apartamento na Vila Mariana

Apartamento na Vila Mariana: o que avaliar?

Quem procura apartamento na Vila Mariana tem uma variedade gigantesca de opções. Apartamentos gigantescos ou pequenos, prédios muito altos ou mais baixos, vagas de garagem ou não, próximo às ruas mais agitadas ou nas porções mais calmas do bairro. As opções são inúmeras e a Guaíra possui todas elas. Abaixo, elencamos uma série de informações para ajudar a escolher um apartamento na Vila Mariana de acordo com as preferências e necessidades de cada um.

Altura e direção

A altura e a direção da vista do apartamento é um aspecto que influencia bastante na escolha. O Sol, a vista, a privacidade e o silêncio são os aspectos mais valorizados por quem prefere os apartamentos mais altos.

O horizonte de São Paulo é deslumbrante, e a Vila Mariana tem uma vista privilegiada para qualquer lado que se olhe. Porém, os apartamentos que recebem maior incidência do nascer do sol (leste) são mais caros que os que estão com a vista ao poente (oeste). Trata-se de uma preferência da maioria, e não algo que seja regra. O sol paralelo nos horários de meio de manhã e de tarde podem influenciar também o uso de energia elétrica (por conta do ar condicionado) ou se as janelas ficarão mais abertas. Vai do gosto e do tempo em que se passa em casa.

Outra vista que é valorizada é a que vizinhos têm do apartamento. Apartamentos mais altos têm maior privacidade, as janelas podem ficar abertas sem atrair olhares curiosos, independentemente do lado. Porém, isso depende da localização dos outros edifícios (ou torres do mesmo condomínio).

Além disso, os apartamentos mais altos possuem um outro tipo de privacidade: a distância de áreas comuns, de lazer, garagens e ruas. O silêncio é maior quanto mais alto estiver. A localização do edifício pode influenciar no quanto isso é importante dependendo do movimento da rua.

Os apartamentos mais baixo, por isso, têm menor procura e por isso são mais baratos. Porém, esta não é a única vantagem. Da mesma forma que pode ser um incômodo, as alturas mais altas podem ser uma preocupação para famílias com crianças, pela vista que se tem das áreas comuns, por exemplo. Outro aspecto que é vantajoso em apartamentos mais baixos é que venta menos, e com isso a poeira é menor. E também, para quem se incomoda, a incidência do Sol é menor. São opções que podem ser pesadas na hora de escolher onde comprar.

Localização

Uma informação que pouca gente sabe (mas que muitos deveriam saber) é que desde 2015 na cidade de São Paulo apenas nas imediações das estações do Metrô é possível construir prédios mais altos do que 8 andares. Porém, justamente por isso não são permitidas muitas vagas de garagem, para incentivar o uso do transporte público. Estas limitações acabaram criando, inclusive, alguns problemas, como a pressão imobiliária sobre casas antigas que acabam sendo demolidas para a construção de mais prédios.

Por isso, as adjacências das cinco  estações de Metrô do bairro (Vila Mariana, Ana Rosa, Santa Cruz, Chácara Klabin e Hospital São Paulo) são ideais para quem dispensa o uso constante de carro (ou não) tem, e prefere o transporte público. Não só pela proximidade, mas porque vai ter apenas uma vaga de garagem (se não quiser alugar outra ou deixar o veículo num estacionamento). Por outro lado, estes locais têm maior fluxo de ônibus e pessoas, e o barulho pode ser maior. O mesmo se aplica às ruas próximas à Joaquim Távora, por exemplo, com sua agitada vida noturna. Neste caso, se o silêncio é um fator importante, um prédio mais para o interior ou nos bairros adjacentes passa a ser mais interessante.

Valorização

Este é um item que para um apartamento na Vila Mariana nem é preciso pensar muito.  O investimento é certeiro. O bairro tem tudo para todos os gostos, está numa das melhores localizações do país, tem o IDH da Noruega e trata-se de um dos mais procurados lugares para se morar em São Paulo.

Filhos, lazer, saúde

Existem prédios equipados com quadras, academias, piscina, salão de festas e áreas de lazer comuns. Alguns condomínios oferecem até a possibilidade de comércio e serviços internamente, mesmo que a Vila Mariana seja um bairro que ofereça praticamente qualquer coisa que se pensar.

Para quem tem filhos, é bom analisar se os prédios possuem playground, espaço de convivência, espaços para práticas esportiva. Isso pode atrair ou afastar, caso a pessoa não tenha e não pretenda ter filhos nem algazarra de criança por perto.

Não é preciso andar muito no bairro para chegar a um estabelecimento educacional, da creche à universidade. Mesmo assim, é sempre bom dar uma olhada nos caminhos e na proximidade que as escolas de sua preferência estejam.

O mesmo vale para equipamentos de saúde, tanto públicos como privados. O bairro possui dezenas de hospitais e centenas de clínicas. Isso pode significar, por um lado, facilidade para os serviços. Por outro, ambulâncias e trânsito intenso podem ser pontos para se pensar quando escolher a localização de seu apartamento na Vila Mariana.

Pets

Quem tem pet tem de verificar muito bem antes de escolher o seu apartamento se os animais de estimação são aceitos pelo condomínio, se os vizinhos não criam caso, se eles podem passear pelas áreas comuns, em que elevador eles podem ser transportados. Em caso de desacordo com as regras, é possível até a incidência de multas. Por isso, não deixe de consultar quando estiver procurando u  apartamento na Vila Mariana.

Guaíra

A Guaíra tem apartamentos na Vila Mariana para todos os gostos, e para qualquer negócio. Se você quer comprar ou alugar, nossos corretores vão saber identificar a unidade ideal para seu gosto e seu bolso. E, por isso, se você possui um imóvel no bairro e quer vender ou alugar, já sabe qual imobiliária procurar. Os corretores da Guaíra estão prontos para melhor atender qualquer cliente.

Deixe uma resposta