moema

Buscando apartamento em Moema? Saiba como é viver no bairro com melhor IDH da Capital

Buscando apartamento em Moema? Saiba como é viver no bairro com melhor IDH da Capital

Se você procura um apartamento em Moema, a Guaíra tem as melhores opções para quem quer viver no bairro com melhor IDH de São Paulo, com uma história rica e que se tornou referência para a Capital. Quem vê suas residências e prédios de alto padrão e suas ruas arborizadas talvez nem imagine que o bairro nasceu em um local histórico de São Paulo, ligado a um de seus maiores personagens, Borba Gato, seu nome tem vários significados e até um certo tempo atrás nem mesmo era um bairro oficialmente. De uma possível traição familiar até se tornar o bairro paulistano com maior IDH foram séculos de desenvolvimento e iniciativas. Vamos contar como nasceu e cresceu esse bairro que se tornou o que São Paulo inteiro desejaria ou deveria ser.

Traição de Borba Gato

Moema nasceu numa área que era conhecida como Sítio da Traição. Esse nome – digamos – feio, todo paulistano associa à Usina que inverte as águas do Rio Pinheiros em direção à Represa Billings. O Córrego da Traição foi canalizado e hoje corre embaixo da Avenida dos Bandeirantes, desaguando onde fica a usina homônima. Esta alcunha refere-se a uma suposta emboscada que o bandeirante Manuel de Borba Gato teria sido vítima de um de seus filhos adotivos. O local ficou então conhecido como Sítio da Traição e o córrego foi no embalo. O Sítio tinha 442 hectares e ficava entre os Córregos Uberaba e da Traição, abrigando toda a área que hoje é Moema, Indianópolis e Planalto Paulista, entre outros, assim como partes da Vila Mariana,  Jabaquara e Campo Limpo. A área pertencia no século XIX a Joaquim Pedro Celestino. Existiam na região diversas chácaras ocupadas por famílias europeias (entre elas a Klabin, como contamos na história da Vila Mariana). O bairro era cortado pelo trem e pelo bonde.

Fernando Arens Junior

Em 1913 o engenheiro e empreendedor Frederico Guilherme Fernando Árens, conhecido também como Fernando Arens Junior em Nova comprou o terreno. Nascido em Nova Friburgo (RJ), filho de imigrantes alemães, Arens estudou na Escola Politécnica  e foi o inventor nesta mesma época da máquina de fundição de tubos metálicos por centrifugação.

O primeiro bairro nascido do Sítio da Traição não foi Moema, e sim Indianópolis, do qual se “desvencilhou” conforme foi se desenvolvendo. Arens criou a Companhia Territorial Paulista, para dar cabo ao seu empreendimento imobiliário. Para servir o novo bairro abriu uma avenida no espigão do Morro Uberaba com o nome da própria filha, Aracy (hoje Avenida Indianópolis).

A área era cortada primeiramente pela ferrovia que ligava a Santo Amaro. No fim do século XIX os bondes começaram a fazer o trajeto, e uma das estações ficava no Largo de Moema, para onde o loteamento original de Indianópolis avançava. Um dos primeiros moradores e impulsionadores do bairro foi Raul Loureiro, que pediu e conseguiu junto a Arens a doação das áreas que hoje são a igreja de Nossa Senhora Aparecida e a praça que formam o Largo de Moema, na Avenida Ibirapuera, entre a Juriti e a Divino Salvador. Inclusive, remetendo ao simbolismo da antiga estação do bonde, hoje no local se encontra a estação Moema do Metrô (linha Lilás).

Até a década de 60 várias indústrias estavam instaladas nas imediações do bairro. O bairro então operário contava com muitos imigrantes europeus que vinham morar em Moema e trabalhar nessas fábricas. A partir da década de 70, por ser uma área de plano baixo, o bairro começou a receber os seus primeiros edifícios. A em 1976, com a inauguração do Shopping Ibirapuera, o bairro passou a receber cada vez mais empreendimentos imobiliários. As indústrias foram dando lugar a amplos condomínios, criando um ciclo de valorização que não parou.

Oficialmente Indianópolis passou a ter status de bairro em 1954, e apenas em 1987 Moema passou a ser oficialmente considerado um bairro separado, quando o prefeito Jânio Quadros o separou oficialmente após um abaixo-assinado dos moradores.

Origem do nome

Moema é a heroína do poema arcadista Caramuru. Poema Épico do Descobrimento da Bahia escrito pelo Frei Santa Rira Durão, em 1781, que relata a história de Diogo Álvares Correia, um náufrago português que conviveu com os Tupinambás. Moema se lançou ao mar para alcançar a nau do homem que amava, ainda que ele levasse consigo a sua esposa (e irmã de Moema) Paraguaçu. Se a estação se chamava Moema devido ao poema, não se sabe. A região era habitada pelas tribos originais de São Paulo e o nome pode vir desde tempos imemoriais. A palavra tem três significados possíveis em tupi: mentira (ou falsidade, derramar e aurora. Por mais que se pesquise, é muito difícil precisar o porque e com qual significado a região ficou conhecida. Seria moema um sinônimo de traição, e a origem do nome um resquício do nheengatu?

Dos pássaros ou dos índios?

Outra característica do bairro é que os moradores ou frequentadores acabam o subdividindo em duas porções. Devido ao nome das ruas, a “Moema dos Pássaros” mais próxima ao Parque Ibirapuera, e tem as ruas com o nome de Canário, Jacutinga, Gaivota, Pavão, Pintassilgo. Já a parte mais ao Sul, nas proximidades do Aeroporto de Congonhas e do Shopping Ibirapuera tem nome indígenas como Carinás, Chanés, Imarés, Jurucê, Anapurus…

Mobilidade

A localização de Moema é privilegiada e o acesso é fácil a qualquer lugar de São Paulo. O bairro é cercado e cruzado pelas Avenidas 23 de Maio/Rubem Berta (corredor Norte-Sul), dos Bandeirantes, Brigadeiro Faria Lima, Ibirapuera, Indianópolis, Santo Amaro e República do Líbano, entre outras, dando acesso a qualquer região da cidade com celeridade. As ciclovias nas ruas e avenidas do bairro facilitam a locomoção para quem prefere este modal, inclusive sendo servido de diversos bicicletários e estações de aluguel de patinetes.

O bairro é servido pela linha lilás do Metrô. São duas estações, Moema e Eucaliptos, que ficam na Avenida Ibirapuera (sem contar a estação AACD-Servidor, que também tem fácil acesso ao bairro). Além disso, dezenas de linhas de ônibus passam pelo bairro, ligando a qualquer estação do metrô ou do trem com rapidez, além de outros bairros.

Esportes e Lazer

Moema fica às margens do Parque do Ibirapuera, que dispensa apresentações e só isso bastaria para deixar o bairro com uma estrutura excelente de lazer. Tem mais. O Parque das Bicicletas mantido pela Prefeitura, tem 20 mil m² com diversas opções de lazer para a família, como área para piquenique, quiosque, ciclovias, área de patins, skates, patinete e para aqueles que curtem uma academia ao ar livre, existem ainda duas pistas asfaltadas, de três mil metros de extensão, que passam por uma área verde arborizada com palmeiras, ipês e pitangueiras.

Para quem tem animais de estimação, uma excelente opção é, na Avenida Santo Amaro, o ParCão Eucaliptos, na Praça Werther Maynard Krause. A praça recebe os cuidados dos moradores e empresas da região, e é uma área arborizada onde a cachorrada pode correr solta. Uma excelente opção para quem tem dog e quer morar em Moema.

Feira de Arte

A Tradicional Feira Permanente Arte e Cultura de Moema existe desdce 1991, com artesanatos, bijuterias, artes plásticas e comidas de rua. Todas as quartas, sextas e domingos é instalada na Praça da Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Rua Normandia

Pouco menos de 100 metros entre as Avenidas dos Eucaliptos e Cotovia, mas uma das maiores atrações do bairro. Por iniciativa dos estabelecimentos (principalmente de decoração) instalados na rua, a rua Normandia recebe uma decoração especial de Natal que atrai milhares de pessoas, com direito até a neve artificial.

Apartamentos em Moema

São cerca de 800 condomínios residenciais para se morar em Moema, um bairro preponderantemente vertical. São aproximadamente 40 mil apartamentos, muitos disponíveis para alugar ou vender. O bairro é segundo o CRECI Zona A e tem uma das áreas mais valorizadas da Capital paulista. A Guaíra tem as melhores opções de apartamentos em Moema e imediações prontas para alugar e vender.

Bares em Moema

Bar do Juarez

O bar que hoje possui 5 unidades na Capital teve início em Moema. O proprietário, Juarez Alves chegou aos 12 anos da Bahia e foi balconista, chapeiro e garçom de vários estabelecimentos até inaugurar junto com o irmão um restaurante de comida alemã. Em 1999 o estabelecimento foi vendido e Juarez então criou um bar com seu nome, que posteriormente foi dando origem às outras quatro unidades na Capital.

Av. Jurema, 324
Fone (11) 5052-4449
Todos os dias, das 11h à 1h.

Bar Original

Ambiente tradicional com cervejas tradicionais e artesanais, caipirinhas e outros destilados. O Original já recebeu por 8 vezes o título de melhor chope da cidade. Além disso, o cardápio para comer é bem amplo, com pratos bem servidos, porções e aperitivos.

R. Graúna, 137
(11) 2299-5336

Bar do Alemão

O alemão Adolf Steiner em 1902 abriu junto com seu filho Max uma padaria na cidade de Itu, a Padaria e Confeitaria Alemã. Depois do expediente juntava seus compatriotas para beber cerveja e stainheager, bebidas da terra natal. Para acompanhar a bebibda, Max preparava o Bife do Steiner, frito na manteiga, com cebola e molho de tomate. Após quase um século, os descendentes levaram o já Bar do Alemão para Campinas, Sorocaba e São Paulo,. se instalando em Moema e também no Itaim.

Av. Juriti, 651
(11) 5052-8333
Terça a Sábado, das 12h às 23, domingo 12h às 21h

Armazém Paulista

Um antigo armazém paulistano que manteve o ambiente rústico dos estabelecimentos tradicionais da capital, com mobiliário de madeira. Com um salão e uma varanda aberta, o bar oferece comida brasileira, porções e lanches, além de cerveja gelada e muitos drinks.

Alameda Jauaperi, 570
(11) 5052-3106
Terça a quinta 17h à 0h, sexta até à 0h30, sábados 12h às 0h30 e domingo das 16h às 0h30

Bar do Giba

Muitos estabelecimentos adotam um ar de simplicidade apenas para parecerem assim, mas não é o caso do Bar do Giba, que é autenticamente um botequim. Não há cardápio, os preços tanto das bebidas como das porções são ditados pelos garçons. Não há chope, também, cervejas apenas em garrafas, além de caipirinhas e outros destilados. Além de pratos típicos brasileiros o Bar do Giba oferece como especialidades da casa bolinho de feijoada e de também de bacalhau.

Av. Moaci, 574
(11) 55359220
Terça a sexta das 17h às 23, sábado das 13 às 22h e domingo das 12 às 19h

Restaurantes em Moema

Pizzarias e Cantinas italianas

Trattoria Toscano (Italiana)
Avenida Moema, 608

Pizzaria Nacional
Rua Canário, 480

Dona Firmina Pizzaria
Alameda dos Anapurus, 1491

Pizzaria Camelo
Avenida Aratãs, 794

La Gloria Pizza Bar
Avenida Macuco, 685

Casale Di Pizza
Al. dos Tupiniquins, 567

Aguzzo Trattoria
Alameda dos Maracatins, 495

La Grassa
Avenida Juriti, 32

Grand Cru (Italiana)
Alameda dos Nhambiquaras, 614

Sala Vip Pizza Bar
Alameda dos Aicás, 40

La Nonna di Lucca
Rua Gaivota, 689

Dell’Arte Ristorante
Rua Jamaris, 100

La Pasta Gialla
Alameda dos Arapanés 1004

Fior Di Grano Pizzeria
Avenida Rouxinol, 621E

Operetta Pizzaria
Av. Jurucê, 835

1900 Pizzeria
Alameda dos Nhambiquaras, 573

La Madonnina Ravioli
Avenida Hélio Pelegrino, 204

Cantina Bellosguardo
Alameda dos Arapanés, 1344

Japonesa

Zeni Sushi (Japonesa)
Av. Lavandisca,648

Hitô
Rua Inhambú, 720

Chôwa Sushi (Japonesa)
Avenida Irai, 161

Kanji Sushi (Japonesa)
Rua Canário, 683

Koi Restaurante
Avenida Sabiá, 482

Toro Sushi
Alameda dos Anapurus, 1430

Sushi Kinka
Alameda Jauaperi, 1437

Gattai Sushi
Rua Graúna, 65

Nokyoski
Alameda dos Jurupis, 1277

Koban
Avenida dos Arapanés, 397

Huto
Avenida Jandira, 677

Matsuya Restaurante Japonês
Av. dos Imares, 457

Alemã/Suiça

Hannover (Suíça)
Avenida Cotovia, 445

Joan Sehn
Av. Lavandisca, 477

Bar do Alemão
Av. Juriti, 651

Brasileira

Restaurante Dona Lucinha
Avenida Chibarás, 399

Fogo de Chão
Avenida Moreira Guimarães, 964

Magic Chicken
Alameda dos Nhambiquaras, 1360

Armazén Paulista
Alameda Jauaperi, 570

Mostarda com Mel
Avenida Moema, 324

Quintal do Espeto
Av. Pavão, 872

Jambu Gastrobar
Rua Graúna, 87

Portuguesa

Gajos Bar e Restaurante
Alameda dos Arapanés, 1307

Chiado Restaurante
Avenida Juruce, 776

Peixes e frutos do Mar

Tomates & Bananas
Alameda dos Nhambiquaras, 1657

Badejo
Alameda dos Jurupis, 813

Hamburguer

Hamburgueria Tradi
R. Diogo Jacome, 391

Hamburgueria Nacional
Avenida Ibirapuera, 2835

Cia 66 Hamburgueria
Rua Canário, 1346

Argentina

Ladrillo Parrilla Argentina
Avenida Pavão, 454

Empório San Martin
Alameda dos Anapurus, 1705

La Ventana Parrilla Argentina
Rua Tuim, 61

La Cabaña Parrilla
Av. Moema, 218

Alianza Portenha
Avenida Moema, 594

Outros

Miss Saigon (Vietnamita)
Alameda dos Jurupis, 1374

Le Jady’s
Avenida Lavandisca, 365

Samudra
Alameda dos Nhambiquaras, 1670

Café Journal
Alameda Dos Anapurus, 1121

Sí Señor (Mexicana, Tex-Mex)
Alameda Jauaperi, 626

Via Café
Avenida Jacutinga, 365

Véu de Seda (Árabe)
Av. Cotovia, 749

Cantina do Marinheiro
Rua Tuim, 971

Outback Steakhouse
Avenida Moaci, 187

Deixe uma resposta