Cinemateca Brasileira: símbolo da Vila Mariana de volta

Fachada da cinemateca brasileira na Vila Mariana

Os últimos anos não foram nada bondosos para um dos maiores patrimônios históricos de São Paulo e do Brasil. Mas, depois de um ano fechada para o público, a reabertura da Cinemateca Brasileira vai ocorrer em maio de 2022. Marco histórico da Vila Mariana, o prédio passou por diversos usos e sobrevive como um símbolo da história da região.

Reabertura da Cinemateca Brasileira: breve histórico

Existindo há mais de 80 anos, a Cinemateca é um dos maiores patrimônios culturais do país. Afinal, ela é responsável por preservar e armazenar toda a história de produção audiovisual do Brasil. Possuindo mais de 250 mil rolos, além dos milhares documentos relacionados a história cinematográfica.

Porém, principalmente por descaso do poder público e da antiga gestão, a Cinemateca esteve próxima de conhecer um aterrador fim. Entenda tudo o que aconteceu nesse período:

2016 – Incêndio de grandes proporções:

No começo de fevereiro – dia 3 – um dos galpões foi tomado por um incêndio grave. Foram perdidos mais de 500 obras originais, entretanto, quase todas tinham cópias em tecnologias modernas.

2020 – Enchente

Também em fevereiro, uma chuva forte e intensa fez com que outro galpão ficasse completamente alagado.

O mais curioso é que nesse mesmo galpão, ocorreu um incêndio no dia 29 de março desse ano, onde foram perdidos materiais de exibição, mas dessa vez não as obras originais.

2020 – Ação por abandono

Em julho de 2020, o Ministério Público Federal entrou com uma ação alegando abandono da Cinemateca pela União. Nesse processo, foi indexado evidências de inúmeros problemas graves, como: risco de incêndio, falta de segurança, atrasos em contas de consumo e no pagamento de funcionários, entre outros.

Troca de gestão na Cinemateca Brasileira

Depois de anos desastrosos de má-gestão, que fizeram o patrimônio ser fechado ao público, a empresa que possuía a licitação, teve o contrato finalizado em 2019.

Depois disso, não houve novas licitações, mas a Sociedade Amigos da Cinemateca assumiu a gestão do patrimônio. Depois de reformas e melhorias, a reabertura da Cinemateca Brasileira finalmente vai acontecer.

A abertura para o público ocorrerá no dia 13/05, após mais de um ano e meio fechado. A sala principal de cinema – com capacidade para 210 pessoas – exibirá filmes de quinta a domingo.

Para saber mais sobre tudo o que acontece na Vila Mariana, continue acompanhando nossos conteúdos sobre os bairros atendidos pela Guaíra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.