Planeta Inseto reabre na Vila Mariana

colmeia acrílica de insetos do Planeta Inseto

A Vila Mariana é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, repleto de atividades para lazer e diversão. Recentemente, teve mais uma atração para atrair visitantes para o local: o famoso Museu do Instituto Biológico – Planeta Inseto – reabriu ao público.

Nele, existem atrações com animais vivos – como jardim de insetos, formigueiros e cupinzeiros, assim como corrida de baratas. 

Essa exposição tem a importante missão de apresentar a história, evolução e papel desses animais invertebrados para o ecossistema. As crianças são estimuladas a interagir com os animais e aprender mais sobre essa biodiversidade.

O espaço passou por uma reforma expressiva, contando agora com recursos para garantir a acessibilidade, como:

  • Mais conteúdo textual;
  • Áudio Guia;
  • Mapa Tátil;
  • Mockup de insetos e outras facilidades para atender crianças com necessidades especiais.

Além disso, a estrutura do prédio, localizado na Vila Mariana, também foi repensado para deixá-lo mais acessível, colocando plataformas, corrimãos metálicos e placas em braille para sinalizar.

O espaço e atrações principais

Dividido em sete salas, desde a entrada já existem informativos com a história do Instituto Biológico, além de ilustrações com os insetos da amostra. Nas salas das amostras, os visitantes são surpreendidos pela apresentação dos animais.

Ao todo, o espaço conta com quase 1 milhão de espécies de insetos conhecidos de todo o mundo, ensinando sobre a importância dessa família para o equilíbrio ambiental.

O Jardim dos Insetos é a atração principal, sendo o que mais facilita a integração entre o público e os insetos. Ele é altamente interativo, tendo botões que imitam o som dos animais, fora outros diferenciais. 

Além disso, os alunos podem escolher e torcer para a barata favorita durante a corrida das baratas. Outros itens são destaques na atração, como a colmeia com uma câmera em seu interior, que grava a vida e organização das abelhas. 

Localização na Vila Mariana:

O Planeta Inseto é uma iniciativa do Instituto Biológico e se tornou uma atração permanente na cidade. Abaixo, algumas informações úteis:

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 09h as 16h;A entrada é gratuita e você pode adquirir mais informações através do telefone (11) 2613-9500 ou e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br.

Tem vontade de conhecer melhor a Vila Mariana ou de morar nos arredores? A Guaíra tem as melhores oportunidades de imóveis na região. Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.