dias de hoje. 

Em 1983 a casa esteve prestes a ser derrubada para a construção de um condomínio. Os moradores se organizaram na Associação Pró-Parque da Casa Modernista e conseguiram vetar, com  o Condephaat e o IPHAN tombando a casa como patrimônio cultural da cidade. Porém, com a disputa judicial que se arrastou nos anos seguintes a casa passou por uma deterioração severa. Na década de 2000, já em propriedade do Governo do Estado duas reformas trouxeram a casa à vida. Em 2008 a Prefeitura assumiu a propriedade e hoje a Casa é uma das onze que compõem o Museu da Cidade de São Paulo, estando aberta à visitação.

Localização: R. Santa Cruz, 325 – Vila Mariana

Horário: Terça a Domingo – 11h às 15h

https://www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br/

morar na Vila Mariana

Cinemateca Brasileira

O prédio do Matadouro Municipal de São Paulo, que impulsionou o progresso da Vila Mariana, foi adaptado para receber boa parte do acervo cinematográfico do País. 

A entidade mantém centenas de milhares de peças, entre filmes, roteiros, arquivos de censura, e cartazes. Além disso, o espaço conta com sala de projeção, laboratório de restauração

Desde 2016, o acervo da Cinemateca Brasileira, que possui mais de 250 mil rolos de filmes, composto por curtas, médias, longas-metragens, cinejornais, obras de ficção e documentários, está disponível em versão digital. Por meio de página na internet é possível conferir telenovelas antigas, filmes e reportagens de produções brasileiras e internacionais. 

Ter o acervo digitalizado foi uma salvação à memória do audiovisual brasileiro. Infelizmente parte do prédio e do acervo foi destruído em 2021, quinto incêndio em sua história, e a reabertura dependerá dos trabalhos de recuperação. 

Localização: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

http://cinemateca.org.br/

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Um casarão na Rua Domingos de Morais que primeiramente foi a residência da família Caruso se tornou em 1955 a sede do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo na Vila Mariana. O prédio sofreu poucas alterações em sua arquitetura original, e serviu por muitos anos pelo grupamento. Ao lado do prédio histórico, hoje duas construções mais modernas hoje abrigam o Posto da Corporação da região e o Centro de Comunicação da Corporação. Já o Casarão desde 2005 abriga o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros. 

São centenas de peças de arquivo como carros e pipas, sinos, capacetes e indumentárias especiais, insígnias de todas as regiões paulistas e também de outras partes do mundo, que contam os mais de 140 anos do Corpo de Bombeiros em São Paulo. O espaço ainda conta com obras escritas, como manuais, boletins e relatos de ocorrências, e espaços dedicados à memória de grandes incêndios da história da Capital. Uma sala de projeções também exibe filmes que contam a história dos Bombeiros de São Paulo.

A entrada é gratuita. As visitas em grupo são controladas através de agendamento, feito primeiramente por email ou por telefone. 

Localização: R. Domingos de Morais, 2329 – Vila Mariana

Segunda a sábado, 8h às 12h – 14h às 18h

ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br

https://www.facebook.com/centrodememoriacbpmesp/

Templo Budista Tzong Kwan

Inaugurado em 1993, o Templo Tzong Kwan é um espaço para a prática do budismo mahayana chinês. Foi construído com a colaboração da comunidade taiwanesa de São Paulo pelo mestre Pu Hsien.  Com aulas de meditação para principiantes e ensinamentos sobre budismo, o espaço está aberto todos os dias para visitação.

As monjas, que moram e administram o local, conduzem as aulas e disponibilizam gratuitamente livros, revistas e CDs sobre a linha do budismo que são praticantes, e ensinam sobre a filosofia e o modo de vida. 

Uma das atividades mais populares do Templo é a meditação. O templo oferece o curso básico de meditação budista com ênfase na respiração (anapanasati) e enquanto aberto o templo pode ser utilizado para a prática individual. Aos sábados das 15h às 16h há um curso introdutório e das 16h às 18h as monjas conduzem a meditação em grupo. Depois das 18h são realizados estudos sobre a doutrina.

Aos domingos pela manhã é realizada a cerimônia budista. Em cada domingo do mês, são recitados em chinês diferentes sutras, e após as recitações são recitados em português o “Sutra da Essência da Prajna Paramita” e “Sutra dos Oito Conhecimentos dos Grandes Seres”. Para maiores informações é recomendável entrar em contato através do site. 

Localização: Rua Rio Grande, 498 – Vila Mariana – São Paulo – SP ver no mapa

Telefone: (11) 50823160 / (11) 50840363 

http://www.tzongkwan.com.br/

Memorial do Cemitério Israelita da Vila Mariana

O primeiro cemitério judaico de São Paulo foi mais uma iniciativa da família Klabin que ficou de legado à cidade de São Paulo em geral e à Vila Mariana em particular. Ao lado do cemitério municipal que já existia no bairro, os Klabin doaram áreas para que a comunidade pudesse fazer os sepultamentos de acordo com as leis judaicas. A área já servia como espaço para celebrações da comunidade judaica. Quando a família doou as terras à municipalidade, como o cemitério seria público, além da ampliação do cemitério já existente para abrigar católicos e protestantes. Após sucessivas doações da família Klabin, em 1947 cessaram as ampliações. O Cemitério Público ainda é de responsabilidade da Prefeitura Municipal e o judaico é administrado pela Chevra Kadisha de SP.

Com a área sendo completamente ocupada e os sepultamentos passando a ser feitos nos cemitérios do Butantã e do Embú, o Cemitério passou a ter um caráter histórico para a comunidade, por ser a morada final de boa parte dos colonizadores judeus da cidade. Por isso, a Chevra Kadisha instalou um Memorial que conta a história dos quatro cemitérios por ela administrados e, consequentemente, da imigração imigração judaica na cidade. O memorial foi montado na antiga casa de Tahará (local de preparação dos corpos para o sepultamento) e possui fotos, descritivos, dos cemitérios judaicos da cidade, fotos e memórias da comunidade e explicações sobre a arte dos símbolos, formatos e gravações nas lápides. 

 

Localização: Av. Lacerda Franco, 2.080 – Cambuci

https://chevrakadisha.org.br/

SESC Vila Mariana

A Unidade do Serviço Social do Comércio da Vila Mariana foi inaugurada em 1997 e logo se transformou em uma das mais frequentadas atrações do bairro. A construção impressiona: são dois prédios, um de nove e outro de dez andares cada um ligados por uma passarela de aço, com três níveis de subsolo. São 5.277,00 m² de construção. 

A infraestrutura para atendimento aos usuários também é extensa. 

A unidade conta com auditório de 128 lugares, Centro de Música, Comedoria, Consultórios odontológicos, Espaço da Palavra (com livros, revistas e jornais para leitura), espaço de brincar, espaço de tecnologias e artes, ginásio poliesportivo, piscina coberta e aquecida, praças de eventos coberta, salas multiuso, solarium e um teatro com 620 lugares. Tudo isso com 183 vagas de estacionamento.

Localização: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo – SP ver no mapa

Telefone: (11) 50803000 

https://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/sesc-vila-mariana/

Educação

A Vila Mariana é um dos principais pólos educacionais da capital paulista. No bairro têm sede 3 das mais tradicionais instituições de ensino superior paulistas: a Unifesp/Escola Paulista de Medicina, a Escola Superior de Propaganda e o Centro Universitário Belas Artes. Além destas, o bairro ainda conta com unidades da PUC, da Faculdade Anhanguera, da Uniban e da FMU.

No ensino fundamental e médio a tradição também é grande. Dois dos mais tradicionais colégios particulares da cidade, o Colégio Bandeirantes e o Colégio Marista Arquidiocesano ficam na Vila. Além disso, o bairro possui cinco escolas estaduais: Maestro Fabiano Lozano, Marechal Floriano, Lasar Segall, Brasílio Machado e Major Arcy, além da ETEC José Rocha Mendes.

O bairro também conta com dezenas de escolas de educação infantil públicas e particulares. 

morar na Vila Mariana

Melhores Bares

Veloso

Fundado em 2005, o Veloso rapidamente se popularizou como um dos melhores bares da capital. O bar fica na Rua Conceição Veloso, mas também homenageia o apelido do bar em que Vinícius de Moraes e Tom Jobim avistaram Helô Pinheiro e nela inspirados compuseram Garota de Ipanema. 

O bar fica em frente à tradicional caixa d’água da Vila Madalena, de frente a um largo de paralelepípedos, o que deixa o ambiente ainda mais agradável.

As especialidades são as generosas caipirinhas e a cerveja sempre gelada. A coxinha de frango com catupiry já é famosa na cidade toda, assim como a feijoada aos sábados, o bolinho de camarão, do escondidinho de carne-seca, do canapé de filé à milanesa.

Rua Conceição Veloso, 54

contato@velosobar.com.br

Genuíno

O Genuíno Bar nasceu em 2000 em um antigo casarão da Vila Mariana, na Joaquim Távora. O chope gelado, a grande variedade de porções e a música ao vivo atrai públicos de todas as idades e estilos. Na quinta-feira o som é Pop e Rock Nacional, na sexta-feira, no sábado  Pop, Samba, Samba Pop e Sertanejo e no domingo pop, samba e rock.

O bar também é ótimo para almoçar, com destaque para as carnes e as refeições especiais em datas comemorativas.

Aos sábados o bar serve uma concorrida feijoada e aos domingos a boa pedida é o galeto.

Joaquim Távora, 1217

http://www.genuinochopp.com.br/

Fortunato

Na charmosa esquina da Joaquim Távora com a Rua Áurea fica o sofisticado Fortunato. 

Com um cardápio extenso em porções, desde as mais simples até os pratos mais sofisticados. O bar também conta com uma extensa variedade de bebidas, com drinks para todos os gostos e as principais marcas de chopes e cervejas.

Joaquim Távora, 1217

https://fortunatobar.com.br/

Barbirô

Pertinho da Estação Ana Rosa Metrô, o BarBirô possui decoração temática de botecos antigos. No bar há variedade de cervejas e a cozinha é principalmente mineira, e os grandes destaques são o pastelzinho de feijoada e o torresmo.
Abre de segunda à sábado para o almoço com buffet, mas também serve a la carte e no fim de tarde o happy hour é concorrido. De quarta a sábado também tem música ao vivo. 

Rua Vergueiro, 2040 

(11) 5081-4040

barbiro@barbiro.com.br

Barxaréu

O Barxaréu foi um dos primeiros botecos da Rua Joaquim Távora, antes de ser um ponto badalado da Vila Mariana. Fica na esquina com a Rio Grande.

Com mesas na calçada e futebol na TV,  tem variedade de bebidas com muitas opções de cervejas. Também são variados os petiscos e porções como as especialidades do tacho . A especialidade do bar é bolinho de abóbora com carne-seca. Abre sempre às 16h, exceto aos domingos, quando abre ao meio dia.

R. Joaquim Távora, 1150

https://www.barxareu.com.br/

Paróquia Bar

Fundado em 2004 a especialidade é o chopp Brahma. Como mesas na calçada e um amplo salão, tem música ambiente e ao vivo, de terça a domingo com pop rock à noite e MPB nos almoços do fim de semana. Nos telões são transmitidas partidas de futebol.

No cardápio cervejas nacionais, artesanais e importadas, coquetéis, cachaças e caipirinhas. Também são servidos porções, petiscos e pratos, tendo como referência a nossa A especialidade são as Tiras de Filé Mignon ao creme de gorgonzola com parmesão gratinado. Às quartas e sábados serve feijoada.

R. Joaquim Távora, 1139

(11) 3796-3959 | (11) 96591-0333

contato@paroquiabar.com.br

Quintal do Espeto

Um lugar para reunir a família e os amigos, cercado pela natureza. Serve 70 tipos de espetos na brasa com opções vegetarianas, além de bebidas e um espaço kids para ir tranquilo com a família. 

Apesar de ser uma rede, a unidade da Vila Mariana é uma das preferidas da cidade.  No Espaço Kids há monitoria O ambiente garante a diversão de toda a família.

As comandas são individuais o que faz um lugar perfeito para confraternizações.

R. Joaquim Távora, 1195

https://quintaldoespeto.com.br/

VKS Beer House

O VKS Beer House é um bar especializado em cerveja, e por isso possui opções variadas e sazonais de chopes e cervejas nacionais, industriais e artesanais. 

O ambiente tem uma decoração bem agradável, rústica e moderna ao mesmo tempo;

Além das bebidas também oferecer lanches, porções de pancetta, choripan, queijo gratinado na chapa, além de coxinhas e asinhas empanadas.

R. Joaquim Távora, 1266

 (11) 96929-2711

Hospitais

A Vila Mariana é a casa da Escola Paulista de Medicina, vinculada à Universidade Federal de São Paulo. Por isso, muitos hospitais particulares se instalaram no bairro atraídos pela proximidade da EPM. No bairro também fica uma das instituições mais respeitadas e amadas do Brasil, a Associação de Apoio à Criança com Deficiência, a AACD, que se tornou referência mundial em assistência médica em Ortopedia e Reabilitação.

AACD

Av. Professor Ascendino Reis, 724 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04027-000

https://aacd.org.br/

Hospital São Paulo (Escola Paulista de Medicina-UNIFESP)

  1. Napoleão de Barros, 715 · (11) 5576-4522

Pronto-socorro: Aberto 24 horas

http://www.hospitalsaopaulo.org.br/

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Av. Dr. Dante Pazzanese, 500

(11) 2176-7000

http://www.idpc.org.br/

 Hospital da Luz

  1. Azevedo Macedo, 113 

(11) 2117-6000

http://www.hospitaldaluz.com.br/

Hospital Israelita Albert Einstein – Unidade Vila Mariana

  1. Me. Cabrini, 462

(11) 2151-7200

https://www.einstein.br/estrutura/unidades/vila-mariana

Hospital Japonês Santa Cruz

  1. Santa Cruz, 398 

(11) 5080-2000

https://www.hjsc.com.br/

Hospital e Maternidade Sepaco

Rua Vergueiro, 4210 

(11) 2182-4444

http://www.sepaco.org.br/

Hospital Santa Rita

R. Cubatão, 1190

(11) 5908-6000

www.hospitalsantarita.com.br

Hospital São Rafael

Rua Eça de Queiroz, 391

(11) 5908-5400

https://www.hsaorafael.com.br/

Alimentação

A Vila Mariana possui uma enorme variedade de restaurantes, desde as lanchonetes para refeições rápidas do dia-a-dia como as mais variadas e sofisticadas gastronomias de todos os cantos do mundo. São opções para todos os gostos e bolsos.

Zino Adega e Restaurante

Restaurante italiano pequeno, com menu de carnes, massas e frutos do mar, em ambiente aconchegante com adega.

Kinki-Zushi

Japonesa

R. Joaquim Távora, 737 – Loja 1

“Um dos melhores restaurantes japoneses de São Paulo”

10 Pastéis Vila Mariana

Restaurante

R. Cubatão, 703

Rede de pastelarias de ambiente colorido serve pastéis seletos, doces e vegetarianos e bebidas diversas.

Fuego Celeste Parrillada

Uruguaia

R. Joaquim Távora, 1068

“Restaurante especializado na culinária uruguaia.”

Salgados da Dona Teresinha (Quitutes da Vila) @quitutesdavila_

Lanchonete

R. Domingos de Morais

Cozinha da Villa Restô & Burger

R. Humberto I, 1072

Ordinario Restaurante

Restaurante

R. Cap. Macedo, 364

Suzaku Vila Mariana

Japonesa

R. Joaquim Távora, 1235

Rodízio e cardápio com sushis variados, mais yakisobas e saquês, em casa com decoração rústica e jardinzinho.

Loving Hut Vila Mariana

Vegana

R. França Pinto, 243

Sandoiti スナックバー

Lanchonete Japonesa

R. Francisco Cruz, 317

TastelT Restaurante

Restaurante

R. Joinville, 515

Picollo Bambino

Restaurante

R. Tangará, 141

Academia da Gula

Portuguesa

R. Caravelas, 374

Dr. Tchê La Parrilla de La Villa

Argentina

R. França Pinto, 489

Tirreno Restaurante

Mediterrânea

R. Cel. Lisboa, 710

Saladas e antepastos italianos, pratos como massas, risotos e grelhados, vinhos, ambiente rústico e acolhedor.

Daiki Sushi

Japonesa

Largo Sen. Raul Cardoso, 40

Restaurante japonês refinado, decorado com temas do Japão, combina a leveza do ambiente com cozinha esmerada.

Zeferina Restaurante

R. Machado Bitencourt, 196

Restaurante Graça Mineira

Restaurante Mineiro

R. Machado Bitencourt, 75

Mapu Restaurante

Asiática – Taiwan

R. Áurea, 307

Esquina Da Vila Restaurante E Pizzaria

Self service

R. Dr. José de Queirós Aranha, 125

La Alhambra

Espanhola

R. Prof. Macedo Soares, 11

Rancho Rio Doce

Frutos do mar

R. Machado de Assis, 556

Pasta Nostra Ristorante

Italiana

R. Joaquim Távora, 1355

Restaurante italiano rústico-elegante serve pratos vistosos de um cardápio variado com carnes e frutos do mar.

Patrimônio de Minas

Restaurante Mineiro

R. Humberto I, 163

Restaurante Klabin Gastronomia

R. Afonso Celso, 437

Gamela

Brasileira

R. Joaquim Távora, 1306

Bar e restaurante com porções e pratos mineiros, além de chopes e drinques, em sobrado rústico com artesanato.

Bar Genuíno

R. Joaquim Távora, 1217

Castro Burger

Hambúrguer

R. Joaquim Távora, 1517

“Hamburgueria/restaurante plural desde o cardápio.”

Don Pancho

Mexicana

R. Joaquim Távora, 1315

Restaurante Marea

Brasileira

R. Cubatão, 870

Lagoa Tropical

Vegetariana

R. Borges Lagoa, 406

Fortunato Bar

R. Joaquim Távora, 1356

Acquavena Restaurante

Av. Onze de Junho, 458

Ajissai

Japonesa

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 372

Restaurante japonês especializado em frituras.

Casa Tucupi

Brasileira

R. Maj. Maragliano, 74

Bar e Restaurante Vila Mariana

R. Domingos de Morais, 3045

Bawarchi

Indiana

R. Humberto I, 281

Restaurante Yan Shan

Chinesa

R. Humberto I, 388

Bar Casa na Praia

Restaurante

R. Dr. Amâncio de Carvalho, 329

Junk’s

Restaurante

R. Sena Madureira, 535

Maria Smokehouse

Restaurante – Carnes defumadas

R. Luis Gois, 608 – Mirandopolis

Danado De Bom Comida Nordestina

R. Vergueiro, 3374

Restaurante Otaviano

R. Pirapora, 232

Atmosfera Restaurante

R. Domingos de Morais, 90

AE Cozinha

R. Áurea, 285

Furikake Daily Food

Japonesa

R. França Pinto, 390

La Pimpollina Forneria 

Pizza

R. Joaquim Távora, 1085

Restaurante Sabor em Gramas | Congelados

Bufê

R. Dr. Diogo de Faria, 1171

Restaurante Sr. Chau – Comida Oriental

Asiática

R.  Vergueiro, 1936

Kotay Sushi Vila Mariana

Japonesa

R. Joaquim Távora, 871

Barbirô

Restaurante

R. Vergueiro, 2040

Vegg’s Restaurante Vegetariano e Vegano

Vegetariana

R. Padre Machado, 51

Restaurante Ninela

Bufê

Ao lado do Metrô Ana Rosa, R. Joaquim Távora, 433

Casa de Massas Malandrino

Italiana

R. Cap. Macedo, 176

Luna Restaurante

R. Pelotas, 126

Joaquina Bar e Cozinha

Restaurante

R. Dr. Álvaro Alvim, 22

Taverna Medieval

Hambúrguer

R. Gandavo, 456

Restaurante Vila Mar

R. Vergueiro, 2769

Forno da Vila

Pizza

R. Cap. Macedo, 552

Prime Dog

Hambúrguer

R. Vergueiro, 1960

Amazônia Soul

Norte do Brasil

R. Áurea, 361

Vista Restaurante Ibirapuera

Brasileira

Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – 8o andar

Estação 45

Pizza

R. Dr. Neto de Araújo, 45

Opções de rodízio de pizza ou à la carte em espaço familiar com decoração de época.

Quinto Pecado Café & Bistrot

Bistrô

R. Áurea, 259

Clementinos Espaço Gastronômico

R. Machado Bitencourt, 51

Ithiban Sushi Vila Mariana (Delivery)

Japonesa

R. Dr. José de Queirós Aranha, 138

Lanchinho

Restaurante e Lanchonete

Av. Lins de Vasconcelos, 3547

Sacra Rolha Champanharia & Wine Bar • Eventos

Restaurante

R. Rio Grande, 304

Sobaria Cozinha Sulmatogrossense

Brasileira

R. Jorge Chammas, 32

Bendita Vó

R. Domingos de Morais, 1027

Demorô

Restaurante

R. Domingos de Morais, 1495

Mariana’s Grill

R. Dr. Neto de Araújo, 77

La Maison 218

Francesa

R. Pirapora, 218

Bráz Quintal

Pizza

R. Gandavo, 447

Bar e Restaurante Beirute

Restaurante

R. Domingos de Morais, 2166

Na Machado

R. Machado de Assis, 126

Volentiere

Restaurante

R. Cubatão, 962

Lanches 204

Vegetariana

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 204

Mani In Pasta Cozinha Italiana

Italiana

R. Pelotas, 83

Carlitos Pizzaria

Pizza

R. Jorge Chammas, 364

Xin Kee Grill

Japonesa

R. Vergueiro, 3156

Culinária Árabe

Árabe

R. França Pinto, 120

Casa EhMassa! Gastronomia

R. Dr. Álvaro Alvim, 140

Restaurante Recanto do Almirante

Bufê

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 344

Jazz Restô e Burgers

Restaurante

R. Vergueiro, 2080

Flor do Paraíso – Lanchonete e Restaurante

Padaria e Restaurante

R. Domingos de Morais, 26

Pier 1327 Bar e Restaurante

Restaurante

R. Joaquim Távora, 1327

Jota 1078

Restaurante

R. Joaquim Távora, 1078

Restaurante Temperinho

R. Caravelas, 323

Japas food Vila Mariana

Lanchonete

Av. Prof. Noé Azevedo, 1613

Puro Sabor Restaurante

R. Afonso Celso, 961

Bullguer – Vila Mariana

Hambúrguer

R. Loefgren, 1260

Black Sushi

Japonesa

R. Pedro de Toledo, 399

Sukiya Ana Rosa

Fast Food

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 308

A gastronomia tradicional do Japão com pegada de lanchonete servida em cadeia japonesa de comida expressa.

Cozinha da Chácara

Restaurante

R. Vergueiro, 3804

Conselheiro Grill

Brasileira

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 485

Jabuti Chopperia Frutos do Mar

Restaurante

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1315

Restaurante Fung

Chinesa

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 382

Rancho da Empada

Fast Food

R. Sena Madureira, 557

Frutila

R. Vergueiro, 3344

Esquina Madureira – Lanchonete e Restaurante

R. Sena Madureira, 204

Zaatar & Azeite

Árabe

R. Dr. Amâncio de Carvalho, 97

Vila Milagro

Pizza

R. Áurea, 313

Lanchonete & Restaurante Estação Santa Cruz

Lanchonete

R. Ten. Gomes Ribeiro, 198

Zio Vito Pizza e Pasta

Pizza

Av. Lins de Vasconcelos, 2038

Jeronimo Vila Mariana

Restaurante

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 379

Estrela Grill

Restaurante e Lanchonete

R. Domingos de Morais, 372

Restaurante Casa Velha

R. Domingos de Morais, 2157

Mascarino Pizza-Bar

Pizza

R. Francisco Cruz, 597

Puleiro Galeteria & Pizzaria

Restaurante

R. Domingos de Morais, 2147

Rotisserie Rio Grande

Brasileira

R. Rio Grande, 398

Il Sogno Di Anarello

Italiana

Rua Il Sogno Di Anarello, 58

Ballaro Lanchonete

Lanchonete

R. Domingos de Morais, 2843

Villa Dos Sabores

Restaurante

R. Vergueiro, 2309

China in Box Vila Mariana

Chinesa

R. Sena Madureira, 112

Lanchonete Luz da Vila Mariana

Lanchonete

R. Azevedo Macedo, 143

Abudi Halal

Árabe

R. França Pinto, 118

Salad Days

Hambúrguer

R. Gaspar Lourenço, 149

Restaurante Fortaleza Mineira

Restaurante Mineiro

R. Vergueiro, 3031

Jaber

Oriental

R. Domingos de Morais, 86

Que Tal Bar – Quintal Aberto na Vila Mariana

R. Vergueiro, 3393 

Porquê Restaurante

R. Santa Cruz, 237

Cantina Scorzza 

Italiana

R. Cap. Macedo, 162

Shawarma Aladdin Vila Mariana

Árabe

R. Humberto I, 1030

Lanchonete Santa Fé 

R. Pedro de Toledo, 267

Gama Bar

R. Dona Júlia, 131

A Favorita da Vila

Lanchonete

R. Morgado de Mateus, n195

Lanchonete Caldas do Jorro

Brasileira

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 881

Restaurante Casa do Sabor

R. Vergueiro, 3325

Koji Sushi

Japonesa

Av. Dr. Altino Arantes, 302

Restaurante Nassar Killo Grill

R. Domingos de Morais, 238 – Loja 01

Canuck’s Poutinerie

Canadense

R. Tangará, 145

Restaurante São Paulo Express

Restaurante

R. Humberto I, 1070

Bares

Barxaréu

R. Joaquim Távora, 1150

Fortunato Bar

R. Joaquim Távora, 1356

Veloso Bar

R. Conceição Veloso, 54

Bar Genuíno

R. Joaquim Távora, 1217

Quintal do Espeto Vila Mariana

R. Joaquim Távora, 1195

Confraria Vila Mariana

R. Luís Góis, 985

Bar Villa

R. Joaquim Távora, 1322

Barbirô

R. Vergueiro, 2040

Paróquia Bar o Santto Chopp

R. Joaquim Távora, 1139

Gorila Beer House Vila Mariana

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1153

Bar Providência

R. Dr. Amâncio de Carvalho, 262

Bar do Urso (Cervejaria Colorado)

R. Joaquim Távora, 1141

VAR

R. Caravelas, 177

Sacra Rolha Champanharia & Wine Bar • Eventos

Bar de vinhos

R. Rio Grande, 304

Bar e Lanches O Batidão

R. Domingos de Morais, 1527

Kina Da Vila

R. Sena Madureira, 482

Bar da Santa

R.  Loefgren, 1397

Bar dos Amigos

Av. Onze de Junho, 444

Paralelo 12:27

R. Joaquim Távora, 1227

Bar Das Tias

R. Joaquim Távora, 900

SC California Beer Bar

R. Três de Maio, 215

Breja In Box

R. Cel. Lisboa, 87

Bar Vermelho

R. Dr. Álvaro Alvim, 22

Bar e Lanches JLV

Av. Lacerda Franco, 1901

Fernando’s Bar

R. Domingos de Morais, 784

Karaokê Bar 5th Avenue

R. Cubatão, 405

Cão Véio Vila Mariana

R. Dr. Amâncio de Carvalho, 303

Bar do Grettes

R. Padre Machado, 393

Bar e Lanches Cinturão

R. Domingos de Morais, 1432

Buteco da Villa

Av. Lins de Vasconcelos, 2455

We Bar

R. Alice de Castro, 58

Bar Lanches Areco

R. Dr. Amâncio de Carvalho, 235

Bela Vista

R. Dr. Diogo de Faria, 1277

Vista Balcão

Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – 8o andar

Cri’s Bar

R. Apeninos, 1005

Zino Adega e Restaurante

R. Joaquim Távora, 1317

Bebidas

Empório Adega da Villa

Shopping VM Vila Mariana

R. Pelotas, Corredor Norte-Sul, 83 – Loja 50

(11) 5576-9416

“Adega de bairro com estrutura de shopping.”

Adega do Louro

R. Rio Grande, 729 

(11) 5575-1127

Grand Cru Empório VM

R. Pelotas, 299

(11) 98918-2621

“Uma adega completa com inúmeros rótulos de vinhos de tudo o mundo.”

Adega Nova Itaipú

R. Guaraú, 100 

(11) 2276-9052

Vinho & Ponto Vila Clementino

R. Loefgren, 934 

(11) 5083-6028

Adega Mirandópolis

Bar

R. Luís Góis, 882

Emporio Adega Tangara

R. Tangará, 187

(11) 95419-6730

Breja Express Delivery

R. Ouvidor Peleja, 317

(11) 96662-3892

Empório do Paraíso

R. Domingos de Morais, 126

(11) 5573-2005

Adega Taberna do Vinho

R. Luís Góis, 882

Klabin Bebidas

R. Maj. Newton de Feliciano, 99

(11) 98828-9133

Empório Santa Joana

R. Heitor Peixoto, 501

(11) 3045-9045

Click no Vinho

R. Pelotas

(11) 97555-3099

Saidera Brasil

R. Loefgren, 1338

(11) 4119-8988

Adega 665 da Luis Gois

R. Luís Góis, 665

(11) 98792-7391

Porto Empório e Adega

R. Coronel Oscar Porto, 1245

(11) 2539-4822

Caves à Vin Adegas de Vinho

R. São Paulino, 110 

(11) 96399-8076

morar na Vila Mariana

Empórios

Empório Grão Benedito

R. Domingos de Morais, 1352,

Pistache e Nuts

R. Pelotas, 83, Entrada – Corredor C – Loja 153, Vila Mariana, São Paulo

 Mundo Verde

Suplementos (Essential, Vitafor e Outros), Ômega 3, Grãos e Cereais, Castanhas Mix, Linha Diet, sem Glúten , sem Lactose, Detox

R. Pelotas, 83, Corredor J – Lj 278

 

morar na Vila Mariana


 

 

Deixe uma resposta